A missão de uma empresa pode ser definida como a razão pela qual ela existe, o motivo pelo qual ela foi concebida e projetada. São estes preceitos que evidenciam as diretrizes da instituição quanto ao seu planejamento estratégico e visão de futuro.

Ao definir sua missão, a organização se posiciona perante a sociedade, o mercado, os clientes, colaboradores e fornecedores. A partir daí, todos os envolvidos em seus processos também devem guiar-se por esta missão, buscando alcançar os resultados almejados pela empresa em curto, médio e longo prazo.

Geralmente, a missão de uma organização é definida por seus fundadores que, ao criar o negócio, estabelecem os objetivos sociais, humanos e financeiros da empresa. Por isso, ao lançar um empreendimento, é importante que a visão e os valores da empresa também sejam elaborados, de modo a caminhar em conjunto com a missão.

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Como definir a missão

Para estabelecer as motivações e definir a real missão de uma empresa, responder algumas perguntas é fundamental. São elas:

1 – Por que a empresa existe?

2 – O que a empresa faz?

3 – Qual é a sua função no mercado?

4- Quais são os pontos que a diferencia das demais?

5- Como pretende se posicionar no mercado?

Ao responder esses questionamentos, é possível visualizar os objetivos pelos quais a organização irá se guiar. A partir desta definição, todas as ações devem ser realizadas respeitando e levando em conta o que a missão da empresa propõe.

Alguns exemplos de missão de empresas

Confira alguns exemplos de missões de empresas importantes e renomadas do mercado. Se inspire!


Despertar e desenvolver nos seres humanos seu Potencial Infinito contribuindo para um mundo melhor.— Instituto Brasileiro de Coaching – IBC

“A Kopenhagen, tradicional grife de chocolates finos, tem como missão: fabricar produtos de altíssima qualidade, preservando seu sabor com sofisticação e originalidade.” — Kopenhagen

Promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira, com geração de emprego e redução das desigualdades sociais e regionais.” — BNDES

“Somos uma família global e diversificada, com um legado histórico do qual nos orgulhamos e estamos verdadeiramente comprometidos em oferecer produtos e serviços excepcionais, que melhorem a vida das pessoas.” — Ford

“Conquistar os consumidores, por meio de marcas e produtos diferenciados e de alto valor percebido, criando valor para acionistas, empregados, fornecedores e clientes, atuando com responsabilidade social e ambiental.— Alpargatas

“Atender e superar as expectativas dos nossos clientes e parceiros, fornecendo produtos seguros e com qualidade diferenciada, através de modernas tecnologias e elevada qualificação das pessoas, atuando com responsabilidade social e ambiental e gerando valor para nossos clientes, parceiros, empregados, acionistas e para a sociedade.” — Seara

“Para inspirar comunidades mais saudáveis, conectando pessoas a comida de verdade. sweetgreen

“Construa o melhor produto, não cause danos desnecessários, utilize os negócios para inspirar e implementar soluções para a crise ambiental.” Patagônia

“Trabalhamos arduamente todos os dias para tornar a American Express a marca de serviço mais respeitada do mundo.” American Express

“Oferecer óculos de grife a um preço revolucionário, enquanto lidera o caminho para negócios socialmente conscientes” Warby Parker

“Suposições da pergunta. Pense profundamente. Iterar como um estilo de vida. Detalhes, detalhes. Design está em toda parte. Integridade.” InvisionApp:

“Para criar uma vida cotidiana melhor para muitas pessoas.” IKEA

“Para oferecer aos clientes a experiência de compra mais atraente.” Nordstrom

“Espalhe ideias” TED

“Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.” Google

“Na Microsoft, a nossa função é ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial. Esta é a nossa missão. Tudo o que fazemos reflete-se nesta missão e nos valores que a tornam possível.” Microsoft

“Para ser percebida como uma empresa social e ambientalmente responsável e atuante, a Natura parte da premissa de que os impactos ambientais de sua atividade decorrem de uma cadeia de transformações, da qual representa somente uma parte. Por isso, acredita que, para ter eficácia, as ações ambientais precisam: considerar cada cadeia produtiva de maneira integral.” Natura

“Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.” Nestlé

“É higiene e saúde de forma sustentável.” Kimberly-Clark

“Oferecer serviços de excelência em medicina diagnóstica e preventiva.” Laboratório Sabin
“A responsabilidade social da Caterpillar é dedicada a promover a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade do planeta.” Caterpillar
“Fornecer soluções de engenharia, tecnologia da informação e de processos para indústrias líderes; estabelecer com o cliente, funcionários e sociedade uma relação de longo prazo e contribuir para o desenvolvimento da tecnologia.” CHEMTECH
“É difundir os valores e cultura da organização e assegurar o desenvolvimento das competências chaves, por meio da educação permanente, contribuindo para reforçar sua imagem.” Accor
“Contribuir para o conforto do ser humano através da solução de ambientes modernos e aplicação de tecnologias adequadas.” Zanzini

“Solucionar problemas ainda não solucionados.” 3M
“Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo.” Avon

“Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.” AMBEV
“Ser o Banco líder em performance e perene, reconhecidamente sólido e ético, destacando-se por equipes motivadas, comprometidas com a satisfação dos clientes, com a comunidade e com a criação de diferenciais competitivos.” Itaú-Unibanco

“Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.” MCDONALD’S

“Promover e desenvolver os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e industrial nas comunidades do Estado de Minas Gerais, sob formas de atuação que permitam compatibilizar suas finalidades sociais e empresariais, visando proporcionar melhores condições de vida à população e infra-estrutura para o desenvolvimento econômico e social.” Copasa

“Contribuir para o progresso cultural, político, econômico e social do povo brasileiro, através da educação, da informação e do entretenimento.” Central Globo de Televisão
“Contribuir para o desenvolvimento social através de ações 
educacionais, culturais e de apoio às atividades comunitárias, conduzidas através da criação de modelos ou de programas sistêmicos de caráter permanente.” Fundação Roberto Marinho
“Superar desafios e barreiras para transformar recursos naturais em riquezas e promover desenvolvimento sustentável com ética e transparência.” Vale do Rio Doce
“Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia nos mercados nacionais e internacionais, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.” Petrobras

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