Muitas pessoas perguntam como parar de usar drogas e se questionam se isso realmente é possível. O certo é que médicos, autoridades e famílias confirmam o alastramento do problema, que já se tornou uma epidemia mundial. Outros discutem a legalização, enquanto comunidades inteiras vivem na pele os reflexos da violência causada pela comercialização destas substâncias e pela guerra pelo poder causada pelo tráfico.

Não vou discutir aqui nenhum destes temas acima, quero falar apenas do ser humano por traz do problema. Para mim, o uso de entorpecentes, além de todos os danos que conhecemos, tira maior riqueza que temos, que a de pertencer a nós mesmos. Toda vez que dependemos de algo externo, seja uma droga, comida, dinheiro ou mesmo outra pessoa, estamos anulando nossa própria capacidade de encontrar, internamente, a motivação, inspiração, o sentido e o propósito para viver, ser feliz e construir uma bela história.

Obviamente que existem muitos motivos que levam alguém para usar narcóticos, entretanto, melhor é quando o indivíduo encontra motivos para parar, quando se coloca em primeiro lugar e decide sair deste limbo existencial. É um caminho desafiador, eu sei, pois envolve a dependência química e emocional, porém, eu acredito sim que é possível aprender como parar de usar drogas e iniciar um novo capítulo em sua caminhada pela vida.

O Desafio de Aprender Como Parar de Usar Drogas

Toda mudança de vida, parte em primeiro lugar, de um desejo interior de transformação. Eu não posso parar por alguém que ainda não deseja passar por este processo de desintoxicação ou mesmo obrigá-la a fazer algo contra a sua vontade, pois como diz um importante ditado – tudo que resiste, persiste!

O que eu quero dizer com isso? Que se você tem este problema, precisa querer, espontaneamente, parar e encontrar em sua vida suas próprias motivações, aquele algo a mais que bate forte em seu peito e diz que você é capaz de viver sem isso. Todo o processo de limpeza química passa pelo processo de limpeza emocional e, para surtir efeitos positivos, os dois devem estar alinhados. Assim, conhecendo os motivos que te fizeram começar a usar, você também pode começar a alimentar o seu desejo verdadeiro e profundo de parar.

Por isso, além de precisar de ajuda de médicos especialistas, da sua família, dos seus amigos e também da sua fé, você precisará entender que por maior que seja o seu desafio, se a intenção de não mais usar drogas estiver bem clara e for intensa dentro de você, a sua vontade de fazer diferente te guiará.

Tudo isso pode levar meses, talvez anos para se consolidar. Entretanto, o importante mesmo é dar o primeiro passo e caminhar na direção de voltar a ter o controle de sua vida. Pense em como seria maravilhoso dar este salto em sua jornada evolutiva e permitir-se estar livre não apenas das drogas, mas dos motivos que te levam a usar estes venenos do corpo de alma. Maravilhoso, não é mesmo?

PSC

Procure ajuda então, não tenha vergonha de falar sobre o problema, pois existem muitas pessoas que podem te ajudar neste processo de desintoxicação sistêmica e te apoiar a trabalhar tanto os aspectos físicos, emocionais, sociais, familiares e comportamentais prejudicados pelo uso de entorpecentes. Acredite em sua recuperação, se dê uma chance, pois sempre é tempo para mudar e melhorar sua vida. Busque a sua libertação e devolva-se a si mesmo!