Se você administra as redes sociais da empresa em que trabalha ou se faz delas o canal de comunicação do seu próprio negócio, certamente já ouviu falar que é preciso publicar algo diariamente. Aqui no blog mesmo, já citamos que, em diversos aspectos da vida, a constância é mais importante do que a intensidade.

Isso ocorre porque a frequência é o que transforma uma atitude em um hábito. Além disso, o ato de postar diariamente nas redes sociais é o que oferece a todo produtor de conteúdo a experiência e, consequentemente, a confiança necessárias para executar um bom trabalho.

Se você ainda não estiver convencido de que a persistência é o que leva à perfeição (embora ninguém possa ser verdadeiramente perfeito!), confira a lista a seguir com bons motivos para publicar conteúdos diariamente nas redes sociais da sua empresa. Boa leitura!

Aprender com os próprios erros

Você aprenderia matemática se só abrisse o livro na véspera da prova? Se apenas resolvesse dois ou três exercícios, daqueles 30 que existem no capítulo? Certamente não. Quanto mais uma pessoa se expõe a uma determinada atividade, mais ela é capaz de reconhecer os pontos em que precisa se desenvolver, bem como os erros que precisa corrigir.

Com a produção de conteúdo para redes sociais, não é diferente. Na medida em que postamos, percebemos quais temas mais agradam ao nosso público, qual linguagem favorece uma comunicação mais próxima, quais formatos recebem mais engajamentos, que tipo de imagem e de identidade visual mais atrai a atenção das pessoas, e por aí vai.

Contudo, essa percepção acerca dos itens que são mais bem-recebidos pelo público e dos que não são só é obtida quando se tem uma boa amostra para análise, composta por vários posts, e não por apenas um ou outro. Sendo assim, não tenha medo de se arriscar, de experimentar novos formatos/assuntos e de postar com frequência. Errando, você tem a oportunidade de identificar o que pode fazer melhor. Todavia, se você nunca tentar, nunca vai errar, mas também não terá a oportunidade de evoluir.

Fortalecer a sua imagem

Não há nada mais decepcionante do que ser impactado por um conteúdo bacana nas redes sociais, visitar a página que o publicou e perceber que nada é publicado nela há um mês. Nesses casos, quem em sã consciência apertaria o botão para seguir o perfil?

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Assim, a produção constante de conteúdo tem outra vantagem, que é a de mostrar ao público que você é ativo, e não que só publica algo de vez em quando. Isso é um estímulo forte para que as pessoas que curtiram o seu post sigam a sua página. Elas compreenderão que ali está uma fonte contínua e sempre atualizada de informações interessantes, o que é um grande fator motivacional.

Além disso, depois de já ter conquistado uma quantia razoável de seguidores, a publicação diária de conteúdo fará com que eles sejam impactados todos os dias pelo seu nome, pela sua marca e pelo seu conteúdo. Isso fortalecerá a sua imagem junto a essas pessoas, tornando-a cada dia mais familiar e confiável.

Essa construção de relacionamento em longo prazo é a grande vantagem das redes sociais. Cada post é um ponto de contato entre você e as pessoas que o seguem. Dessa forma, cria-se uma afinidade e uma confiança que podem fazer a diferença no processo de decisão de compra. É esse relacionamento que transforma um seguidor em um cliente, o que jamais ocorreria se você apenas postasse uma vez por semana.

Construir autoridade

Outro aspecto importante a ser considerado é que, por meio da produção de conteúdo, você mostra quem você é e o quanto você sabe sobre o nicho em que atua. Imagine, por exemplo, que você seja um psicólogo. Quanto mais conteúdo você postar, mais as pessoas perceberão que você tem experiência, conhecimento e propriedade para abordar os temas dessa área.

No entanto, se você publicar conteúdos muito rasos apenas uma vez por semana, esse processo de construção de autoridade será extremamente lento. Por isso, a publicação constante é o que fortalece o seu nome e faz de você uma referência no assunto da sua página.

Se você fizer um trabalho constante e de qualidade, sempre compartilhando informações fidedignas, a autoridade virá como consequência natural dos seus esforços. Assim, as pessoas que você tomava como referência, vão se tornar os seus concorrentes!

Abandonar o perfeccionismo

É fato que postar diariamente nas redes sociais é um fator que nos livra do perfeccionismo. Muita gente passa o dia inteiro tentando ter uma ideia maravilhosa para conceber o post perfeito. No entanto, com medo do que já está bom não ficar ótimo, acabam desistindo de postar.

A prática faz com que as pessoas percam o medo de se arriscar. Já o perfeccionismo é a chave da procrastinação, pois as pessoas nunca se sentem verdadeiramente prontas. Assim, com medo de não serem perfeitas, têm medo até mesmo de postar conteúdos que já estão muito bons. Meu texto não está bom o suficiente, meu rosto não está bonito para os stories, a foto que eu tirei não ficou como eu imaginava. Pare de pensar dessa maneira!

Em contrapartida, aqueles que postam com frequência perdem esse receio. Se um post não tiver aquela quantidade esperada de curtidas e comentários, em breve aparecerá um novo, com melhores chances de ser bem-sucedido. Mas, para isso, é preciso ser planejado, ter temas definidos com antecedência e fazer da produção de conteúdo uma tarefa diária e constante, com dedicação, pesquisa e aprimoramento contínuo.

Esquecer-se da ideia de um número exato

A quantidade de posts diários que uma empresa ou produtor de conteúdo deve realizar é um assunto que gera muita divergência de opiniões. A verdade é que não existe um número oficial ou ideal. Alguns especialistas sugerem que 2 posts no feed e 10 stories são uma medida bacana para o Instagram, por exemplo. No entanto, se não conseguir chegar a essa quantidade, ao menos publique 1 post e 1 story. O importante é apenas não passar o dia em branco, esquecendo-se de oferecer algum conteúdo.

O foco deve estar em ser consistente, em conhecer os desejos e necessidades do seu público e em oferecer aos seus seguidores informações que solucionem essas necessidades. No início, é natural não conseguir entregar muitos posts em um único dia. Contudo, como citamos, a prática torna as coisas mais fáceis, de modo que você poderá intensificar a sua produção aos poucos.

E você, querida pessoa, convenceu-se da importância de publicar diariamente? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, lembre-se de levar estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!