Cada vez mais pessoas estão sendo diagnosticadas com Depressão. Uma doença que não tem sintomas externos, como uma cicatriz ou uma ferida. A ferida ocorre dentro das pessoas, no interior da mente, com pensamentos negativos, atitudes negativas que no decorrer do tempo vão se agravando até chegar a Depressão.
7 formas de superar a Depressão estão abaixo. As dicas servem tanto para pessoas que estão passando por um momento depressivo, fazendo o tratamento com remédios, apoio de psicólogos e coach, mas também funciona – sendo muito importante – para pessoas que querem melhorar sua qualidade de vida. Preventivamente melhorando sua mente, seu bem-estar para que doenças com depressão e pensamentos negativos possam atrapalhar o ser de luz que é você.

É fundamental para poder superar uma etapa de tristeza, de desanimo e sem energia para fazer as coisas, que comece a realizar atividades que te façam sentir algo melhor. Se é verdade que quando se está deprimido não tem vontade, nem acredita que fazer exercícios, fazer atividades que “alimentam” a mente, sejam perda de tempo. Porém a execução de atividades permite aumentar seu nível de energia física e mental, tirar o foco mental dos pensamentos negativos obsessivos, pois quando fazemos atividades que possa ser prazeroso e relaxante, traz outros pensamentos dentro da nossa mente.
A prática consiste em selecionar algumas atividades que antes de entrar em uma crise depressiva, crie dentro de você, de nós interesse pela atividade e uma ilusão. Ilusão para que os pensamentos não sejam apenas negativos, que estes sejam eliminados. Por exemplo, se antes de você ficar deprimido você gostava de praticar algum esporte, agora seria uma boa hora de voltar a praticar, mesmo que seja em menor tempo ou curtas distâncias, se era correr ou andar de bicicleta.

  • Ter Pensamentos Positivos

Essa é a mais praticada e a mais utilizada pelos psicólogos, coaches, entre outros. Consiste em aprender que você pode identificar os pensamentos negativos que eles têm uma característica de aparecer pelo semi-inconsciente. Normalmente aparecem de forma rápida na mente, mas são muito “tóxicos”. Isto significa que os Pensamentos Negativos, mesmo sendo rápidos, eles trazem mudanças no nosso sentimento, na autoestima e no nosso dia a dia. Por exemplo: “Sou estúpido”, “Jamais vou conseguir melhorar”, “todos conseguem, mas eu sou incapaz”.
Uma vez identificado estes Pensamentos Negativos, deve aprender a subtítulos por outros pensamentos que tenham característica realista, lógica, racional e positivo. Por exemplo, o pensamento negativo “sou um estúpido”, pode ser substituído por “Se eu cometer um erro não quer dizer que sou estúpido”. Você substitui o pensamento negativo por outro mais racional e positivo. Para realizar corretamente este movimento, pode escrever os seus pensamentos negativos e ir trocando, substituindo por pensamentos realistas e positivos.

  • Desenvolva sua autoestima

Os psicólogos e coaches, sabem que a autoestima é fundamental para a saúde mental. Fazendo uma comparação, seria como o sistema imunológico resistente para o nosso corpo físico. Com um bom nível de autoestima é muito difícil que ocorra a depressão. A auto estima é aquela, dentro da nossa personalidade, e mente, que nós dá apoio próprio. É o local onde nós nos valorizamos e toleramos nossos próprios defeitos.
A prática fundamental para desenvolver a autoestima consiste na identificação e eliminação dos pensamentos negativos de auto crítica. O maior inimigo de você é você mesmo, particularmente quando te atacar com pensamentos críticos. Uma prática que você pode começar a desenvolver aos poucos, é de aprender a falar sobre você mesmo de maneira respeitosa dando o valor que tem pelo simples fato de ser uma pessoa. De ser você.
Você se tratando bem, falar bem de você mesmo e ter um carinho pela sua pessoa, pela sua alma, é a mesma forma que uma mãe ou um pai passaria carinho, apoio e valorização para o filho. Qual forma você sendo pai ou mãe de você mesmo daria carinho para a sua pessoa? Essa é uma resposta que pode te ajudar a desenvolver sua autoestima.

