O processo de recrutamento e seleção consiste em divulgar vagas de emprego abertas em uma empresa, receber e selecionar os currículos dos candidatos e conduzir as demais etapas avaliativas, de modo que o colaborador mais capacitado para assumir o posto seja contratado. Até aí, nenhuma novidade, certo?
Mas você já ouviu falar no chamado “recrutamento preditivo”? Esse processo utiliza os dados da própria organização para prever cenários futuros, tornando o recrutamento de colaboradores mais eficaz e eficiente. Quer saber como isso é possível? Então, é só continuar a leitura a seguir para saber mais sobre o tema!
Contents
O que é o recrutamento preditivo?
O recrutamento preditivo é um processo em que os profissionais da área de recursos humanos analisam os dados da empresa para aperfeiçoar os seus processos seletivos, promovendo boas contratações com mais agilidade.
Para que isso seja possível, o recrutamento preditivo se utiliza da ciência de dados, uma área do conhecimento que permite prever acontecimentos futuros, com base em padrões identificados em acontecimentos do passado. Algoritmos estatísticos analisam os dados da organização e permitem saber, por exemplo, qual é a chance de uma pessoa com um perfil específico se tornar um cliente.
O auxílio da tecnologia permite que sejam identificados determinados padrões nos dados da empresa. Esses padrões permitem que previsões estatísticas sejam concebidas para acontecimentos futuros, o que tende a beneficiar basicamente todos os departamentos da organização, inclusive os recursos humanos.
Como essa tecnologia beneficia os processos de recrutamento?
O auxílio da ciência de dados e da tecnologia é particularmente benéfico para os processos de recrutamento e seleção, antecipando respostas e alinhando as contratações às expectativas da empresa.
O recrutamento preditivo confere mais inteligência a todas as etapas do processo, tornando mais fácil algumas das atividades mais complexas que são executadas pelos profissionais de recursos humanos. Assim, podemos subdividir os benefícios dessa técnica em duas grandes áreas: a divulgação de vagas de trabalho e a seleção de currículos, conforme você verá a seguir.
1. Benefícios na divulgação de vagas de trabalho
Não há nada pior para os profissionais de recursos humanos do que perder tempo e energia com candidatos que pouco ou nada têm a ver com o que é exigido na descrição da vaga de emprego. Por isso, o recrutamento preditivo permite que a empresa informe no anúncio da vaga as características procuradas nos candidatos a cada oportunidade de emprego.
Com base nessas informações, a tecnologia da ciência de dados consegue identificar nos bancos de dados profissionais os indivíduos mais compatíveis com o que a organização procura. Assim, alertas sobre a sua vaga de emprego são emitidos para essas pessoas, melhorando consideravelmente a quantidade e a qualidade de candidatos para a seleção em questão.
Uma base atualizada e completa de dados da empresa serve para que a tecnologia do algoritmo identifique os padrões das vagas que costumam apresentar problemas no recrutamento e na seleção. Essa mesma tecnologia alerta as empresas, sempre que estiverem prestes a cometer os mesmos erros.
Em outras palavras, isso significa que a sua empresa, por meio dessa tecnologia, recebe alertas que informam se o processo seletivo para a vaga que você abriu será ou não bem-sucedido, com base nas informações colocadas na descrição da vaga. Dessa forma, ao receber um alerta negativo, o profissional de RH consegue identificar os problemas e fazer alterações no descritivo da vaga, de modo que um recrutamento mais preciso seja realizado.
2. Benefícios na seleção de currículos
Ao selecionar currículos, o mais comum nas empresas é que os próprios profissionais de RH definam os critérios de seleção e ranqueamento. Entretanto, no recrutamento preditivo, os algoritmos envolvidos fazem essa seleção automaticamente, com base nos padrões de critérios identificados em seleções anteriores.
Por exemplo: se a sua empresa estiver abrindo um processo seletivo para a contratação de um analista financeiro, o algoritmo identifica as características de sucesso dos profissionais que já ocupam essa mesma posição, ranqueando automaticamente os currículos recebidos, com base nas características identificadas.
Isso significa que esse algoritmo identifica os padrões de currículo, avaliações, perfil comportamental, entre outras características relevantes nos profissionais mais bem-sucedidos da sua empresa. Dessa forma, esses dados servem como base para que sejam encontrados candidatos com características semelhantes, ou seja, com alto potencial para serem igualmente bem-sucedidos.
Há alguma limitação no recrutamento preditivo?
O recrutamento preditivo é extremamente útil e, por meio das tecnologias e dos algoritmos, facilita consideravelmente a execução dos trabalhos dos profissionais de recursos humanos. Os exemplos citados acima são apenas alguns dos mecanismos pelos quais a tecnologia pode beneficiar os processos de recrutamento e seleção, podendo revolucionar a forma como isso é feito.
Se há alguma limitação no recrutamento preditivo, isso depende do cenário de cada empresa. Pode ser que a organização esteja contratando sempre pessoas com um mesmo perfil profissional e que tenha identificado a necessidade de fazer contratações de perfis diferentes. Nesse caso, o recrutamento preditivo não seria útil, já que ele se baseia em padrões do passado para fazer contratações semelhantes.
Dessa forma, como ocorre em qualquer tecnologia, é importante compreender que a máquina, por mais competente que seja, depende das análises humanas sobre o cenário das empresas. Portanto, verifique se, dentro dos objetivos da sua empresa, um recrutamento preditivo de fato vai levá-lo a contratar o tipo de profissional que você realmente procura.
O recrutamento preditivo é um tipo de recrutamento que se utiliza da ciência de dados e da tecnologia dos algoritmos para identificar padrões de sucesso em contratações anteriores, de modo que esses mesmos padrões sejam aplicados nas contratações futuras. Assim, pessoas com um perfil semelhante aos profissionais bem-sucedidos da empresa são selecionadas quando uma vaga for aberta.
Como você pôde observar acima, há vantagens e desvantagens nesse processo. Diante disso, é sempre importante reforçar que as empresas devem acompanhar as principais tendências tecnológicas do momento, mas também monitorar o cenário em que estão inseridas para verificar se as tendências em questão de fato serão úteis naquele momento.
E você, ser de luz, o que pensa sobre o recrutamento preditivo? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!