Você já ouviu falar em shareholders e em stakeholders? Essas palavras de grafia e pronúncia complicadas vêm da língua inglesa e podem parecer difíceis, mas fazem parte do vocabulário do mundo corporativo. Os menos familiarizados com as definições desses termos podem confundi-los e até mesmo crer que sejam sinônimos, mas isso não é verdade.

Shareholders e stakeholders são públicos distintos que fazem parte de uma empresa. É muito importante conhecer as características dos indivíduos que compõem esses grupos, tendo em vista que eles são fundamentais para as atividades e, consequentemente, para o lucro de qualquer organização.

Na área da gestão de pessoas, precisamos cuidar não apenas do público interno, ou seja, dos colaboradores da organização, mas também desses outros dois grupos. Neste artigo, você vai descobrir o que são shareholders e stakeholders, aprendendo a reconhecer a importância dessas pessoas e a diferenciá-las. Boa leitura!

O que são shareholders?

Neste contexto, a palavra “share” significa “ação de uma empresa” e “holder” significa “possuidor”. Portanto, shareholder nada mais é do que um indivíduo que tem ações de uma empresa, ou seja, é um acionista da organização. Com certa frequência, os acionistas são também investidores dessas empresas.

Sendo assim, os shareholders de uma empresa são as pessoas que detêm parte dela. Quando dois sócios firmam uma parceria de 50% para cada lado na responsabilidade com a instituição, cada um deles deverá investir a mesma quantia para construir o negócio. Consequentemente, cada um deles terá direito a 50% dos lucros que a empresa obtiver.

No entanto, pensando em um cenário mais pessimista, se a empresa gerar prejuízos ao invés de lucros, isso quer dizer que os dois acionistas também terão que dividir a responsabilidade e pagar o valor devido na mesma proporção: 50%/50% para que sejam capazes de manter a instituição em funcionamento.

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Os shareholders não necessariamente são os donos ou fundadores da organização. Alguém que compra ações de uma empresa na bolsa de valores também se torna um shareholder dela, adquirindo uma fração da companhia. Da mesma forma, esse acionista vai compartilhar dos lucros e perdas do desempenho dessa organização.

Por conta disso, é natural que as empresas que atraem mais shareholders sejam aquelas que apresentam melhores perspectivas de evolução, o que inclui bons diferenciais competitivos, visão de longo prazo e uma sólida proposta de valor. Se esse desempenho não se consolidar, porém, os acionistas podem abrir mão das ações, desvalorizando a empresa. Sendo assim, o poder de atrair shareholders depende do grau de confiança que a instituição é capaz de inspirar.

O que são stakeholders?

Os stakeholders, por sua vez, são um grupo constituído por todas as partes interessadas na empresa. São todos os indivíduos que, de alguma maneira, impactam as atividades da instituição e/ou que são impactados por elas. Alguns grupos são mais vitais para a organização, outros menos.

Entre os stakeholders, podemos citar os proprietários da empresa, os funcionários, os clientes, os acionistas, os investidores, os fornecedores, os parceiros de negócios, as comunidades em que a empresa está inserida, os sindicatos, as associações empresariais, as empresas concorrentes, a imprensa e o próprio governo. Todos esses grupos podem impactar ou ser impactados, de alguma maneira, pelas atividades da organização.

Talvez você já tenha chegado à conclusão de que todo shareholder é também um stakeholder, mas nem todo stakeholder é um shareholder. Em outras palavras, todo acionista é uma parte interessada na empresa, mas nem toda parte interessada é um acionista, como você pode conferir na lista acima.

Os demais stakeholders não têm obrigações financeiras diretas com a empresa, como os shareholders. Se a empresa começar a dar prejuízo, isso vai impactar os acionistas, mas não necessariamente os fornecedores e os funcionários (desde que os seus salários sejam devidamente pagos). Portanto, os stakeholders podem estar envolvidos de forma direta ou indireta na empresa.

Todos os grupos de stakeholders têm os seus interesses particulares na empresa, e eles são muito diferentes entre si. Os funcionários querem salários e promoções, os clientes desejam produtos de qualidade, os governos querem que a empresa aja de acordo com a lei, os concorrentes desejam superar estrategicamente a empresa, e por aí vai.

Por que é importante fazer uma boa gestão desses indivíduos?

Os stakeholders de uma empresa são todos os grupos que têm algum tipo de interesse nela. Sendo assim, a empresa precisa conhecer esses indivíduos para que mantenha com todos um bom relacionamento. Isso inclui criar bons produtos para satisfazer os clientes, oferecer boas condições de trabalho para satisfazer os colaboradores, fazer boas parcerias com os fornecedores, cumprir as leis para manter uma boa relação com o governo e até mesmo conduzir a rivalidade com os concorrentes de forma ética.

Quanto aos stakeholders, esse grupo é composto especificamente pelos acionistas, ou seja, indivíduos que investiram o seu dinheiro para comprar ações. Nesse caso, a responsabilidade é ainda maior, afinal de contas, estamos falando de pessoas que diretamente colocaram dinheiro em seu empreendimento.

A gestão de stakeholders e shareholders é um capítulo particularmente complexo do empreendedorismo, tendo em vista que as partes envolvidas podem ter interesses conflitantes. É o caso de sócios da empresa que querem que ela obtenha o máximo possível de lucros, enfrentando a oposição de leis ambientais, por exemplo, que limitam a extração de recursos naturais para a fabricação dos produtos.

Conclusão

Como você pode perceber, a gestão de shareholders e stakeholders é muito importante e muito delicada. Qualquer empresa, independentemente do seu porte e do segmento em que atua, tem partes interessadas nela. É preciso lidar com todas essas partes de forma equilibrada, tendo a consciência de que nem sempre será possível agradar a todos, mas fazendo o possível para que as insatisfações sejam as mínimas possíveis.

Resumindo, os shareholders são os acionistas da empresa, ou seja, detentores de ações. Já os stakeholders são todas as partes direta ou indiretamente interessadas nas atividades da empresa. Portanto, shareholders são stakeholders, mas nem todo stakeholder é um shareholder.

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