homem saindo de bolha

gualtiero boffi / Shutterstock Ao sair da zona de conforto, o colaborador tem mais chances de aproveitar as oportunidades, se desenvolver e ascender profissionalmente.

Quando ouvimos o termo “zona de conforto”, automaticamente pensamos em pessoas ou profissionais que estão estagnados na vida e na carreira. Esta imagem ilustra o perfil de quem resolveu simplesmente parar de buscar novas conquistas e optou por deixar a vida estacionar.

Em geral, isso acontece quando o indivíduo acredita que já conquistou tudo o que podia. Assim, ele deixa de investir no próprio desenvolvimento e não tem motivações para alcançar outros patamares em sua jornada evolutiva. Estar na zona de conforto é muito perigoso, especialmente num mercado de trabalho tão exigente e competitivo.

Profissionais acomodados não são bem-vistos pelas empresas — que desejam colaboradores inovadores, atualizados, com energias renovadas e cabeças pensantes. Por isso, todo profissional deve estar atento aos perigos da estagnação, e investir continuamente em seu aprimoramento.

Ao se afastar da zona de conforto, o colaborador tem mais chances de aproveitar as oportunidades, se desenvolver e ascender profissionalmente. Neste sentido, é essencial investir em cursos de desenvolvimento humano, como o Professional & Self Coaching.

Ressignificando a zona de conforto

Estar na zona nem sempre significa estar inerte. Isso porque, muitas vezes, é a partir desta insatisfação que muitos empreendedores encontram motivação para buscar novas conquistas e ir além. Quando se alcança a consciência de que algo precisa ser mudado, se torna mais fácil partir para a ação.

Começar uma nova carreira, terminar ou iniciar uma relação, emagrecer, mudar de cidade, mudar de emprego… quando vencemos o medo de ousar e de vencer aquilo que está nos vencendo, nos tornamos os verdadeiros donos da nossa história.

PSC

Portanto, não tenha medo de mandar embora aquilo que te faz sentir infeliz e incompleto. Experimente viver na zona de possibilidades!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo!