Muitas pessoas encontram no empreendedorismo a oportunidade de ficarem ricos. Até aí, sem grandes problemas. No entanto, não é interessante e nem proveitoso que essa seja a única coisa que as motiva.

Construir um negócio exige que a pessoa sinta paixão ou, no mínimo, interesse para fazer daquela rotina o seu estilo de vida. É preciso construir uma cultura organizacional, ajudar os funcionários e entender que o desenvolvimento de cada um deles é o desenvolvimento da empresa de forma geral. Contudo, quem se preocupa exclusivamente com os ganhos financeiros dificilmente terá essa consciência.

Dinheiro passa. Valores ficam

É claro que, no mundo em que vivemos, todos nós precisamos de dinheiro para ter alguma qualidade de vida. Carros e roupas têm sua importância, mas não são o que realmente importa.

É preciso fazer das equipes de sua empresa grandes famílias, pautadas por valores que norteiam suas ações. Que tipo de princípio pode surgir de uma organização que é movida exclusivamente pelo lucro? Que mudança positiva ela será capaz de promover na sociedade se não está nem um pouco preocupada com ela?

Muitos empreendedores, ao longo da vida, acumulam montantes que jamais conseguirão gastar, pois são muito superiores ao necessário para viverem. Por que não reinvestir no próprio negócio ou ajudar a quem mais precisa? O empreendedorismo é, antes de tudo, um meio de facilitar a vida das pessoas e fazer do mundo um lugar melhor.

Mudanças positivas

Seja por meio de um produto, de um serviço ou de uma ideia, é possível transformar radicalmente o modo de viver. Quem vai dizer que o transporte por aplicativo não facilitou a vida de todos nós? Ou que os smartphones não revolucionaram a indústria das telecomunicações?

Os donos dessas ideias milionárias não agiram movidos apenas pelo dinheiro que ganhariam, mas pelo valor da própria ideia. Tornar mais fácil a vida das pessoas e construir um legado para a história do mundo – este sim é um objetivo nobre.

Não há valor financeiro capaz de expressar o ganho que foi obtido ao transformar tanto o mundo com esse tipo de ideia empreendedora. Como se diz popularmente: há coisas que o dinheiro não compra.

Ideias que se perpetuam

O objetivo dos grandes empreendedores é fazer com que suas ideias transcendam seu tempo de vida, passando-as para novas gerações. É o caso da Coca-Cola, fundada em 1886, que há muito tempo deixou de ser uma simples bebida para se tornar sinônimo de felicidade, como suas campanhas publicitárias fazem questão de ressaltar.

Assim surgem os grandes impérios, com um objetivo maior do que gerar fortunas, mas transformar vidas. Não basta que eles tenham um grande líder, pois os líderes morrem. O que é preciso é um conjunto de valores que continue existindo durante as lideranças sucessoras, o que só é possível com uma missão bem definida e com uma cultura organizacional forte.

Além da criação de grandes marcas que traduzam esses princípios, é importante que cada funcionário de uma empresa se sinta acolhido por ela. Empresas são essencialmente feitas por pessoas, e também não darão certo se essas pessoas quiserem apenas saber de salário, e não de progredir individualmente, junto com o negócio.

Grandes líderes sabem que seu capital humano é seu principal recurso, e é desenvolvendo esse capital humano que o financeiro vem, como consequência.

Em uma palavra: motivação

Antes de iniciar um empreendimento, olhe para dentro de si. O que te move? O que faria você sentir prazer em trabalhar todos os dias? De que forma você, com seus conhecimentos, pode fazer do mundo um lugar melhor?

Sabendo responder a essas perguntas, você conseguirá enriquecer por meio de um empreendimento. Contudo, se fizer dessa a sua única motivação, seus objetivos nunca serão alcançados. Empreenda por paixão. Lucro é consequência.