  • Desenvolva a sua inteligência emocional

Saber aceitar e tolerar os diferentes estados emocionais, ainda que sejam negativos, será uma das melhores vantagens que pode contar na vida. Se tem ansiedade, tristeza, medo ou raiva e você pode “controlar” sem que as emoções te derrubem, será uma pessoa com uma boa capacidade de autocontrole ou também chamada de resiliência. Claro, se sabe que ter tolerância e aceitação das emoções negativas, poderá ter uma maior capacidade de desfrutar das emoções positivas.
No nosso dia a dia. temos algumas dificuldades para reafirmar pontos de vista, aceitar alguns que são contrários aos nossos, e a inteligência emocional aparece nesses momentos, que precisamos viver em sociedade, em comunidade e entender que os outros têm opiniões diferentes. Se a inteligência emocional da pessoa é um pouco menor, menos desenvolvida, irá gerar conflitos e estresse desnecessários. Algo que não é bacana e interessante nem para você e para os outros.

  • Estabelecer Objetivos e resolver problemas

Uma das características típicas da depressão é a perda de interesse por criar e alcançar objetivos. As pessoas sempre necessitam ter metas, sejam elas maiores ou menos. Isto ajuda para prosseguir na vida, ter sonhos e objetivos. Quando se cria objetivos, pequenas metas, a vontade de concluir, de alcançar aquilo que foi pensado e imaginado é um estímulo para criar energia, já que na depressão as pessoas ficam sem muita energia.

Qual o seu maior sonho? Qual a sua meta que você pensou para esta semana? Para este semestre?
A depressão já é um problema, que algumas pessoas não conseguem sair, não conseguem olhar que tem um fim. São meses, anos, vivendo sem felicidade e sem alegria. Talvez o olhar que muitos enxergam é de ver um final para o todo, mas, ela irá passar a cada passo, a cada conquista que é comemorada.
A solução de problemas é um passo para sentir uma pequena mudança e uma pequena transformação na vida. Através de estratégias para solucionar os problemas que ocorre na vida. Isso, se trata de desenvolver a capacidade de saber valorizar adequadamente os prós e os contra, para ter um equilíbrio mental e também conseguir vencer a depressão.

  • Aprender a Relaxar

Uma das técnicas mais ensinadas pelos psicólogos e coach é a meditação. Esta técnica é fundamental para que aprendas a deixar o seu corpo mais leve, tranquilo, desde os músculos, os nervos, chegando até a sua mente. A respiração é um dos “ingredientes” essenciais para que tal feito seja possível. Enquanto você vai prestando atenção na sua respiração, vai passando pensamentos pela sua mente, e com isso, se sente mais tranquilo e calmo.
Estes pensamentos, em caso de depressão, normalmente serão pensamentos negativos, que irá te desagradar, mas a persistência em continuar o processo é importante. O corpo relaxado, faz com que a mente tenha mais tranquilidade, e funcione de forma mais leve.
É possível notar a diferença até mesmo do respirar no dia a dia e quando se sentir mais agitado ou com pensamentos negativos, sem energia. A respiração irá ajudar, junto com a meditação. É o momento mais simples que você entra em comunicação com o seu Eu Interior.

  • Relaxar

PSC

Pode parecer simples falar para uma pessoa com depressão que ela precisa relaxar, ou precisa sair do estado atual que ela se encontra. Infelizmente o desejo que temos em mudar o nosso estado, precisa muito mais do que palavras, precisa de ação. Relaxar é uma atitude, é uma ação também. Deve existir algo que você gosta de fazer, como cozinhar, sair para caminhar, ver filme, ouvir música ou ler. Qual destes é o seu preferido?

Quando estamos em um processo de depressão, ficamos sem energia, sem vontade de fazer coisas que nos dão prazer, mas buscar por estas coisas, por filmes que gostamos e já nos fizeram rir, ou músicas que podemos lembrar momentos alegres da nossa vida, traz mudanças positivas no quadro depressivo. A depressão está na nossa mente, e trabalhando dentro da nossa mente com lembranças e pensamentos positivos é o próprio antídoto dentro do veneno.
Encontrar o caminho para sair deste labirinto que é a Depressão não é algo fácil e rápido. É preciso muito empenho de todos ao redor da pessoa depressiva. Tratamento por meio de remédios, psicólogos e coaches, para que o melhor ocorra e a depressão possa ser vencida
 
Copyright: 613759379 – https://www.shutterstock.com/pt/g/wayhome