Como sempre afirmamos aqui no IBC, “as empresas são resultado de pessoas” e, como tal, para que as metas, objetivos e resultados sejam plenamente alcançados, é muito importante que haja sempre o que chamamos de sinergia empresarial. Quando falamos do trabalho em equipe, então, essa ferramenta de gestão é ainda mais essencial para que os colaboradores possam se unir e dar o seu melhor.

Mas o que é mesmo essa sinergia empresarial?  Toda organização têm a sua missão, a sua visão e os seus valores organizacionais, ou seja, uma razão para existir e fazer o que faz. É nesses preceitos que ela se baseia para construir a sua cultura organizacional — que na prática é uma espécie de guia de como todos os colaboradores devem agir no ambiente de trabalho.

A sinergia empresarial consiste em integrar todos os profissionais, alinhar as metas e objetivos e fazê-los trabalhar de forma harmônica, positiva e produtiva em torno dos resultados almejados. É essa somatória de esforços, conhecimentos, motivações, experiências e comprometimentos que faz com que uma empresa alcance o sucesso e possa projetar um futuro sólido e glorioso.

A importância da sinergia empresarial no trabalho em equipe

Um dos principais reflexos da sinergia empresarial é a capacidade dos colaboradores de uma empresa fazer sinergicamente um bom trabalho em equipe. Isso é o que permite que os seus conhecimentos e habilidades (técnicas, emocionais e também comportamentais) possam ser compartilhados, expandidos e mutuamente desenvolvidos por meio de uma cooperação constante.

Uma empresa que consegue criar um ambiente sinérgico, com certeza, está à frente dos seus concorrentes, pois tem profissionais mais engajados com a sua cultura organizacional e que trabalham efetivamente para fazer valer a sua missão e transformar a sua visão em realidade todos os dias.

Para isso, é importante que líderes e liderados tenham a consciência de que podem crescer muito mais rápido e melhor se trabalharem juntos. Também é essencial que todos os membros da empresa compreendam que todas as áreas de um empreendimento estão interligadas e são interdependentes. Por isso, precisam estar em sintonia e caminhar sempre na mesma direção. Assim, quando cada um dá o seu melhor, o sucesso é uma consequência natural.

Portanto, para que seu negócio cresça e apareça cada vez mais, é essencial criar a sinergia empresarial: um ambiente de trabalho produtivo e saudável, com processos bem definidos, líderes diferenciados e profissionais talentosos, comprometidos e motivados.

5 pilares do trabalho em equipe

PSC

Confira, na sequência, 5 elementos-chave na condução de um bom trabalho em equipe, que gere sinergia empresarial.

1. Liderança

O trabalho em equipe precisa da figura de um líder. Esse indivíduo deve não apenas ter os conhecimentos técnicos das atividades a serem desenvolvidas, mas também muitas habilidades sociais e bom relacionamento interpessoal. Cabe a ele estabelecer e comunicar os objetivos a serem alcançados pela equipe, distribuir funções e delegar tarefas.

Mais do que isso, o líder também é aquele que motiva, que ensina, que compartilha conhecimentos, que corrige quando necessário e que reconhece quando um bom trabalho é feito. Cabe a ele orquestrar as atividades que cada um executa, mantendo todos alinhados entre si.

2. Organização e planejamento estratégico

A organização consiste em cada indivíduo assumir o seu papel e a responsabilidade pelas suas funções. Apesar dessa divisão, é importante que todos tenham uma visão ampla e sistêmica do todo em que estão inseridos, de modo que compreendam como as suas ações são importantes e impactam o andamento de todas as atividades do grupo.

O planejamento estratégico, por sua vez, consiste na identificação do estado atual e do estado desejado, identificando a maneira mais satisfatória de unir esses dois pontos e alcançar as metas. Isso demanda estudo, análise e experimentação.

3. Clareza de comunicação

Não existe sinergia sem comunicação. É por meio dela que o líder explica o que deve ser feito, que o funcionário tira as suas dúvidas e que os colegas conseguem ajudar uns aos outros. Além disso, a comunicação também é útil para estabelecer regras de conduta, dar feedbacks e revelar resultados.

Diante isso, é essencial que essa comunicação dentro da equipe seja clara, ou seja, que as pessoas apenas falem aquilo de que tenham certeza. É preciso transmitir as informações de forma completa e detalhada, sem dar margem para incompreensões ou interpretações diferentes das pretendidas.

4. Cooperação

Outro ponto fundamental da sinergia empresarial é a cooperação. Pessoas que fazem parte de uma mesma equipe devem se responsabilizar e focar nas suas próprias funções, mas isso não deve impedi-las de ajudar um colega que esteja em situação delicada.

A ajuda mútua, o compartilhamento de conhecimentos e até mesmo as palavras de motivação e inspiração se fazem necessárias. Uma equipe unida, que se comunica e que coopera resolve os problemas de forma muito mais rápida e fácil. Em contrapartida, equipes sem cooperação demoram em alcançar as suas metas, já que cada um segue um caminho distinto.

5. Mensuração de resultados e melhoria contínua

De tempos em tempos, é fundamental que a equipe se reúna para acompanhar os resultados que estão sendo obtidos. O que está indo bem? O que pode melhorar? Quais mudanças podem ser promovidas nesse sentido? A ideia aqui é propor meios de evoluir, mas não gerar acusações entre membros da equipe e causar discórdia.

Para saber se a equipe está nos rumos pretendidos, é essencial monitorar os resultados. Se tudo estiver indo bem, basta dar continuidade. Contudo, se o time continuar distante do seu objetivo, é importante recalcular a rota e pensar em novas estratégias.

Por fim, lembre-se de que sinergia empresarial é troca de forças e de energias. Por isso, dê o seu melhor para receber o melhor do outro também e, como empresário, procure sempre valorizar e reconhecer os seus profissionais pelos resultados e recompensar a sua equipe pelo trabalho bem feito.

E você, ser de luz, consegue identificar a sinergia na empresa em que trabalha? De que maneiras ela se manifesta? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!