Coach e coachee fazendo rapport

© Depositphotos.com / kmlmtz66 Quando as pessoas conversam em rapport, elas acham fácil serem entendidas .

E se você tivesse a habilidade de influenciar pessoas? De agregar adeptos a uma ideia, projeto ou movimento com facilidade? E se conseguisse gerar empatia e receptividade sem muito esforço? E se você pudesse ter sucesso em suas negociações sem ser agressivo ou inconveniente? A resposta para todas essas perguntas é o Rapport.

Rapport é uma das técnicas mais utilizadas no processo de Coaching. É simples, porém, poderosa. Um elemento fundamental para qualquer processo de comunicação. No coaching, o rapport é capaz de gerar um estado de receptividade por parte do coachee (cliente) para trocar informações, ser desafiado e aceitar mudanças.

Se você já iniciou a uma conversa com um recém conhecido e em meia hora, essa pessoa já sabia mais sobre sua vida do que um parente ou amigo, então foi estabelecido um rapport. Quando as pessoas conversam em rapport, elas acham fácil serem entendidas e acreditam que seus interesses são altamente considerados pelo outro. É uma técnica que promove um sentimento de harmonia e confiança entre as partes envolvidas.

Em um restaurante ou shopping, é fácil encontrar casais que estão em perfeita sintonia, até mesmo seus gestos e movimentos se tornam iguais, como se estivessem dançando uma coreografia, seus olhares  conversam sem ao menos dizer uma única palavra. Na verdade, eles estão em um estado de conexão profunda, onde suas linguagens verbais e não verbais de tornam naturalmente fluidas. Rapport é isso!

Como utilizar o Rapport

A utilização da técnica do rapport não se restringe apenas aos processos de Coaching, podendo também ser aplicada em qualquer tipo de atividade profissional e até mesmo pessoal, melhorando a qualidade de suas relações através do poder da comunicação.

Esta técnica pode ser aplicada na gestão, vendas, negociações, relacionamentos, interações pessoais e profissionais em geral. Em qualquer contexto que se fizer uso do rapport, o resultado será o alcance de aceitação, harmonia, respeito e confiança mútua entre as pessoas envolvidas durante uma conversa.

Para estabelecer rapport com alguém é preciso ter a intenção genuína e verdadeira de querer se conectar a ela.  É necessário considerar os seguintes fatores:

  • Contato Visual
  • Expressão Facial
  • Postura Corporal
  • Equilíbrio Emocional
  • Tom de Voz – (Timbre)
  • Andamento – (Timing)
  • Volume – (Intensidade da voz)
  • Comunicação Verbal – (Palavras)
  • Comunicação Não Verbal – (Gestos)

Espelhamento

Após observar os elementos acima, você reproduz o comportamento da outra pessoa. Por exemplo, se a pessoa fala alto e acelerado, você deve conversar no mesmo timbre e intensidade da voz. Caso faça o inverso e fale de maneira lenta e pausada, a pessoa se sentirá desconfortável, bloqueando a conexão entre vocês.  Como retribuição, a mesma sensação positiva que você criou para a outra pessoa, voltará para você mesmo. E então, ambos passarão a ser beneficiados por esse estado de fluidez.

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