Você é uma pessoa de personalidade forte? Conhece alguém assim? Bem, todos nós temos uma forma de pensar e agir que diz muito sobre quem somos. Entretanto, quem tem uma personalidade considerada forte também é conhecido pela veemência de suas opiniões e, às vezes, pela inflexibilidade em aceitar que está errado e mudar de postura.

Isso pode tornar a convivência com um líder, colega, amigo ou cônjuge de personalidade forte um pouco difícil, uma vez que indivíduos assim são extremamente competitivos. Além disso, podem ter certa dificuldade em ouvir a opinião dos outros e seguir regras que não sejam as suas. Por outro lado, são pessoas bastante focadas, que gostam de desafios, de liderar e que buscam, por meio de sua habilidade de persuasão, convencer os demais com inteligência e boa argumentação.

Um indivíduo que tem personalidade forte não é alguém que nasceu para bastidor, ou seja, é aquela pessoa que, independentemente do que faça, sempre está no centro das atenções, pois se destaca por sua forma de ser, de se expressar e por seus comportamentos diferentes. Também não gosta de quem usa de sua posição para oprimi-la e que age de maneira grosseira e autoritária para impor sua opinião.

Como se pode ver, se trata de um perfil com várias nuances que podem tornar a convivência desafiadora. Entretanto, com jogo de cintura e equilíbrio é possível superar esses desafios.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”!É um Presente!

Como se relacionar com pessoas de personalidade forte

Não existe uma regra que diz como você deve ou não se relacionar com uma pessoa de personalidade forte, até porque cada um de nós possui características únicas que nos tornam únicos também. Além disso, no final das contas, somos todos seres humanos e as nossas necessidades básicas, como defende a teoria de Abraham Maslow, são as mesmas.

Portanto, para se relacionar com alguém assim é importante que encontre a melhor forma de se comunicar com a pessoa. Do mesmo modo, é preciso demonstrar respeito ao seu espaço e perfil, valorizar suas qualidades e aprender a conviver com suas sombras. De forma geral, isso é o que acontece com as amizades e as outras relações. Para criar um vínculo verdadeiro, nos adaptamos uns aos outros e vamos construindo um relacionamento a partir disso.

PSC

Então, seja com uma pessoa considerada de personalidade forte ou não, de modo universal, é essencial sempre ter atitudes positivas e demonstrar respeito ao seu jeito de ser, assim como gostamos que a nossa forma de ser seja respeitada. Esse é o princípio da reciprocidade, elemento essencial para termos empatia uns pelos outros e vermos as pessoas além dos seus perfis, personalidades e defeitos.

Pense nisso, evite julgamentos e aprenda a se comunicar e se relacionar positivamente com todo tipo de ser humano, isso sim é o mais importante.

7 Dicas práticas para lidar com pessoas de personalidade forte

De qualquer forma, existem algumas atitudes que podem, sim, te ajudar a lidar com pessoas de personalidade forte. Colocando-as em prática terá mais chances de construir relacionamentos positivos respeitando o espaço do outro e, também, impondo respeito em relação ao seu, acompanhe.

1 – Entenda que não é pessoal

Antes de mais nada, é preciso que compreenda que qualquer atitude de uma pessoa de personalidade forte em relação a você não é pessoal. Tudo o que ela fizer diz respeito à sua própria forma de ver a vida. A partir do momento em que compreender isso, irá deixar de se chatear com coisas pequenas e que não dizem respeito a você.

2 – Saiba o seu valor

Pessoas de personalidade forte geralmente gostam de provar o seu valor e se sobressair, o que pode acabar chateando os demais. Uma forma de evitar que isso te afete é sendo consciente sobre o seu valor. Se conheça, identifique as suas qualidades e use-as a seu favor, assim, nada do que fizerem te levará a duvidar de si mesmo.

3 – Evite entrar em confrontos

Entrar em embates com uma pessoa de personalidade forte não é uma boa ideia, porque ela sempre dará um jeito de sair por cima da situação. Então, se tiver algo a resolver, prefira o caminho do diálogo. Se necessário, peça ajuda a alguém que esteja em uma posição de autoridade em relação a vocês, como um familiar mais velho ou um supervisor, por exemplo.

4 – Seja empático

Geralmente, ouvimos falar sobre ter empatia em relação a pessoas que estão em uma posição de inferioridade. Contudo, é preciso lembrar que ser empático está ligado a todos, independentemente de posição, incluindo os indivíduos de personalidade forte.

Reflita sobre essa pessoa do seu convívio e o que sabe sobre ela, talvez, esse comportamento seja fruto de uma insegurança ou de determinadas experiências de vida. Ao observá-la através de uma perspectiva empática, conseguir ser mais paciente e isso certamente irá beneficiar o relacionamento entre vocês.

5 – Comunique-se com assertividade e respeito

Quando se trata de lidar com pessoas de personalidade forte, é preciso se atentar para manter a assertividade e, ao mesmo tempo, o respeito. Assertividade para evitar se curvar a tudo o que ela diz e respeito para que não a ofenda por suas tentativas de imposição, porque isso geraria mais problemas do que soluções.

Sendo assertivo, conseguirá mostrar que você tem as suas próprias opiniões, mas que a respeita, a escuta e toma decisões baseado no que acredita ser o melhor. Essa postura firme é fundamental para evitar que a relação se torne verticalizada e você se submeta a coisas que não concorda ou gostaria.

6 – Dê um tempo ao sentir que vai se exaltar

Por mais que se esforce para manter o equilíbrio, é natural que certas situações te peguem de uma forma mais profunda e te tirem do seu centro. Nesses casos, o melhor a fazer é dar um tempo ao menor sinal de exaltação. Brigar e esbravejar não irá resolver a situação, afinal, a outra parte é conhecida por querer sempre estar em posição de vantagem e dificilmente irá se curvar.

Prefira dizer que acha melhor conversarem em outro momento. Tire um tempo para se acalmar, tomar uma água, respirar e até desabafar com alguém se sentir essa vontade. Então, com as ideias no lugar poderá pensar em uma forma melhor de resolver a questão em vez de torná-la ainda mais complexa.

7 – Desenvolva sua inteligência emocional

A inteligência emocional é uma capacidade de extrema importância na vida de qualquer ser humano e tem um peso especial quando se trata de lidar com pessoas de personalidade forte. Quando se é inteligente emocionalmente fica mais fácil lidar com esse tipo de situação sem se deixar afetar.

Lembrando que quem tem inteligência emocional também sente raiva, insegurança, tristeza, afinal, são emoções comuns a todo o ser humano. A diferença está no modo com o qual se lida com tudo isso, o que costuma envolver reflexão e formas de gerenciamento para canalizar esses sentimentos sem se deixar dominar por eles.

Por mais desafiador que seja em muitos momentos lidar com pessoas de personalidade forte, é possível encontrar um bom meio termo entre iniciar uma competição ou se anular. Entenda, não é sobre você, portanto, evite entrar em brigas que não lhe pertencem. Esteja consciente do seu valor e deixe que o outro aja da forma que decidir ser melhor, desde que, claro, não te prejudique.

Tem alguma outra dica ou percepção a acrescentar sobre o assunto? Comente abaixo e compartilhe este conteúdo com pessoas que estejam precisando aprender a lidar com indivíduos de personalidade forte.

Imagem: Por Photographee.eu