Já parou para pensar que ser sincero pode te ajudar a poupar tempo, energia e até mesmo dinheiro? Quando você decide usar a sinceridade como seu modo de vida se liberta da obrigação de agradar a todos para ser você mesmo, sem máscaras. E se está pensando que ao adotar essa postura irá perder amigos, saiba que não, porque os verdadeiros irão permanecer. Continue acompanhando e conheça todos os benefícios.

Os benefícios de ser sincero

Para entender definitivamente os benefícios da sinceridade, imagine uma pessoa que não consegue dizer a verdade, mas não por ser mentirosa e sim por medo de não ser aceita. Ao agir assim, ela concorda com situações que não lhe agradam, vai a lugares que não gostaria, compra coisas que não precisa e chega até a manter relacionamentos que não lhe fazem bem. Uma realidade extremamente aprisionante, não é mesmo?

Saiba que isso é bastante comum, porque é grande o número de pessoas que deixam de viver de acordo com a sua verdade apenas para agradar terceiros. Essa postura costuma ser fruto de uma grande insegurança, que gera o medo do abandono e da solidão. O indivíduo sente que não é digno de seus familiares, amigos, do seu trabalho, então, finge ser quem não é para agradar, como se devesse isso aos demais.

Por outro lado, aqueles que conseguem reconhecer o seu valor e decidem viver de modo fiel à sua essência só têm vantagens, porque não precisam se submeter a nada que realmente não queiram ou não achem justo. Outros benefícios incluem:

  • Autenticidade – as pessoas te conhecem por sua personalidade e isso faz de você um ser único.
  • Coragem – a sinceridade permite que tenha coragem de ser quem você é.
  • Conexão – quando os outros sentem que suas atitudes são verdadeiras, tendem a confiar muito mais em você, o que lhe renderá relacionamentos mais positivos.
  • Autoconfiança – pessoas sinceras são vistas como confiantes e seguras de si.
  • Maturidade – ser verdadeiro, consigo e com os outros, é um grande sinal de maturidade.
  • Amigos sinceros – sinceridade atrai sinceridade, então, ao adotar essa postura, irá afugentar as pessoas falsas da sua vida e atrair as verdadeiras.
  • Menos problemas – indivíduos que mentem e fingem ser quem não são se envolvem em uma série de problemas que os sinceros desconhecem.

7 Dicas para ser sincero e usar a verdade como modo de vida

Agora que já conhece os benefícios da sinceridade, confira dicas poderosas de como adotá-la como um modo de vida. Ao colocá-las em prática, pouco a pouco, conseguirá fazer com que a verdade se torne cada vez mais presente em seu dia a dia, acompanhe.

1 – Responda para si mesmo: quem sou eu?

Se deseja adotar a sinceridade como modo de vida, significa que está disposto a viver de acordo com sua essência, mas, para isso, precisará se conhecer verdadeiramente. Então, para começar, é importante que reflita sobre quem você é, o que é muito mais do que o seu nome e a sua profissão e envolve os seus valores, sonhos, sentimentos, enfim, tudo o que carrega dentro de si.

2 – Pratique a sinceridade nas pequenas coisas

PSC

Não dá para desejar acordar um belo dia e ter mudado um comportamento que manteve durante anos, é preciso começar com pequenos passos porque é assim que se percorre grandes distâncias. Dessa maneira, inicie a prática através de situações simples do dia a dia. Se, por exemplo, um amigo lhe faz um convite que não deseja aceitar, agradeça e diga a verdade, sem inventar desculpas ou mesmo ir a um lugar sem ter vontade.

3 – Identifique os momentos certos para ser sincero

Para que evite perder a mão ao ser sincero, é fundamental que o seu bom senso esteja sempre ligado. Afinal de contas, existem situações em que a sua opinião não é necessária. Se, por exemplo, um amigo lhe pergunta se a roupa que ele escolheu está boa, mas você não aprova o visual, apenas diga a verdade se ele tiver como trocar, caso contrário, irá apenas deixá-lo inseguro.

4 – Evite dizer tudo o que pensa

Você não precisa sair por aí dizendo tudo o que pensa para ser considerado sincero, principalmente se sua opinião não tiver nada para agregar, nem para você e nem para as outras pessoas. Como disse no tópico anterior, saiba identificar os momentos certos para isso. Sempre que tiver dúvida se pergunte: se eu disser o que penso, irei ajudar ou prejudicar alguém? A resposta te dará bons direcionamentos.

5 – Repense seus relacionamentos

Adotar a sinceridade como modo de vida inclui também repensar os seus relacionamentos, a fim de manter apenas aqueles que realmente agregam. Você tem algum amigo que só aparece quando precisa e que sente que não é verdadeiro contigo? Se sim, afaste-se dele porque está claro que a amizade não é sincera. Porém, vale lembrar que não é para sair por aí cortando relações com seu chefe, sua tia ou seu colega de trabalho. A ideia é que reflita e mantenha em seu círculo mais íntimo apenas quem valer a pena.

6 – Aprenda a dizer “sim” e “não” sem culpa

Uma das maiores libertações daqueles que adotam a sinceridade em suas vidas é ter segurança para dizer “sim” e “não” com naturalidade e sem culpa. Se considerarmos que essas duas respostas são utilizadas em todos os contextos possíveis, dá para notar que a mudança será realmente grande. Acredite, as pessoas que realmente se importam contigo não irão se afastar se disser “não” a elas em determinadas situações.

7 – Jamais confunda sinceridade com falta de educação

É sempre bom lembrar que sinceridade não é sinônimo de falta de educação. Nesse sentido, você pode continuar sendo uma pessoa muito bem-educada, com a diferença que não irá mais se submeter a situações que não condizem com a sua verdade. Quando você sabe o jeito certo de falar fica mais fácil expressar suas vontades com segurança e sem a necessidade de alterar a voz ou ser rude.

O caminho da sinceridade muitas vezes se mostra mais longo e até desafiador, porém, apenas passando por ele conseguirá encontrar a verdadeira felicidade. Se gostou, passe esse conteúdo adiante e incentive mais pessoas a adotarem a sinceridade como modo de vida.

Copyright: 1568912407 – https://www.shutterstock.com/pt/g/wayhome