Também conhecida como movimento do pêndulo, a radiestesia é um tipo de técnica bastante antiga baseada em energias que foi criada com o objetivo de encontrar pessoas ou elementos específicos, como a água, por exemplo. Com o auxílio de bastões, os radiestesistas afirmavam conseguir captar as vibrações de um objeto e identificar a sua localização, mesmo quando ele estava oculto, como é o caso de poços de água subterrâneos.

Com o passar do tempo, a técnica passou a ser usada para captar as energias que vibram nos indivíduos, com o objetivo de promover o autoconhecimento e ajudá-los a encontrar o equilíbrio e a cura para diversos tipos de problemas. Assim nasceu a radiestesia espiritual, que costuma ser associada a tratamentos de reiki e a outros métodos de cura energética. Para saber mais a respeito desse assunto, tão amplo e interessante, é só continuar fazendo a leitura deste artigo.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

Entenda o Conceito de Radiestesia

Talvez você já tenha visto em filmes, especialmente nos mais antigos, uma pessoa segurando bastões de metal ou madeira que se moviam sozinhos com o objetivo de encontrar algo específico. Trata-se de uma cena bastante comum em histórias envolvendo florestas e a busca por água ou seres espirituais e é exatamente assim que nasceu a radiestesia, há milhares de anos. Já foram encontrados indícios do trabalho de radiestesistas na antiguidade no Peru, China e em diversos outros países.

No início, a técnica era usada, em sua maioria, para buscar fontes de água, minérios e, também, como um acessório da agricultura, foi só na segunda metade do século XX que se tornou um instrumento de descoberta espiritual. O termo radiestesia é formado por radium, que vem do latim e significa radiação, e aisthesis, que vem do grego e significa percepção através dos sentidos. Ao juntarmos as duas palavras podemos concluir que se trata de um tipo de percepção que utiliza os sentidos para captar coisas através da energia.

Como a Radiestesia Funciona?

A radiestesia é uma prática que tem mais de oito mil anos de existência. Durante algum tempo, os radiestesistas eram considerados como praticantes de bruxaria, principalmente por conta de a técnica ser rodeada por muitos mistérios para indivíduos leigos. Hoje, deixou de ser vista dessa maneira e muitos ainda a utilizam para encontrar poços de água e petróleo, ouro, objetos, pessoas, além das já citadas práticas espirituais.

O objeto utilizado pode tanto ser uma haste em um formato semelhante ao das letras Y ou L ou ser um pêndulo preso por uma linha. O importante é que seja algo que possa se movimentar para detectar as substâncias ocultas ou energias. Durante sua busca, o radiestesistas segura esse objeto com leveza, permitindo que as forças externas o façam tremer ou se curvar. Alguns desses especialistas afirmam que conseguem detectar certas substâncias enterradas apenas segurando a haste sobre um mapa do local em questão.

Não há uma explicação clara para o funcionamento da radiestesia. Em 1700, os cientistas afirmaram que a técnica detectava as emanações de substâncias. Assim, acreditava-se que os bastões de madeira ou metal absorviam essas partículas, fazendo com que a peça girasse ou se curvasse para cima ou para baixo, mostrando que havia algo no local em questão.

Pesquisas posteriores sugeriram que os sinais sensoriais e os efeitos de probabilidade e expectativa eram o que faziam com que as hastes reagissem. No entanto, apesar de vários estudos e experimentos, os cientistas não conseguiram chegar a um consenso e provar ou refutar o ato da radiestesia. Dessa maneira, cabe a cada um decidir se irá acreditar ou não nessa técnica.

A Radiestesia Como Forma de Captar a Energia Humana

Conforme disse anteriormente, na segunda metade do século XX a radiestesia passou a ser usada, também, como uma forma de captar a energia humana e assim nasceu a radiestesia espiritual. Trata-se de uma técnica sem contato que visa explorar as barreiras do pensamento, sentimentos e comportamento com o objetivo de descobrir os padrões específicos que estejam impedindo um indivíduo de alcançar os seus objetivos.

O funcionamento da radiestesia espiritual se dá da mesma maneira que a utilizada para encontrar fontes de água e outros objetos, com a diferença de que as hastes ou o pêndulo estarão voltados para uma pessoa, a fim de captar as energias emanadas por ela. A “leitura” dos movimentos deve ser realizada por um profissional, que saiba exatamente identificar o que quer dizer a velocidade e a forma com a qual as hastes se movem.

Atualmente, a radiestesia com fins espirituais é utilizada como um complemento de várias práticas, tais como reiki, feng shui, desbloqueio energético, além de técnicas de medicina alternativa em geral para tratamento e prevenção de doenças.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus
relacionamentos!Acesse gratuitamente nosso
Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

O Papel dos Cristais na Radiestesia Espiritual

Quando se trata especificamente da radiestesia espiritual, o objeto mais utilizado são os pêndulos de cristal. Veja, a seguir, maiores informações a respeito das pedras mais populares utilizadas para esse fim.

Ágata: representa força e coragem, ajudando o indivíduo a aceitar a si mesmo. Também é usado para eliminar energias negativas, acalmar os pensamentos e o corpo e alimentar o espírito.

Ametista: auxilia no desenvolvimento da espiritualidade e da intuição, além de ajudar a alcançar força, paz interior e equilíbrio. Traz benefícios para a prática da meditação, desenvolvimento de habilidades psíquicas e para o sono.

Citrino: uma pedra revitalizante e purificadora, que amplifica a esperança, a felicidade, e a coragem. Ajuda a aumentar a autoestima e a criatividade, pois acredita-se que ela seja composta pela energia do sol.

Jade: está associada ao chacra do coração e, como tal, pode ajudar a equilibrar as emoções, promovendo a pureza e eliminando a energia negativa.

Quartzo: conhecido como um amplificador de energia, é ideal para captar respostas. O quartzo claro é bom para despertar, amplificar e transmitir energia, o que ajuda a esclarecer pensamentos, se conectar com o eu interior e eliminar a negatividade.

Apesar de cada pedra ter características especiais, não existe uma certa e cabe a cada radiestesista eleger aquela que mais estiver de acordo com as intenções do seu trabalho e, também, com as necessidades do cliente.

Espero que tenha gostado de saber mais a respeito do assunto. Aproveite para deixar o seu comentário abaixo e compartilhar comigo a sua opinião a respeito da radiestesia.

 

Copyright: 1028161645 – https://www.shutterstock.com/pt/g/amaviael