Tony Robbins é um homem fantástico, que eu tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, em 2016, durante um incrível treinamento, realizado na Califórnia, intitulado “Desperte seu Poder Interior”. Conhecido mundialmente como palestrante motivacional, escritor, empresário e coach de grandes celebridades, o profissional também é um dos maiores especialistas em Programação Neurolinguística (PNL) da atualidade.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais da história e das diferentes competências deste que é um dos grandes nomes da história do desenvolvimento pessoal e do coaching. Preparado para conhecê-lo? Então, é só continuar a leitura a seguir!

Primeiros anos

Anthony Jay Robbins nasceu em Glendora, Califórnia, em 1960, em uma família da classe trabalhadora. Ainda jovem, se interessou pelas obras de Ralph Waldo Emerson e Dale Carnegie e logo descobriu que tinha talento para falar em público.

Sem ir à faculdade, Robbins conseguiu um emprego de organizador de seminários de Jim Rohn, que também era palestrante motivacional e foi uma das grandes inspirações de Robbins. Nesse universo do desenvolvimento pessoal, conheceu também John Grinder, criador da Programação Neurolinguística (PNL), ainda na década de 1970.

No início dos anos 1980, inspirado pelos seus mentores e confiante no seu próprio poder de oratória, Robbins passou a ministrar os seus próprios seminários, incluindo em seu conteúdo as técnicas da PNL. Aos poucos, ganhou fama e notoriedade com os conhecimentos que compartilhava — não apenas por meio dos seminários e palestras, mas também por mídias diversificadas: artigos, livros, audiobooks, DVDs e aplicativos para smartphones. Assim, ganhou uma legião de fãs e seguidores.

Na atualidade

Hoje em dia, Tony Robbins ministra palestras e treinamentos comportamentais ao redor do planeta e atrai milhares de pessoas anualmente para os seus processos de transformação em todos os níveis. Assim, tanto em seu país quanto em outras nações, acumula mais de 4 milhões de pessoas impactadas nos seus treinamentos presenciais e uma leva de admiradores, tanto do seu trabalho como dos seus livros publicados, todos best-sellers.

PSC Renascimento

Entretanto, para chegar a esse patamar, foi como coach que ele mais atraiu as atenções para a sua carreira. Atendeu nomes importantes, como: o tenista André Agassi, o corredor Roger Black, a ativista ambiental Erin Brockovich, o ex- presidente americano Bill Clinton e atores famosos, como Arnold Schwarzenegger, Anthony Hopkins e Martin Sheen.

Para construir a sua carreira e desenvolver o seu próprio estilo de treinamento, inspirou-se no trabalho de grandes especialistas, a exemplo de: John Grinder e Richard Bandler (criadores da Programação Neurolinguística), além de Napoleon Hill, Jim Rohn e Zig Ziglar. Os conhecimentos desses grandes nomes ajudaram a compor os treinamentos que fizeram de Tony Robbins o sucesso que é hoje.

Um homem de sucesso: empreendedorismo e filantropia

Em seu site, Robbins também se apresenta como empresário. Segundo os seus dados, ele possui uma holding que anualmente fatura mais de 5 bilhões dólares. Já foi apontado pela Accenture como um dos 50 tops intelectuais de negócios do planeta e, por outras organizações importantes, como um dos mais importantes gurus e líderes de negócios — destaque e reconhecimento que atestam ainda mais a qualidade do seu trabalho.

Ainda segundo a sua página na internet, Tony Robbins também atua na filantropia, doando parte da sua fortuna para ajudar a matar a sede dos indianos com água potável. Neste país, milhares de pessoas morrem todos os anos em decorrência do problema da má qualidade da água — em sua maioria, crianças.

Robbins também ajuda a alimentar, em mais de 50 países, mais de 4 milhões de pessoas. O seu interesse em ajudar o próximo não para por ai: ele também lidera projetos em cadeias e escolas e, como forma de retribuir as pessoas que o ajudaram no passado, já ajudou a distribuir, nos Estados Unidos, mais de 50 milhões de refeições a quem precisa.

Por tudo isso, podemos perceber que existe um ser humano maravilhoso por trás do homem que está nos palcos e que, pessoalmente ou pelos seus livros ou canais na internet, verdadeiramente contribui para transformar a vida das pessoas. Tony Robbins é uma fonte de conteúdos valiosos e, mais do que isso, um exemplo a ser seguido.

Livros publicados

Tony Robbins também se destaca como autor de livros vendidos em todo o mundo, nas áreas de desenvolvimento pessoal, profissional e financeiro. As suas obras, em ordem cronológica de publicação, são:

  • Poder sem limites (1987);
  • Desperte o gigante interior (1992);
  • Passos de gigante (1994);
  • Mensagens de um amigo (1995);
  • Money: master the game (2014);
  • Inner strength (ainda não publicado).

Tony Robbins: não sou seu guru (documentário da Netflix, de 2016)

Para saber mais sobre este grande nome do mundo do coaching, você também pode assistir à produção Tony Robbins: não sou seu guru e ter um contato maior com o jeito de ser e com o conhecimento do protagonista.

Coach, autor, palestrante, referência mundial em desenvolvimento pessoal: esse é o nada humilde currículo do estadunidense Tony Robbins. Neste documentário, são mostrados os bastidores do seu evento anual Date with Destiny, realizado na Flórida, com mais de 2 mil participantes.

A ideia do documentário é mostrar o dia a dia de Robbins e da sua equipe, bem como muitas histórias de pessoas que, nessa atmosfera de motivação, superaram diversos problemas: familiares, de relacionamento, financeiros, de negócios, entre outros.

O documentário está disponível na Netflix e exibe as nada ortodoxas técnicas de coaching de Robbins. Ao mesmo tempo, mostra como ele é capaz de atrair as pessoas, transformando as suas mentalidades para que elas confiem mais em si mesmas e no seu próprio poder interior. É possível identificar algumas das técnicas motivacionais do palestrante, como os mantras, as dinâmicas, a escuta ativa e a sua indiscutível e inquestionável habilidade retórica.

E você, querida pessoa, gostou de conhecer um pouco mais sobre Tony Robbins? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Imagem: Featureflash Photo Agency.