A jornada de trabalho diária padrão no Brasil é de oito horas, o que corresponde a um terço do dia. Se a grande maioria das pessoas passa tanto tempo assim em seus respectivos empregos, nada mais justo do que zelar para manter o ambiente agradável para todos. Afinal, além de competência e produtividade, os profissionais precisam de respeito no trabalho para que possam desempenhar todo o seu potencial e, assim, contribuir com o desenvolvimento da empresa.

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A Importância da Boa Convivência e do Respeito no Trabalho

A diversidade é um conceito que não está restrito apenas a gênero, orientação sexual, etnia e outros atributos físicos e se refere, também, às diferenças de pensamento, forma de trabalhar, crenças e personalidade. As empresas que respeitam e celebram essa variedade de perfis de profissionais certamente têm muito a ganhar em criatividade, aprendizado e desenvolvimento.

Com tantas pessoas diferentes convivendo em um mesmo ambiente, é natural que aconteçam divergências de opinião, já que cada indivíduo tem uma perspectiva diferente em relação às coisas. A única forma de evitar que isso se transforme em desunião é prezando pelo respeito, pois é através dele que indivíduos completamente diferentes se tornam capazes de conviver em harmonia e, até mesmo, se permitem aprender uns com os outros.

Quando há respeito no ambiente de trabalho há menos estresse, conflitos e problemas, pois as coisas tendem a fluir com maior naturalidade. Os colegas abandonam qualquer ideia de rivalidade para focar na parceria e na colaboração. Tudo isso faz com que a produtividade seja muito mais satisfatória, porque os colaboradores se sentirão mais à vontade para compartilharem as suas ideias sem medo de serem julgados.

No fim das contas, a empresa é beneficiada por poder contar com uma equipe engajada e unida. E os funcionários também ganham porque têm a possibilidade de trabalharem em um ambiente agradável, em que sua individualidade é respeitada e eles podem ser quem são, sem julgamentos. Tudo isso irá se refletir positivamente na cultura da empresa, no atendimento oferecido aos clientes, na qualidade dos produtos e serviços e, consequentemente, nos resultados.

7 Atitudes Essenciais Para Contribuir Com o Respeito no Trabalho

Depois de saber mais a respeito da importância do respeito no trabalho, confira quais são as atitudes sete essenciais para contribuir com um ambiente harmônico e agradável para todos.

1 – Trate a Todos de Maneira Igualmente Respeitosa

O respeito, para ser verdadeiro, deve ser direcionado a todos igualmente, independente do cargo que o indivíduo em questão ocupe dentro da empresa em que você trabalha. De nada adianta tratar o seu chefe com a máxima cortesia e ser grosseiro com um colega ou a pessoa responsável pela limpeza, por exemplo. Faça do respeito um valor sempre presente em sua vida, assim, irá agir baseado nele porque acredita ser o melhor caminho e não por interesses e segundas intenções.

2 – Aprenda a Gerenciar as Suas Emoções

A inteligência emocional é bastante valorizada pelas empresas atualmente porque o descontrole emocional pode ser extremamente prejudicial e comprometer a união da equipe. Dessa maneira, é importante que aprenda a reconhecer as suas emoções, para que possa entendê-las e evitar ter uma postura reativa. Assim, se uma atitude de um colega fez com que sentisse raiva, ao invés de se alterar e iniciar uma discussão irá olhar para dentro de si a fim de identificar as razões para isso e, então, buscar soluções efetivas.

3 – Evite Levar as Coisas Para o Pessoal

É bem provável que passe mais tempo do seu dia com os seus colegas de trabalho do que com grande parte dos seus familiares, e é natural que nem todos estejam bem sempre. Por isso, evite levar para o pessoal quando alguém falar contigo de maneira “atravessada”, são grandes as chances de que o outro esteja passando por uma situação delicada. Relevar as coisas pequenas é uma atitude fundamental para que consiga manter o equilíbrio e contribua para a manutenção de um ambiente positivo para todos.

4 – Seja um Incentivador de Pessoas

Por mais que você e um colega possam ter o desejo comum de serem promovidos e ocuparem uma mesma vaga, a competição não irá levar ninguém a lugar algum. Nesse sentido, procure fazer a sua parte com dedicação e seja sempre um incentivador para que os seus colegas ajam da mesma maneira. Você nunca perde com o desenvolvimento de uma pessoa próxima, pelo contrário, pois o sucesso dele não irá impedir o seu e juntos poderão compartilhar conhecimento e apoio.

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5 – Evite Participar de Discussões Acaloradas

Debater para chegar a um ponto comum é sempre muito válido, desde que os participantes estejam dispostos a ouvir o que a outra parte tem a dizer de forma respeitosa. Por isso, caso perceba que uma discussão com um colega não irá levar ninguém a uma conclusão positiva, nem comece. Nesse tipo de situação os envolvidos costumam se alterar e os resultados podem ser desastrosos. O melhor é esperar os ânimos se acalmarem e encontrar outra maneira de resolver a questão.

6 – Preze Pela Boa Comunicação

A comunicação é a principal ferramenta para o entendimento, entretanto, é essencial que ela seja utilizada com clareza e, claro, respeito. O melhor termômetro que você pode utilizar para escolher bem suas palavras é a empatia, pois através dela irá se colocar no lugar do outro. Então, evitará falar de maneira rude, pois irá pensar que não gostaria que fizessem isso contigo. Parece algo simples, mas, acredite, essa pequena mudança irá trazer grandes benefícios para a sua convivência com os seus colegas de trabalho.

7 – Evite Julgar os Colegas

Respeitar significa reconhecer o direito do outro de ser quem ele é, e isso inclui não julgar. Tudo bem pensar que não teria determinada atitude que um colega teve, mas isso não te dá o direito de vê-lo como alguém inferior. Somos mais de sete bilhões de pessoas no mundo e não há ninguém que seja melhor ou pior do que os demais, somos apenas diferentes. Agir com respeito apenas em relação a aqueles que concordam contigo não é ser genuinamente respeitoso.

Lembre-se sempre que o respeito é uma via de mão dupla, se deseja receber é necessário que o ofereça aos outros. Assim, estará contribuindo com a construção de um ambiente positivo e agradável para todos.

 

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