© Depositphotos.com / shawn_hempel Relacionar-se e gerir pessoas diferentes é, provavelmente, uma das coisas mais difíceis que podemos achar no local de trabalho.

Conviver com pessoas diferentes é, possivelmente, uma das coisas mais difíceis que podemos encontrar no local de trabalho. Isso porque lidar e trabalhar com profissionais com criações, características e opiniões diferentes das nossas não é, nem de longe, uma tarefa fácil.

Exatamente por encontrarmos pessoas tão distintas no ambiente corporativo, diversos conflitos podem surgir — e isso é mais comum do que se imagina. Neste sentido, saber conviver em harmonia com cada pessoa no local de trabalho e, principalmente, evitar e resolver conflitos que aparecerem torna-se fundamental. A parte positiva dos conflitos é que eles podem ser revertidos, ou podem apontar algum problema que existe dentro da empresa. O importante é saber resolvê-los em um tempo adequado para que não se forme uma bola de neve!

TIPOS DE CONFLITO DENTRO DE UMA EMPRESA

O ambiente corporativo, como dissemos, é bem propício a conflitos. Alguns que podem acontecer são:

  • Brigas internas
  • Pessoas de equipes diferentes terem birra ou sentimentos negativos de competição umas com as outras
  • Fofocas entre colaboradores
  • Pessoas dentro de uma equipe que não sabem trabalhar em grupo
  • Abuso de autoridade
  • Funcionários que sentem que há favoritismo dentro da empresa
  • Piadas maliciosas com pessoas que não gostam de brincadeiras

São milhares os exemplos que podem resultar em conflitos dentro da empresa, e todos eles devem ser extinguidos de vez de sua organização? E o coaching pode te ajudar nisso!

O COACHING NA GESTÃO DE CONFLITOS

Toda empresa é composta por diferentes profissionais, cada um com uma formação e pontos de vistas próprios. Diante disso, é normal ocorrer divergência de ideias e opiniões, discussões e, até mesmo, os temíveis conflitos.

Nestes casos, o Coaching — eficiente metodologia de desenvolvimento e capacitação humana — torna-se um excelente aliado. Isso porque a técnica oferece um poderoso processo de capacitação de habilidades e mudança comportamental que farão com que os colaboradores aprendam a aceitar as diferenças de forma madura e imparcial, passando a conviver em harmonia.
O principal objetivo deste método é levar pessoas, profissionais ou empresas a alcançarem suas metas e objetivos de uma forma muito rápida e acelerada. Neste caso, fazer com que os profissionais aprendam um novo modo de se aceitarem com respeito e cooperação.

PSC

O Coaching oferece diversos benefícios que podem diminuir e até mesmo sanar qualquer tipo de conflito que surgir entre os colaboradores. Isso porque ele trabalha aspectos como o autoconhecimento, autodesenvolvimento contínuo, desenvolvimento de relacionamentos interpessoais saudáveis, cocriação, colaboração, trabalho em equipe, foco, respeito mútuo, suspensão do julgamento, resolução de problemas, entre outros.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar o conhecimento!