Gustavo Fadel/Shutterstock A Lamborghini Veneno é um dos carros mais caros e mais exclusivos do mundo e a escassez de unidades faz com que apenas 3 pessoas, no mundo, possam tê-la

Os ativadores mentais são os mecanismos que influenciam em nossa tomada de decisão, atuando como uma espécie de atalho na hora de decidirmos uma questão. Ao todo são 16 diferentes tipos e nesta série vamos entender melhor quais são eles e de que forma atuam em nossa vida.

De modo geral, todos nós, em maior ou menor grau, todos nós somos influenciados por estes gatilhos, que dizem muito sobre nossa forma de ser e pensar. E, especialmente, sobre como nos comportamos quando expostos a determinada situações cotidianas. Continue lendo e conheça os ativadores mentais da escassez e da urgência e entenda como cada um funciona.

Ativador Mental- Escassez

Quanto vale um copo de água mineral no deserto? Com certeza, é muito mais do que aqueles poucos centavos que pagamos num país, abundante em água doce, como é o nosso. Porém no Saara, como a oferta é extremamente escassa, alguns goles de água podem custar uma verdadeira fortuna.

Esta é a lógica do ativador mental da escassez, pois onde há menos recursos normalmente à demanda é mais alta e, consequentemente, o valor a ser pago é bem maior também. O que é mais interessante é que o ser humano, em muitos casos, busca por esta exclusividade, pois como é de sua natureza tende a valorizar aquilo que é mais difícil de conquistar.

Isso explica porque queremos a exclusividade da roupa do estilista famoso que faz poucas peças, que poucas podem usar ou ostentar. Porque desejamos ter aquela Lamborghini Veneno, carrão que apenas três sortudos, no mundo, puderam comprar. A escassez é um poderoso atrativo e coloca aqueles que podem pagar por ela como pessoas diferenciadas também.

Será que todo mundo teria a curiosidade de experimentar caviar se fosse um alimento que todo mundo tivesse acesso no supermercado? E será que um diamante azul seria uma pedra tão cobiçada se fosse fácil de encontrar? Claro que não! A escassez é que torna algo valioso, pois a raridade confere exclusividade, e um sentimento único a quem possui algo raro.

Trazendo isso mais para a nossa realidade, podemos dizer que muitas vezes nós somos levados a tomar uma decisão pelo gatilho mental da escassez. Quer ver como? Quantas vezes, você já foi convencido pelas mensagens: “últimas unidades”, “vagas limitadas”, “resta apenas um em estoque”? Acredito que muitas.

Esta é uma poderosa artimanha de venda que nos faz tomar uma decisão simplesmente para não ter aquela sensação horrível de ter perdido uma extraordinária oportunidade de, ter ou de fazer, parte de algo que desejamos. Por isso, o ativador mental da escassez é uma estratégia muito efetiva para convencer as pessoas.

Ativador Mental – Urgência

Liseykina/Shutterstock O gatilho mental da urgência faz com que tomemos decisões apressadas para não perdermos “boas oportunidades”

Eu quero e só se for agora! Quem nunca desejou ter alguma coisa no exato momento de sua vontade. Com certeza eu e você já passamos por isso e, este senso de urgência, é exatamente outro poderoso gatilho mental que o ser humano usa para tomar suas decisões.

Quem navega em sites de compras coletivas entende bem do que estou falando. Sabe aquele reloginho que fica ali do lado, fazendo a contagem regressiva para acabar com a oferta e também o contador que mostra que o produto ou serviço, que você tanto quer adquirir, vai acabar em poucos instantes? Pois é, este senso de urgência, dos botões de “compre agora”, das propagandas na tv que dizem “só amanhã”, nos fazem decidir, na pressão, se vamos comprar algo, aqui e agora.

Este é um ativador mental que realmente mostra como somos influenciados pelo fator urgência que aliado à escassez torna a decisão ainda mais inadiável. Isso acontece porque nós gostamos de estar no controle e nos sentimos frustrados quando perdemos uma boa chance de negócio ou compra, por exemplo.

Porém, isso também pode nos fazer agir de maneira impulsiva e tomar decisões equivocadas, que em se tratando de dinheiro, pode até comprometer nossa saúde financeira. Do mesmo modo, a urgência pode nos fazer aceitar situações que mais podem trazer arrependimentos. Por isso, fique atento e avalie se é aquilo é urgente mesmo ou se você pode esperar mais um pouquinho.

Gostou de conhecer os ativadores mentais da escassez e da urgência? Comente e compartilhe e continue acompanhando a série no Blog JRM e aprenda muito mais!