Quem não gosta de ouvir uma boa história, não é mesmo?

No mundo corporativo não é muito diferente. Diariamente tentamos convencer os nossos clientes em potencial para que eles possam adquirir nossos produtos e torná-los cada vez mais fiéis, estimulando assim com que comprem frequentemente conosco.

Deste modo, inúmeras estratégias para “chamar a atenção” desses compradores são estudadas e desenvolvidas, sobretudo quando pensamos no setor de marketing, principal responsável em captar e atrair novos clientes.

E como eu disse logo no início, quem não gosta de ouvir uma boa história? Isso porque “contar histórias” faz parte de uma importante estratégia de marketing utilizada pelas empresas, o “storytelling”.

É a respeito dessa estratégia que eu pretendo aprofundar-me mais neste artigo. Além disso, confira também uma lista com dicas valiosas que você pode aplicar para potencializar a sua habilidade e “contar histórias”.

O que é Storytelling

Trata-se de um termo em inglês onde “Story” significa história e “telling” significa contar, ou seja, contar histórias. Quando relacionamos esse termo com o mundo corporativo buscamos, por intermédio de uma narrativa, atrair a atenção do cliente agregando valor a um determinado produto.

Em outras palavras, o Storytelling, ambientado no mundo empresarial, tem o objetivo de atrair clientes em potencial criando conexões que despertem o seu interesse em adquirir o nosso produto. Tudo isso através de uma narrativa bem estruturada e capaz de cativar novos e velhos clientes.

O objetivo é estabelecer um vínculo emocional, estabelecendo assim uma proximidade cada vez mais entre cliente e marca. Boas estratégias de “Storytelling” são responsáveis por gerar excelentes resultados comerciais para uma empresa.

Deste modo eu resolvi separar uma lista com 7 dicas que vão te ajudar a engajar clientes e vender cada vez mais. Tudo para que você se torne um exímio contador de histórias. Vamos lá!

Storytelling – Dicas para engajar e vender mais

1 – Conheça a sua marca e o seu produto

Para contar uma boa história é necessário que você conheça muito bem a sua marca e também o produto, ou produtos, que deseja comercializar.

Afinal de contas, esses recursos são imprescindíveis para a realização de qualquer campanha de marketing. 

Para se contar uma boa história é preciso conhecer muito bem sobre os principais elementos presentes nela, não é mesmo? 

Só assim será possível que o cliente em potencial possa se interessar pela narrativa e, deste modo, estabelecer a conexão necessária para que essa relação se torne cada vez mais estreita. 

2 – Saiba com quem você está falando

Conhecer bem o público alvo, que você deseja atingir, é fundamental para qualquer estratégia que envolva o storytelling.

É evidente que sim, afinal de contas, estamos buscando que a nossa história seja capaz de gerar uma conexão com esse público, portanto é necessário saber com que estamos falando.

Entender quais são as suas principais características, os seus desejos, as suas expectativas, são aspectos que irão fazer total diferença para que você consiga engajar o maior número de clientes.

E não se trata apenas da mensagem, mas também do modo como a mensagem será transmitida. Recursos textuais, audiovisuais, tudo isso faz grande diferença e conhecer bem o público alvo da ação será uma importante aliada no processo de desenvolvimento do storytelling.

3 – Não minta sobre o seu produto

De nada adianta você oferecer uma história incrível e de sucesso, verdadeiramente capaz de gerar vendas, se ela não condiz com a realidade do produto que você está oferecendo.

É necessário que o produto seja exatamente aquilo que você está oferecendo, para que o cliente não seja pego de surpresa. E, se possível, tente superar as expectativas do mesmo, tornando a venda muito mais gratificante.

A autenticidade com o modo que você trabalha lhe trará muitos benefícios associados à credibilidade. Afinal, para a construção de uma grande marca é necessário que a sua imagem, perante os consumidores, seja bem construída e sólida. Nunca entregue menos do que você oferece.

4 – Menos, em determinadas circunstâncias, é mais

Não me entenda mal, de modo algum eu desejo que a sua história seja pobre de narrativa, recursos, estrutura ou qualquer coisa que possa rebaixar o seu nível.

O que eu quero te dizer com essa afirmação é que não devemos perder o foco. Investir demasiadamente em estrutura, ou tempo de narrativa podem se tornar verdadeiros tiros no pé.

Em  contrapartida, uma história mais sucinta, direta ao ponto, bem estruturada e com o foco em cativar o público alvo pode ser capaz de gerar um nível de engajamento muito superior.

Entretanto, tudo estará relacionado com a segunda dica que eu te passei acima. É necessário conhecer muito bem o público que você deseja atingir, ele lhe fornecerá todas as informações que você precisa para que você seja capaz de definir o melhor modo de contar a sua história.

5 – Aproveite de elementos emocionais para gerar uma aproximação

Histórias que mexem com as nossas emoções são bastante chamativas, não é mesmo? Elas são capazes de nos tocar profundamente.

Além disso, trabalhar com as emoções pode nos render a tão desejada conexão com a qual eu mencionei acima. É preciso que o produto, serviço e até mesmo a marca, que desejamos “vender”, mostre também o seu lado humano, capaz de entender e compreender o cliente.

Estabelecer essa conexão fará toda a diferença no modo como as pessoas enxergam a sua empresa.

6 – Não tenha medo de buscar inspirações

Existem inúmeras histórias, baseadas no desenvolvimento de storytelling com o enfoque empresarial, capazes de fornecer ideias verdadeiramente inspiradoras.

Alguns desses exemplos podem ser notados em empresas como:

  • Heineken: Mulheres também curtem futebol
  • Always: Like a Girl
  • AirBnB: Belong Anywhere
  • Dove: Retratos da Beleza
  • ABTA: Pirata, a operadora de quem quer arrumar problemas

Esses são verdadeiros cases de sucesso. 

7 – Concentre-se no passo a passo

Para ficar ainda mais claro como funciona o processo de desenvolvimento de um Storytelling, seria bom conhecer mais a respeito da pessoa responsável por popularizar esse tema – Joseph Campbell.

Foi ele o criador da obra “A Jornada do Herói” Por intermédio dela, Joseph propôs uma série de passos onde, através de seus estudos, ele foi capaz de identificar diversos padrões e características no modo como as histórias eram contadas. 

A partir do entendimento desse conceito podemos reproduzi-los em nosso próprio modo de contar histórias e fazer com que o público que desejamos atingir se torne o verdadeiro herói da nossa história.

E, deste modo, todos viverão felizes e para sempre.

E agora? Ficou mais claro o que significa o termo Storytelling? Deixe nos comentários, logo abaixo, se você tem alguma dúvida ou sugestão. E se você gostou deste artigo e quer me ajudar espalhando esse conhecimento para um maior número de pessoas, compartilhe.

Nos vemos na próxima, um muito obrigado e até logo.