Rangizzz/Shutterstock Um dos segredos do sucesso do empreendedor é o trabalho árduo

Segundo o físico Albert Einstein, o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Acredito muito nesta afirmação, por isso quando as pessoas me perguntam como ser um empreendedor de sucesso; logo eu respondo que isso começa por trabalho árduo e muito foco e dedicação.

Quem vê empreendedores de sucesso, hoje, à frente de seus impérios e de empresas milionárias e, às vezes, bilionárias pode imaginar que seu caminho tenha sido fácil. Entretanto, com raras exceções, estes empresários tiveram que batalhar muito para serem bem-sucedidos e construir negócios de valor.

Dicas de Como Ser Um Empreendedor de Sucesso

Sendo assim, não existe uma fórmula mágica para ter sucesso ao abrir uma empresa e, não acredite em ninguém que tentar te vender o contrário. O que existem são atitudes e estratégias mais efetivas e, que podem sim, te ajudar a realizar suas ideias e transformar seus sonhos em realidade. Conheça algumas delas:

Planejamento – Grande parte das novas empresas brasileiras fecham suas portas antes mesmo de completarem cinco anos de atividades. Isso se deve, em muito, a falta de planejamento do negócio. Por isso, se você quer sem bem-sucedido como empreendedor, faça este passo e planeje cada ação. Isso vai te ajudar a organizar seus investimentos e atividades, gerenciar o que vai fazer e projetar os resultados que você deseja obter.

Conhecimento – Apenas boa vontade não é o suficiente para fazer um negócio dar certo. Antes de tudo, é preciso reconhecer suas limitações e procurar agregar todos os conhecimentos possíveis e necessários para fazer a administração de sua empresa. Para isso, procure especialistas, consultores, o SEBRAE, leia matérias, coloque-se a estudar empreendedorismo e gestão e invista em cursos de capacitação.

Seja Inovador – Fazer coisas diferenciadas e que atraiam realmente a atenção dos clientes faz toda diferença também. Para isso, entretanto, é necessário que você seja um bom observador e busque criar ou mesmo identificar, ao seu redor, as oportunidades e os nichos de mercado que ainda não foram atendidos.

PSC

Foco – O foco no negócio, em fazer acontecer, em tornar realidade seus projetos e colocar em prática seus planejamentos sem desviar-se do caminho, sem perder sua atenção é um dos fatores que mais ajudam a transformar sua empresa num grande empreendimento. Seja focado!

Dedicação extrema – Perder momentos em família, eventos entre amigos, datas importantes, acordar cedo e dormir muito tarde e dar tudo que tem para empreender pode ser um grande sacrifício, mas foi e é o que grande parte dos empresários de sucesso teve que fazer para realizar seus sonhos. Essa dedicação extrema fez e faz toda diferença e, apesar de tudo, vale a pena.

Automotivação – Este é um elemento-chave, pois a automotivação é o que faz o empreendedor acreditar, ousar, continuar, superar seus medos, limitações e desafios mesmo sem apoio de ninguém, mesmo contra as energias negativas e vencer na vida.

Otimismo – Ter bons pensamentos e a crença positiva de que você pode, merece e é capaz de realizar seus sonho e construir uma empresa de sucesso também faz toda diferença e é um combustível que aquece o coração do empreendedor e o faz ir além.

Obstinação – Isso representa enfrentar tudo e a todos e acreditar profunda e verdadeiramente que o seu sonho de empreender vai se tornar e que a sua força e determinação não serão em vão. Seja obstinado!

Resiliência – Empreender, muitas vezes, é cair, mas acima de tudo, saber levantar e ficar cada vez mais forte; sábio e mais preparado para novas aventuras e experiências. Vencer é ser resiliente e fazer das adversidades oportunidades de crescimento.

Paixão – Isto é aquela chama interior, um fogo que arde em seu peito e que faz acreditar tanto, mas tanto que o seu negócio vai ser sucesso que não te deixa dormir, descansar e que faz avançar e seguir em frente, superando os problemas e sempre visualizando seu sonho realizado.

TBC – Tudo isso que já falei até aqui é maravilhoso, mas sem “tirar a bunda da cadeira” nada acontece. Por isso, se você deseja conquistar o sucesso comece a agir, seja proativo, batalhe e trabalhe duro para construir sua empresa, aprenda um pouco mais todos os dias e faça de cada atitude uma oportunidade de desenvolver seus projetos e tornar sua empresa real.

E se você deseja ter um negócio de sucesso, mas não sabe ao certo como desenvolver todas estas competências e habilidades de forma objetiva, planejada e o que é melhor, acelerada, invista na formação Professional & Self Coaching – PSC; agregue novos conhecimentos e leve e o seu negócio para o hall das empresas de destaque e seja um empreendedor de sucesso.