Existem conceitos que muitos consideram distantes de sua realidade, como é o caso da globalização. E a verdade é que ela impacta na vida de todos nós, das mais diferentes maneiras. Se deseja saber mais a respeito, te convido a continuar esta leitura para entender o que é globalização e em que aspectos ela influencia o nosso dia a dia, como comunicação, trabalho, acesso a bens e serviços, finanças e mais uma série de questões.

Quer descobrir como se manter sempre em desenvolvimento?
Clique aqui e descubra no ebook “O Poder do Autoconhecimento”!

Entenda o Que é Globalização e Como Ela nos Afeta

O termo globalização surgiu na década de 80 e se refere à interdependência das economias, culturas e populações do mundo, que aconteceu por conta do comércio internacional, da tecnologia e do fluxo de investimentos, pessoas e informações. A grosso modo, a globalização encurtou distâncias e nos possibilitou ter acesso a muitas coisas as quais antes não tínhamos, o que gerou diversas transformações na sociedade.

Por se tratar de um conceito extremamente amplo e complexo, para deixar mais claro irei me concentrar nos aspectos culturais no exemplo a seguir. Geograficamente, o Japão fica a uma distância significativa do Brasil, porém, por aqui, é possível encontrar um grande número de pessoas que consomem a cultura da terra do sol nascente, como animes, a música, a culinária. E essa é uma grande marca da globalização, já que é através dela que brasileiros podem ter contato com costumes de outras regiões do mundo.

Da mesma maneira que há quem veja a globalização como algo positivo, existem aqueles que identificam pontos nem tão bons assim. Além de outros problemas, algumas pessoas acreditam que esse fenômeno esteja causando uma padronização cultural, ou seja, a população de países diferentes está se tornando cada vez mais parecida, deixando para trás características que as diferenciava. Como se pode ver, existem dois lados da moeda e cabe a cada um buscar informações para decidir qual tem o maior peso.

10 Aspectos em Que a Globalização Está Presente em Nosso Dia a Dia

A globalização está presente no lanche que você saboreia naquela famosa rede de fast food, na roupa que veste, no modo como se comunica, no seu trabalho, enfim, em tudo. A seguir, você verá dez pontos em que essa realidade se aplica, para que consiga visualizar o verdadeiro impacto que esse processo tem em nossas vidas.

1 – Acesso a Produtos e Serviços

Já se imaginou sem Netflix, Youtube, McDonald’s, Uber e tantos outros produtos e serviços que se originaram em outros países? Mesmo que não consuma todos eles, é fato que fazem parte de uma parcela significativa da população e isso se deve à globalização, que permitiu que essas e outras empresas ultrapassassem as fronteiras culturais e mercadológicas.

2 – Possibilidade de Imigração

PSC

Mesmo que você não tenha planos de morar em outro país, é provável que conheça alguém que mora ou que já teve alguma experiência como essa. E a imigração é mais um dos traços da globalização, embora cada país tenha as suas regras em relação à forma com a qual ela acontece.

3 – Viajar Para Outros Países

Viajar para outros países para conhecer novos lugares e culturas, visitar museus, espetáculos, poder participar de eventos relacionados à sua área de atuação profissional. Todos esses são exemplos de possibilidades relacionadas ao turismo, que também tem uma forte relação com o processo de globalização e o encurtamento de distâncias gerado por ela.

4 – Comunicação

A comunicação começou a se tornar globalizada através de meios como os correios e as empresas telefônicas, que permitiam que pessoas de localidades diferentes se falassem através de cartas e ligações. Com a chegada da internet, esse processo se tornou ainda mais simples e hoje é possível se comunicar por meio de e-mails, redes sociais, mensagens de texto, além das chamadas de voz e vídeo.

5 – Transporte

A qualquer momento é possível comprar um produto em uma loja online localizada em outro país e solicitar que o item seja enviado para um endereço em qualquer lugar do mundo. Sem contar também na aquisição de produtos importados em lojas localizadas no nosso país. E isso se deve principalmente aos sistemas internacionais de transporte, que funcionam nas modalidades marítimo e aéreo.

6 – Disseminação do Conhecimento

No passado, o conhecimento era disseminado de forma mais lenta e menos acessível, oralmente e por meio de textos escritos. Com o surgimento da internet, tornou-se possível acessar livros, palestras, fazer cursos e mais uma infinidade de conteúdos, vindos dos mais diferentes lugares do mundo, ao alcance de um clique.

7 – Mídia e Entretenimento

Hoje em dia podemos ouvir músicas, assistir filmes, séries e programas de TV, produzidos em diversas localidades do mundo. Além disso, há também os canais de notícias, as revistas, os jornais, tudo com acesso facilitado através de internet e dos serviços de distribuição dessas produções, que são todos frutos da globalização.

8 – Cultura

A cultura envolve os costumes das pessoas que vivem em cada região do mundo e engloba os alimentos, o modo de se relacionar, de se comportar, as músicas, o modo de celebrar acontecimentos. Atualmente, é possível ter acesso às culturas de outros países sem sair do seu local de origem, porque a globalização nos possibilitou isso.

9 – Avanços na Ciência

Existem programas internacionais de ciência que são promovidos por vários países, com o objetivo de reunir recursos para realizar descobertas que favoreçam ambos. Um bom exemplo são os programas espaciais.

Quer descobrir como manter-se sempre em desenvolvimento?
Clique aqui e descubra no ebook “O Poder do Autoconhecimento”!

10 – Leis

Acordos legais entre nações, como os relacionados ao comércio ou ao meio ambiente, também são resultado da globalização. É principalmente através desse tipo de negociação que temos acesso a todos os outros tópicos citados neste artigo. A globalização moderna está associada a acordos multilaterais, em que diversos países concordam com um mesmo tipo de ação e se beneficiam dela.

Assim como muitos fenômenos que ocorreram e ocorrem na humanidade, a globalização tem os seus pontos positivos e negativos. Cabe a cada um identificar os impactos que ela causa em sua vida e, assim, formar a sua própria opinião. Espero que este artigo tenha te ajudado a formular uma base para começar a entender o assunto e, assim, chegar a uma conclusão a respeito.

Aproveite para deixar o seu comentário abaixo e compartilhar o artigo com os seus amigos!

Copyright: 1156923271 – https://www.shutterstock.com/pt/g/normaals