As pessoas passam a semana contando os dias e as horas para a sexta-feira. Cansadas, acabam por passar o sábado e o domingo deitadas no sofá assistindo a alguma atração pela televisão. Quando chega a noite de domingo, vem aquela sensação de ansiedade e arrependimento: “Amanhã já é segunda-feira de novo, e eu não fiz nada de bom nesse fim de semana!”.

O cenário acima lhe é familiar? Às vezes, temos a sensação de que o tempo livre que temos é muito curto e passa depressa. Contudo, essa sensação na verdade só existe para quem aproveita mal o seu tempo. Nada contra a televisão, mas há diversas outras atividades produtivas com que você pode ocupar as suas folgas. Ficou curioso? Descubra quais são elas a seguir. Boa leitura!

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

1. Faça as atividades que você está adiando

Sabe aquelas atividades sobre as quais você diz: “quando eu tiver um tempo, eu faço”? Pois bem, a dica é anotá-las porque sempre nos esquecemos delas. Depois, vem aquele arrependimento: “Puxa, fiquei o sábado todo sem fazer nada, deveria ter separado as roupas que eu não uso mais”.

Arrumar o guarda-roupa, fazer reparos domésticos, lavar o carro, fazer aquela faxina dedicada, matricular-se na academia — todas essas atividades são aquelas que sempre adiamos porque alegamos falta de tempo. Portanto, lembre-se delas em seu tempo livre e risque-as da sua lista!

2. Adquira novos conhecimentos

Se você está com algum tempinho sobrando, por que não adquirir um conhecimento? Estude sobre aquele assunto que sempre lhe interessou ou que pode ser útil em algum momento da sua vida.

PSC

Aprenda a falar um novo idioma, a investir melhor o seu dinheiro, a cozinhar, a desenhar, a tocar um instrumento musical, a escrever melhor. Estude sobre mecânica, jardinagem, espiritualidade, yoga, arte, empreendedorismo, enfim, sobre aquele tema que você curte. Estudar não precisa ser uma obrigação. Você também pode aprender por vontade própria! Especialmente com a internet, não faltam cursos a serem feitos ou tutoriais a serem assistidos!

3. Leia por prazer

A leitura nos transporta a universos diferentes da nossa vida. Pode ser uma terra longínqua, um tempo distante ou uma realidade completamente diferente. Ela exercita em cada um de nós a criatividade de imaginar os fatos, a empatia de nos colocarmos no lugar das personagens e a capacidade de aprender a lidar com a vida por meio de histórias com as quais podemos nos identificar.

Além disso, é fato que a leitura nos distrai, nos entretém, melhora o nosso raciocínio lógico, favorece a imaginação, amplia o nosso vocabulário, fortalece os nossos conhecimentos gramaticais e, consequentemente, melhora a nossa comunicação falada e escrita.

4. Faça programas culturais

Quando foi a última vez que você foi a um museu? A uma exposição de arte? A um show de música? Ao teatro? Ao cinema? Ao parque da cidade? Viva intensamente aquilo que a vida nas cidades pode promover. Boa parte desses programas é disponível à população de forma gratuita, ou com preços mais baixos, desde que você saiba pesquisar.

Programas culturais nos permitem adquirir conhecimentos sobre história, geografia, ciências, artes e realidades diferentes da nossa. Isso amplia os nossos horizontes e aumenta o nosso repertório de conhecimentos gerais.

5. Curta a sua família e os seus amigos

Tão importante quanto o que se faz é com quem se faz. O lado bom da vida é ter pessoas bacanas ao nosso lado, com quem podemos compartilhar os bons momentos (e os momentos não tão bons assim também!). Por isso, valorize e aproveite a companhia dos seus familiares e dos seus amigos.

Troque experiências, ouça as ideias dessas pessoas, compartilhe sentimentos. A verdade é que nós não sabemos quanto tempo ainda tempos por aqui, e o mesmo vale para as outras pessoas. Portanto, aproveite a presença de cada uma delas, pois, um dia, elas serão lembranças positivas.

6. Pratique atividades físicas

Essa é mais uma das atividades que as pessoas procrastinam alegando falta de tempo. Se você está de folga, aproveite esse tempinho para praticar alguma atividade física. Os exercícios desse tipo são benéficos à saúde física e à saúde mental, sendo muito recomendados pelos profissionais dessas áreas.

Além disso, são atividades prazerosas. Portanto, escolha aquele exercício de que você mais gosta, como caminhada, corrida, natação, futebol, dança, pilates, musculação etc. Saiba, ainda, que a prática esportiva pode também ser uma excelente oportunidade de socializar e fazer novas amizades.

7. Cuide da sua saúde física e mental

Por falar em bem-estar físico e mental, quando foi a última vez em que você fez um check-up médico? OK, essa talvez não seja a mais legal das dicas, mas é fato que, de tempos em tempos, precisamos fazer alguns exames preventivos, como o exame de sangue. Ter saúde não é apenas não ficar doente, mas viver com qualidade, o que inclui a prevenção.

Além disso, também é importante cuidar da saúde da mente. Conversar com os amigos, ter vida social, desenvolver hobbies, exercitar-se com frequência, meditar, ter momentos de lazer e até mesmo conversar com terapeutas também são atividades que promovem qualidade de vida. Cuide do seu corpo e da sua mente!

8. Planeje e organize a sua rotina

Se você estiver sem nada para fazer, seja em casa ou no trabalho, utilize esse tempo para organizar a sua rotina. Planeje o dia seguinte, por exemplo. Liste os seus afazeres da semana, estabeleça prioridades entre eles e determine em qual horário você fará cada atividade. Isso se chama planejamento.

Se você souber o que deve fazer e em que horário, a sua produtividade aumentará. Por isso, aproveite as folgas para organizar os dias mais corridos. Isso ajuda muito na condução do seu dia a dia. Aproveite também para fazer aquela limpeza nos arquivos do seu celular, na papelada de casa e do trabalho e até mesmo naquela infinidade de arquivos espalhados pela área de trabalho do seu computador. Organize-se quando estiver tranquilo para não haver estresse quando estiver atarefado.

9. Faça atividades voluntárias

Além de cuidar de si mesmo e da sua família, você também pode utilizar o seu tempo livre para fazer uma boa ação. Há diferentes maneiras pelas quais você pode realizar um trabalho voluntário, como: distribuição de comida a moradores de rua, entrega de brinquedos às crianças de comunidades carentes, prestação de serviços gratuitos à população de baixa renda, visitas a hospitais e asilos, resgates de animais de rua, doações financeiras ou de roupas, visitas a orfanatos, entre outros.

Esse tipo de atividade faz bem tanto a quem recebe a boa ação quanto a quem a faz. É um gesto de humanidade e de solidariedade doar o seu tempo a quem estiver necessitado de bens materiais ou de uma simples palavra de carinho.

10. Descanse

Por último, mas não menos importante, saiba que o descanso também é algo de que todos nós precisamos. Ele não é um luxo e, ao contrário do que alguns possam pensar, é fundamental, inclusive para uma vida produtiva.

O repouso e as noites de sono de qualidade são importantes para que o corpo e a mente possam recuperar as energias e recomeçar o período produtivo. Portanto, não queira preencher todo espaço em branco em sua agenda, esquecendo-se do período de repouso. O descanso é uma necessidade à saúde física e à saúde mental. Não se culpe por repousar.

E você, gostou das dicas? Tem mais alguma sugestão que queira acrescentar? Então, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Além disso, compartilhe estas dicas com os seus amigos e familiares, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por Jacob Lund