Quando você era criança, alguém deve ter te perguntado “o que você quer ser/fazer quando crescer”. O que permaneceu daquele sonho de criança em você? Essa pergunta é importante porque geralmente as respostas mostram uma vontade de ser grande, importante, fazer algo de verdadeiramente significativo, variando entre ser bombeiro até astronauta.

As crianças se inspiram em pessoas que se tornaram notáveis por algum motivo, o bombeiro por salvar vidas, o astronauta por chegar aonde muitos não chegam. E quando crescemos, muitas vezes esquecemos destes propósitos ou passamos a acreditar que não é possível alcançar o sonho de ser grande.

Todos nascemos para deixar nossa marca no mundo, a marca da nossa existência, que nos conferirá imortalidade através do legado. Então hoje eu repito a pergunta que normalmente fazemos para as crianças, com uma leve alteração: o que você quer ser quando morrer? Qual a marca deixará para o mundo? Qual o sentido da sua vida?

William Shakespeare, que deixou um legado impressionante em forma de literatura e dramaturgia, certa vez disse que “o sentido da vida é encontrar o seu dom. O propósito da vida é compartilhá-lo.” Qual o sentido da sua vida, o seu verdadeiro legado?

Um legado é criado ao longo da vida, independentemente de onde você esteja, e sobrevive à sua presença física, deixando um impacto positivo duradouro nas pessoas que testemunharam sua vida. É a sua contribuição única para este mundo que continua, além de seu tempo nesta terra.

Talvez você pense que legado está relacionado com grandes feitos, riqueza, heroísmo ou fama. As vezes não temos a menor consciência de que estamos constantemente influenciando pessoas ao nosso redor e deixando nelas a nossa marca. Não precisa ser um Shakespeare, Gandhi ou Steve Jobs para mudar o mundo. Não se compare com pessoas excepcionais, se inspire nelas para ser o melhor que pode ser.

Definir um legado requer um inventário pessoal, a busca de quem você é, do que deseja criar e principalmente o que quer deixar para as próximas gerações. Pode ser que para você seja importante deixar segurança financeira para sua família, bens materiais, ou contribuir de alguma forma para a comunidade em que vive. O que é verdadeiramente importante, seja qual for a sua intenção de legado, é criar memórias para que as pessoas se lembrem sempre de quem você foi enquanto viveu.

PSC

Todos desempenham diferentes papéis na vida. Identifique os papéis que desempenha, onde estão seus pontos fortes e fracos para que decida onde concentrar sua energia. Pense nas coisas que você deseja melhorar na sua vida, incluindo diferentes áreas como financeira, carreira, saúde, família. Pense nas fraquezas que você deseja superar, habilidades que deseja adquirir.

Reveja sua lista de funções, ordene de acordo com o que considera mais importante em sua vida. Priorizar as funções e as áreas em que deseja se concentrar o ajudará a identificar seus valores e fatores inegociáveis.

O meu maior medo era não fazer nada para ser lembrado até o fim da minha vida. Porque eu quero deixar um legado para as futuras gerações. Então eu decidi tocar a vida das pessoas compartilhando tudo que estudei e aprendi sobre desenvolvimento humano. Essa é a minha missão, meu impacto no mundo e desde que tomei essa decisão, minha vida mudou completamente, porque esse sonho é o que tem me motivado em cada projeto, em cada empreendimento, em cada nova ideia. Hoje eu posso dizer que deixei meu nome gravado na vida de milhares de pessoas através da transformação pessoal que proporcionei a cada uma delas.

Por mais complicada que seja a vida, o que importa é viver de acordo com o que desejamos ser. As vezes isso acontece por acaso, as vezes estamos tão focados em fazer o melhor e deixar um legado que nem percebemos que já estamos deixando um.

Você pode escolher viver da maneira que quiser, mas por que não escolher viver da melhor forma possível? Qualquer que seja o legado que você quer deixar, valores, generosidade e sabedoria são qualidades essenciais de uma herança duradoura. Integridade, coragem e autorreflexão são essenciais para escrever sua história. Você é o mestre do seu próprio legado.

Escolha suas palavras com sabedoria; transforme sua história em algo que valha a pena ouvir continuamente. A areia do tempo é história e as pegadas que você deixa para trás duram gerações. A sétima e última chave é a própria vida, a realização. Abra a porta para uma vida com significado e propósito e feche a sua vida com chave de ouro. Faça sua parte e inspire os outros a se juntarem também. Sua paixão pode despertar a paixão nos outros.

Encare a vida como uma corrida de revezamento, em que os membros de uma equipe se revezam em uma corrida segurando um bastão. Cada membro corre um determinado percurso e em seguida passa o bastão para o próximo corredor. Ao final da corrida, pode não ser você a cruzar a linha de chegada, talvez nem exista uma linha de chegada quando se trata da vida, mas você vai saber que fez o melhor que pode durante o tempo em que esteve com o bastão e entregou o melhor resultado possível para quem vai continuar o percurso.

Mantenha seu legado presente. Pense nisso como uma bússola que o ajudará a agir com propósito, mesmo nas horas mais sombrias. Use as seguintes perguntas para refletir sobre as pegadas que vai deixar para o futuro:

  • O que é importante para você? O que o deixaria orgulhoso?
  • Se você pudesse fazer apenas uma coisa para melhorar o mundo, qual seria sua contribuição?
  • Como você quer que sua vida toque os outros? Como você pode aumentar o bem-estar das pessoas ao seu redor?
  • O que você pode começar hoje mesmo para criar seu legado?

Em certas tradições budistas, as pessoas são ensinadas a imaginar um pequeno pássaro em seu ombro e a perguntar a esse pássaro todos os dias se hoje é seu último dia. Pratique este pequeno gesto para se lembrar de fazer bom uso do tempo e de que precisa trabalhar para criar seu legado todos os dias.

A chave para a construção do seu legado e para deixar sua marca no mundo é ser verdadeiro e honesto sobre quem é, admitir falhas e vulnerabilidades e fazer de cada dia um novo capítulo da história que será contada mesmo quando você não estiver mais presente.