O trabalho com redes sociais demanda uma boa dose de criatividade. Isso passa por acompanhar e fazer um bom uso das tendências do momento. Os memes, os assuntos em alta, as músicas mais ouvidas e até mesmo a escolha de celebridades para produzir um conteúdo publicitário dependem da capacidade que as empresas têm de identificar o que/quem está “na boca do povo”.

Por isso, fazer um monitoramento de tendências é muito importante. Um bom uso delas pode tornar as publicações mais atualizadas, acessíveis, engraçadas, contextualizadas e até mesmo mais fáceis de serem encontradas, pois se popularizam.

A questão é: como saber o que está em alta? Neste artigo, você vai encontrar algumas dicas nesse sentido. Continue a leitura a seguir e descubra!

Alguns cuidados antes de utilizar as tendências em seu conteúdo

Fazer um post bacana com o meme mais engraçado da semana pode tornar a sua página mais simpática ao olhar do público, atraindo novos seguidores e promovendo mais engajamento. No entanto, é preciso ter cuidado: as tendências precisam estar contextualizadas, ou seja, inseridas em alguma temática relevante e relacionada à sua área de atuação.

Não adianta fazer uma dancinha de uma música que está em alta apenas por fazê-la. Se quiser utilizá-la, é preciso associá-la, de alguma maneira, ao seu nicho de atuação. Nesse caso, uma paródia com temática relacionada à sua página pode funcionar bem, por exemplo. Lembre-se sempre de contextualizar tudo aquilo que estiver em alta antes de fazer a sua publicação. É aí que você realmente vai mostrar a sua criatividade!

Como acompanhar essas tendências na internet?

Se você deseja saber quais assuntos estão em alta no momento, saiba que existem diferentes ambientes na internet que tornam isso possível. Na sequência, você vai conhecer 5 deles.

1. Google Trends

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Para os profissionais de comunicação, o Google Trends, que em português significa “tendências”, é uma das mais conhecidas ferramentas. Sendo o Google o buscador mais popular do mundo, nada mais útil do que saber quais foram os termos mais buscados nos últimos tempos, não é mesmo?

A ferramenta mostra gráficos com a quantidade de pesquisas realizadas para o termo buscado ao longo do tempo. Também mostra em quais locais do Brasil ou do mundo a palavra-chave foi mais pesquisada, o que permite a realização de determinadas comparações. Por fim, o Google Trends também mostra quais foram as pesquisas mais realizadas com aquela palavra-chave e quais são os assuntos a ela relacionados que estiveram em alta nos últimos meses. Perfeito, não?

2. Twitter

O Twitter apresenta um campo específico chamado Trending Topics, ou assuntos do momento. Esse campo nada mais é do que um ranking com os 30 assuntos mais comentados naquela hora, o que também pode ser segmentado por cidade, país ou no mundo todo. A ferramenta também apresenta abas específicas para notícias, esportes e entretenimento.

O Twitter é uma rede que ajuda muito a entender os temas que estão em alta e as hashtags que mais são utilizadas (geralmente com mobilizações de grupos específicos). Se você gosta de polêmicas e memes, essa é a rede ideal para conferir o que está em alta, mais do que qualquer outra. Por isso, ainda que o Twitter não seja tão popular no Brasil quanto o Facebook e o Instagram, saiba que os seus usuários são muito engajados.

3. Google News

O Google News, conhecido também como Google Notícias, é um site e também um aplicativo muito interessante, pois mostra as notícias em tempo real. Você pode digitar uma palavra-chave e encontrar as principais notícias sobre o tema que foram publicadas nos últimos dias em diferentes veículos de comunicação. A inteligência artificial da plataforma garante a veracidade das informações, a atualização em tempo real e a organização das publicações em linhas narrativas.

É possível fazer segmentações por país, idioma ou tema, havendo abas específicas para negócios, entretenimento, esporte, saúde, ciência e tecnologia. Além disso, o usuário também pode deixar salvas as suas pesquisas particulares e “favoritar” determinadas fontes de notícias ou temas específicos para acompanhá-los continuamente.

4. Perfis oficiais nas redes sociais

Veículos de comunicação, celebridades, políticos e profissionais dos mais diversos segmentos (médicos, economistas, empresários etc.) geralmente possuem sites e também os seus próprios perfis oficiais nas redes sociais. É importante seguir aqueles que sejam relevantes para você, de modo que você esteja sempre a par de tudo aquilo que eles publicam, afinal de contas, é uma fonte em primeira mão de informações.

O importante é que você sempre procure os certificados de verificação de que aquela conta é a conta oficial da pessoa ou da empresa em questão, de modo que você não perca o seu tempo seguindo perfis não oficiais. Acompanhar essas pessoas é muito importante para que você se atualize quanto ao que elas fazem, o que elas pensam, quais são os seus próximos projetos, os conhecimentos que têm a compartilhar etc.

5. TikTok

Por fim, não poderíamos deixar o TikTok de fora desta lista. A rede social que é febre entre os mais jovens é uma importante fonte de conteúdos, músicas, dancinhas, entre outros formatos com alto potencial de viralização nas demais redes sociais.

A rede é essencialmente uma plataforma de compartilhamento de vídeos curtos. Os formatos mais popularizados nessa rede são as coreografias, as dublagens, os memes, as histórias engraçadas e os desafios que viralizam. Assim como ocorre no Twitter, também é possível acompanhar os assuntos do momento no TikTok. É importante ficar de olho nessa rede que não para de crescer. Ela tem sido utilizada por muitas celebridades, impulsionando à fama diversas músicas e tendências virais.

Os 5 ambientes acima estão entre os principais locais para acompanhar as tendências do momento na internet, tanto em forma quanto em conteúdo. Por isso, fique atento a todos eles, de modo que você se mantenha atualizado acerca de tudo aquilo que está em alta. Fazer uso dessas tendências em suas próprias publicações pode ser uma ótima maneira de se popularizar e de contextualizar os seus temas, desde que você consiga relacionar essas tendências do momento ao seu nicho de atuação, OK?

E você, querida pessoa, acompanha as tendências do momento na internet? De que forma faz isso? Faz uso das ferramentas acima ou de alguma outra? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!