Morganka/Shutterstock Reclamar só piora o problema e alimenta aborrecimentos. Foque no positivo e crie soluções efetivas para seus dilemas

Na vida, para um mesmo problema, geralmente sempre temos pelo menos duas soluções distintas. Por que então reclamar? Por que ficar focado apenas na dificuldade quando você pode investir seu tempo em solucionar a questão?

Já parou para pensar como seus dias seriam diferentes se você reclamasse menos e agisse mais? Acredite, o copo está meio cheio também e insistir em enxergar somente sua parte vazia não lhe trará benefício algum. Muito pelo contrário, você encontrará apenas novos motivos para continuar a reclamar.

Não por acaso, segundo pesquisas, para cada três afirmativas negativas, precisamos de cinco respostas positivas. Quase o dobro! Por ai podemos perceber como as reclamações carregam o ambiente de uma energia ruim, pesada e nociva, que na maioria dos casos, contamina todas as pessoas à nossa volta e cria um ciclo sem fim.

Pare de Reclamar e Foque no Positivo

Saiba que todo problema, por pior que seja, traz consigo algum tipo de aprendizado e crescimento. É importante compreender isso, pois deste modo, será mais fácil enfrentar e superar qualquer dificuldade e ressignificá-la.

Focar apenas nos aspectos ruins de um momento faz com que nos sintamos mais frágeis, injustiçados e menos capazes de resolver a questão. Entretanto, agir como vítima e ignorar o problema não apaga sua existência e só o torna maior e mais complicado.

Por isso, quando nos propomos a solucionar nossos dilemas, sejam eles pessoais ou profissionais, além de melhorar nossa qualidade de vida, também estamos investindo em nossa evolução como seres humanos. Procure então, eliminar suas crenças e comportamentos limitantes e busque enxergar, em toda questão, sempre os pontos positivos e as oportunidades de crescimento.

São profissionais assim que as empresas desejam. Que sabem trabalhar sob pressão; lidar com os momentos de crise e ter ideias inovadoras que ajudem a superar as dificuldades, internas e externas. Além disso, colaboradores com este perfil transmitem emoções positivas no ambiente, são mais otimistas, produtivos, engajados e têm visão de futuro. Isso inspira os demais.

Na vida pessoal, indivíduos que reclamam menos também são considerados aqueles mais bem resolvidos e felizes. Isso ocorre porque estas pessoas não ficam buscando motivos para se aborrecerem. Muito pelo contrário, quando algo lhes incomoda buscam sempre as melhores formas para resolver seus problemas e evitar maiores consequências.

Isso se reflete em sua forma de dialogar com a família e os amigos, numa maior compreensão da essência humana e também num maior controle emocional. Isso permite não agir de maneira sempre reativa e impulsiva e confere a sabedoria necessária para enfrentar os problemas com assertividade.

Inspire-se e comece agora a focar no positivo também. Pare de reclamar, comece a agir e melhore seus resultados e sua vida extraordinariamente!