Indiferença – este é o estado emocional que melhor define o significado da palavra Apatia. Esta expressão, por sua vez, deriva do termo grego – Apátheia; e representa o sentimento de inércia que afeta o nosso corpo e a nossa alma.
Por isso mesmo, quando nos sentimos apáticos, sentimos grande desânimo, fraqueza física, desmotivação e falta de vontade de fazer as coisas que, até então, gostávamos. É como se o trabalho e a vida pessoal perdessem o sentido e todas as situações não trouxessem mais nenhum sentimento positivo.
Nas empresas, quando os profissionais estão apáticos, isso é sinal importante de que algo, interna ou externamente, está desmotivando a equipe. Pode ser que problemas pessoais estejam atingindo sua motivação ou mesmo que dilemas com gestores e colegas estejam atrapalhando e diminuindo a sua produtividade.
Para evitar estes tipos de prejuízos causados pela apatia, os líderes devem estar atentos aos seus colaboradores e, ao menor sinal de mudança de humor, oferecer o seu apoio. Isso possibilita que o profissional tenha as condições necessárias para conseguir vencer sua indiferença e voltar ao seu pleno estado emocional positivo.
Acompanhe-me, veja de que forma a apatia pode impactar diretamente nos resultados organizacionais e como realizar ações que a afaste do ambiente de seus colaboradores e do ambiente de trabalho como um todo.
Contents
O impacto da apatia para as empresas
É fato que os resultados e objetivos almejados pelas empresas só são plenamente alcançados a partir do momento que estas podem contar com o apoio integral de seus colaboradores. É como eu sempre digo: Empresas são resultados de pessoas e são elas as responsáveis por fazer a diferença, ajudando os mais diversos tipos de organizações a atingirem o sucesso que tanto precisam para se destacarem no mercado.
É por isso que hoje eu vou lhe mostrar de que forma a apatia de um ou mais funcionários tem o poder de impactar e mudar o clima organizacional, bem como os resultados empresariais.
Muda o clima organizacional
Pessoas desmotivadas tendem a deixar as outras ao seu redor um tanto quanto preocupadas, o que faz com que todo o ambiente seja impactado negativamente por esta desmotivação.
Assim, a partir do momento que um ou mais colaboradores encontram-se apáticos, ou seja, sem vontade de executarem suas atividades diárias, o clima organizacional é diretamente impactado, pois os outros funcionários passam a sentir as mudanças negativas que estão ocorrendo.
Contamina o ambiente de trabalho
Por mudar negativamente o clima organizacional, os outros colaboradores acabam se sentindo contaminados, ou seja, sem vontade ou motivação para desempenharem suas funções com a dedicação que a empresa espera deles.
Diminui a produtividade
Colaboradores apáticos tendem a entregar menos do que se espera deles, e quando entregam suas demandas, passam a entregá-las com atraso. Com isso, tanto a sua produtividade, quanto da empresa como um todo cai consideravelmente.
Impacta nos resultados
Com funcionários menos motivados a contribuir para que a organização alcance seus objetivos, devido a apatia que sentem diariamente, os resultados empresariais são altamente prejudicados, visto que todas as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, e de qualquer segmento, não conseguem contar mais com aqueles que mais têm o poder de lhe ajudar em seu crescimento, ou seja, seus colaboradores.
Coaching Para Vencer a Apatia Profissional
Quando nos sentimos cansados, temos problemas no trabalho ou questionamos a nossa capacidade de fazer bem as nossas tarefas, podemos acabar nos tornando profissionais apáticos e sem motivação. Por isso, também é papel da empresa trabalhar para que seu colaborador consiga recobrar sua energia, motivação e o ânimo físico, emocional e profissional.
O Coaching apoia no desenvolvimento de maior sensibilidade na liderança para que, deste modo, os gestores tenham melhores condições de identificar problemas relacionados à apatia. A intenção, com isso, é ajudar os liderados a solucionarem este problema e assumir uma postura mais positiva em relação a si mesmo, ao trabalho e à vida como um todo.
Por meio de suas técnicas e ferramentas que visam o desenvolvimento emocional e comportamental, este processo permite aos líderes aprimorar suas competências, expandir seus conhecimentos sobre o comportamento humano nas organizações e acumular experiências e ferramentas que lhes permitam dar um suporte mais efetivo aos seus colaboradores que sofrem em decorrência de problemas relacionados à motivação.
Investir em Coaching também é muito importante para evitar que outros profissionais sejam contaminados pelo estado de apatia do colega e para criar e disseminar, no ambiente corporativo, práticas mais positivas, que levem o grupo a sentir-se acolhido, importante, engajado e sempre motivado a ir além.
Sabendo de tudo isso, não espere mais! Leve os benefícios do Coaching para sua empresa, para os seus líderes e liderados e melhore a qualidade de vida no trabalho. Invista em você e nos seus negócios; contrate o Professional & Self Coaching – PSC para que seus colaboradores vivenciem esta formação poderosa e aprimorem suas habilidades emocionais, eliminando de vez a apatia da sua história. Ajude-os a se permitirem ir além!
Outra dica poderosa que eu faço questão de compartilhar aqui com você é uma palestra minha em que eu falo sobre o poder da felicidade dentro das empresas. Pare alguns minutos e assista, para que assim você entenda quais são as ferramentas necessárias para deixar seus colaboradores ainda mais satisfeitos e motivados a lhe auxiliarem na conquista do sucesso nos negócios:
Copyright: 234523993 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jackf
Deixe um comentário