Quem deseja se aventurar pelo universo da produção de conteúdo no Instagram ou em qualquer outra rede social precisa estar ciente de que essa atividade gera uma exposição ao público. Naturalmente, é muito difícil agradar a todos, talvez impossível. Por isso, o medo de ser julgado é uma pedrinha no sapato de quem está começando nesse caminho.
O medo, contudo, nada mais é do que um mecanismo de defesa da nossa mente, diante de tudo aquilo que ela interpreta como uma possível ameaça à nossa vida e ao nosso bem-estar. Portanto, seja grato por sentir medo, mas entenda que nem sempre ele faz sentido. Há circunstâncias em que ele é mais nocivo do que benéfico, pois pode nos paralisar e nos levar à desistência da luta pela realização dos nossos sonhos.
Criar conteúdo é expor-se à opinião alheia. Portanto, o que temos que fazer é buscar agradar a todos, mas ter a plena consciência de que isso não vai ser possível — e está tudo bem! Ninguém consegue ser unanimidade. O jeito é amenizarmos a nossa sensibilidade às críticas e fazer com que a motivação em transformar as vidas das pessoas por meio do conteúdo supere os nossos medos.
É claro que, especialmente no começo do exercício dessa profissão, é difícil separar as críticas construtivas das críticas destrutivas — sobretudo porque esse último tipo é o mais frequente. Contudo, a prática leva à perfeição. Assim, se você deseja perder o medo do julgamento, saiba que esse é um processo gradativo. Para ajudar você nessa caminhada, separamos algumas dicas. Confira!
Contents
1. Entenda que todo mundo tem medo
A aceitação social é uma preocupação essencialmente humana. Todo mundo gosta de ser aceito, de ser admirado e de ser querido. Por isso, é natural que as pessoas em geral, sobretudo as que mais se expõem à sociedade, tenham algum grau de receio quanto às opiniões das outras.
Esse medo faz parte da essência humana. Portanto, em vez de odiá-lo, acolha esse sentimento e aprenda a lidar com ele. Até mesmo os grandes comunicadores do país, como William Bonner, Sílvio Santos, entre outros, tiveram medo do julgamento, especialmente no início de suas trajetórias. Esse sentimento é normal!
2. Não espere o momento certo
A base da procrastinação é a crença de que haverá algum momento futuro em que estaremos mais preparados para realizar as nossas atividades. O problema é que esse momento nunca chega. Por mais que as pessoas estudem, desenvolvam os seus conhecimentos e as suas habilidades, alguma insegurança sempre restará.
Portanto, abandone essa ideia de esperar por um momento ideal, tendo em vista que esse momento não existe. Sempre teremos a ideia de que não estamos “maduros” o suficiente. Contudo, comece. Ao começar, os medos vão se dissipar, e você, gradativamente, perceberá que as ameaças que você achava que eram terríveis podem não ser assim tão graves. Aos poucos, a sua sensibilidade ao medo diminuirá.
3. Foque no seu conteúdo
Se você deseja trabalhar como produtor de conteúdo, deve entender que você é apenas um porta-voz. Quem deve “brilhar” na rede é a sua mensagem, e não você. É claro que você também ganhará alguma notoriedade, mas coloque o protagonismo no conteúdo. Isso o ajudará a amenizar o medo de ser julgado.
Pense em quantas pessoas poderão se beneficiar das informações que você disponibiliza. Reflita sobre como você de fato transformará positivamente a vida do seu público por meio do seu conteúdo. Essas vantagens certamente são maiores do que qualquer crítica que você venha a receber.
4. Aceite que unanimidades não existem
Faça um exercício: pense agora na sua personalidade favorita. Pode ser um cantor, um ator, um influenciador digital, enfim, uma pessoa relevante na sociedade que você admira muito. Mesmo reconhecendo todas as qualidades desse indivíduo, saiba que, neste momento, ele está recebendo algum tipo de crítica nas redes sociais.
Ninguém é unanimidade. Não há um ser humano, na História do planeta Terra, que tenha conseguido essa proeza. Portanto, releve a opinião alheia e não tenha a pretensão de alcançar o impossível. Esforce-se para agradar o máximo possível de pessoas, mas não se desespere se receber algumas críticas.
5. Separe as críticas construtivas das críticas “destrutivas”
No meio dos comentários negativos que você possa vir a receber, talvez você encontre alguns que de fato faça sentido. Leia-os com carinho e verifique se há, nas palavras ditas, alguma informação que realmente possa fazer com que você melhore o seu trabalho.
Em contrapartida, nem perca o seu tempo com as críticas que não fazem sentido, sobretudo aquelas em que as pessoas perdem a compostura e a educação. Infelizmente, há indivíduos sem coragem para agir, de modo que tudo o que fazem é criticar aqueles que começam a se destacar. Separe o útil do inútil!
6. Lembre-se dos feedbacks positivos que receber
Para não dizer que não falamos das flores, é fato que você também vai receber curtidas e comentários positivos sobre o seu trabalho. Leve-os em consideração, sobretudo como fonte de motivação. Relatos de que você ajudou alguém a melhorar a vida de alguma maneira são o combustível para o trabalho de qualquer produtor de conteúdo.
Contudo, da mesma maneira que você não deve levar as críticas tão a sério, também não deve se iludir com os elogios que receber. Mesmo que muita gente esteja curtindo a sua produção, lembre-se de que sempre é tempo de aprender coisas novas e de aperfeiçoar o seu trabalho. Assim como a unanimidade, a perfeição também não existe.
7. Se tiver medo, vá com medo mesmo!
Por fim, grave esta que é a principal mensagem deste artigo: entenda que o medo é natural, mas não deixe de agir por causa dele. A coragem, ao contrário do que muita gente pensa, não é a ausência do medo, mas a capacidade que a pessoa tem de agir, mesmo sentindo esse receio.
Portanto, utilize o medo a seu favor. Estude, dedique-se, revise o seu conteúdo, monitore o desempenho das suas postagens, ouça as perguntas dos seus seguidores e esforce-se para produzir um conteúdo verdadeiramente transformador. No mais, se estiver com medo, vá com medo mesmo!
Seguindo as dicas acima, certamente você será capaz de dar o melhor de si e de obter os resultados que tanto deseja em sua trajetória como produtor de conteúdo. Pessoas criticam pessoas, independentemente do que elas façam profissionalmente. Portanto, saiba que produzir conteúdo na rede social não é diferente, é apenas mais exposto. Tenha coragem e confie em si mesmo. Quem critica, na maioria das vezes, não sabe fazer melhor do que você!
Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Além disso, lembre-se de compartilhá-lo nas redes sociais. Leve esta mensagem a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se interessar por este tema!
Deixe um comentário