Já foi comprovado que profissionais que são valorizados e trabalham em um ambiente agradável são muito mais produtivos do que aqueles que fazem parte de empresas que não possuem essa preocupação. Além do salário, é importante que os empregadores pensem em estratégias para promover a satisfação de seus colaboradores, o que pode envolver atitudes simples, mas que fazem toda a diferença.

O que você faz para que as pessoas que fazem parte da sua equipe se sintam satisfeitas? Reflita sobre isso enquanto faz a leitura deste artigo.

A importância da satisfação do colaborador dentro de uma empresa

O sonho de todo empregador é ter colaboradores que vestem a camisa e dão o seu melhor para, juntos, alcançarem os objetivos da empresa. Porém, para que isso aconteça, é preciso adotar algumas medidas, afinal de contas, essa paixão não acontece do dia para a noite. Um indivíduo apenas se sente verdadeiramente parte de uma organização quando ele é acolhido e vê que o seu trabalho é valorizado, esse sentimento de pertencer é altamente poderoso e motiva os profissionais a alcançarem o próximo nível.

Quando existe essa preocupação com a satisfação da equipe, as pessoas não cumprem suas funções por medo do chefe ou de serem demitidas, e sim porque realmente desejam contribuir para o sucesso da companhia. Agora, imagine um local cheio de gente engajada e trabalhando com afinco, formando um ambiente agradável, colaborativo e de muita energia. O resultado disso não será menos do que motivação, crescimento e muito sucesso!

Pessoas felizes produzem mais e melhor, isso é um fato e as empresas que não se dão conta podem acabar sendo deixadas para trás.

Vantagens de investir na satisfação dos colaboradores

Considerar a satisfação dos colaboradores como uma das prioridades da organização pode trazer vantagens muito interessantes, veja.

  • Redução da rotatividade de funcionários, o que é muito importante, já que os processos de seleção têm custos elevados;
  • Diminuição do absenteísmo;
  • Retenção de talentos;
  • Melhora no atendimento ao cliente;
  • Mais qualidade na produção;
  • Relacionamento positivo entre líderes e colaboradores.

Esses benefícios acabam levando a outros, como: aumento das vendas, redução de desperdícios, construção de uma reputação positiva da empresa perante o mercado e a sociedade, entre outros.

7 Formas de investir na satisfação dos colaboradores

Existem várias formas de fazer com que os colaboradores se sintam realmente parte da sua empresa e tenham consciência sobre a importância do papel de cada um para o sucesso da mesma. Veja, a seguir, sugestões de medidas altamente eficazes para conseguir isso.

1 – Construir uma cultura de valorização do colaborador

A cultura da empresa determina como as pessoas irão se comportar dentro dela. Nesse sentido, se deseja realmente valorizar os colaboradores, é preciso que isso seja ensinado pelos líderes e gestores através do exemplo. O respeito e a consideração podem ser demonstrado por meio da forma de se comunicar e do cumprimento da política interna da companhia por todos, sem distinção. Assim, todos irão aprender naturalmente que aquele é um ambiente positivo.

2 – Oferecer benefícios considerando as reais necessidades dos funcionários

Oferecer benefícios é uma maneira interessante de agregar ao salário dos colaboradores. Porém, antes de definir quais serão eles, é essencial que faça uma pesquisa para saber o tipo de benefício que eles realmente querem e precisam. É claro que existem alguns que são bons de modo universal, como plano de saúde e odontológico, por exemplo. Mas, em se tratando de outros tipos, é importante ouvir a opinião daqueles que serão beneficiados.

3 – Pagar salários competitivos

Adotar medidas para manter os funcionários satisfeitos é muito bom, contudo, ainda assim é preciso manter atenção em relação aos salários oferecidos, porque esse é um ponto de grande peso na hora de um profissional decidir se vai permanecer em uma empresa ou buscar novas oportunidades. Nesse caso, faça uma pesquisa de mercado na sua cidade para saber qual é a faixa de remuneração e, então, chegue aos números ideais considerando também a realidade do seu negócio.

4 – Ouvir os colaboradores

O modelo de gestão autoritário, em que a comunicação é feita apenas em um sentido, de cima para baixo, já se mostrou ultrapassado. Atualmente, as companhias de maior sucesso são aquelas que dão espaço para que seus funcionários se expressem, tanto em relação à satisfação quanto para sugerir soluções. Manter o diálogo aberto é fundamental para construir um ambiente positivo e voltado para o desenvolvimento.

5 – Fortalecer o relacionamento entre todos

Quanto mais amistoso for o clima da organização, mais à vontade os colaboradores irão se sentir e, consequentemente, melhor irão produzir. Caso algum desentendimento aconteça, o que é natural já que estamos falando de pessoas diferentes e com personalidades diferentes, é necessário que se busque resolvê-lo da melhor maneira possível. O bom relacionamento entre todos deve ser mais um ponto a ser desenvolvido através da cultura da empresa.

6 – Oferecer oportunidades de crescimento

Saber que tem a oportunidade de ser promovido e assumir um cargo mais elevado dentro da empresa em que trabalha é algo extremamente motivador para um profissional. Sendo assim, oferecer a possibilidade de promoção é mais um ponto interessante a ser explorado para manter seus colaboradores satisfeitos. Isso pode ser feito através de treinamentos, desenvolvimento de habilidades de liderança, planos de sucessão, entre outras medidas.

7 – Reconhecer o bom desempenho

Por fim, é importante reconhecer o bom desempenho dos profissionais, para que se sintam motivados a continuar evoluindo cada vez mais. Algumas maneiras de fazer isso envolvem tanto os feedbacks positivos quanto o oferecimento de bonificações, que pode ser de participação nos lucros e resultados ao final do ano ou através do alcance de metas. O reconhecimento é uma estratégia poderosa para promover a satisfação, experimente e comprove.

Além de todas as sugestões aqui compartilhadas, é fundamental que a empresa tenha clareza em relação ao que espera dos funcionários, além de oferecer as ferramentas necessárias para que realizem seu trabalho com qualidade. Colocar isso em prática ajuda a promover a satisfação, melhora o envolvimento e faz uma grande diferença na hora de alcançar os objetivos do negócio.

Fontes:

https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/colunistas/empresas/investir-na-qualidade-de-vida-do-funcionario-aumenta-a-produtividade-da-empresa/

https://www.consumidormoderno.com.br/2015/08/03/5-motivos-para-investir-na-satisfacao-dos-funcionarios/

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