Você já ouviu falar no termo Supply Chain? Trata-se de uma área específica da administração de empresas, mais especificamente da logística. Toda vez que você entra em uma loja, solicita um produto, e o vendedor afirma que ele não está disponível, provavelmente há um problema nessa área.

Mas o que exatamente é o supply chain? É o mesmo que logística? Como esse processo funciona? Quais benefícios oferece às empresas? As respostas a todas essas perguntas você vai conferir no artigo a seguir. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

Qual o significado de Supply Chain?

O termo supply chain vem do inglês e pode ser traduzido como “cadeia de suprimentos”. A tradução não ajuda muito, mas o conceito não é difícil de entender. Trata-se de toda a trajetória executada pela empresa, desde a extração da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final.

Isso significa que o supply chain é a área da logística que define e coordena todas as etapas de aquisição de matéria-prima, produção, transporte, armazenagem, estoque, embalagem, venda e entrega ao cliente final, pensando em toda a infraestrutura e no desenho dos processos que interligam essas etapas.

Por ter tanta importância no coração da empresa, é fato que a área de supply chain também oferece apoio a outros setores, como o desenvolvimento de novos produtos no marketing, o aumento da eficiência no atendimento ao cliente e até mesmo a melhora no controle das finanças da organização.

Dessa forma, essa área precisa ter uma visão “macro” dos negócios, entendendo como as diferentes áreas da empresa se relacionam. Da mesma maneira, ela também deve cuidar adequadamente dos contatos externos da organização, como os fornecedores, transportadores, produtores e lojistas, coordenando a logística que une e orienta todos esses agentes.

Supply chain e logística são a mesma coisa?

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Ao ler a definição de supply chain, muitas pessoas ficam com a impressão de ser um sinônimo de logística. De fato, os dois conceitos surgiram como objeto de estudo basicamente ao mesmo tempo, o que leva alguns autores a considerarem o supply chain como parte da logística, enquanto outros consideram a logística uma parte do supply chain.

A área de logística se preocupa especialmente em organizar o transporte e a distribuição dos materiais e produtos na empresa e na entrega ao consumidor. Nesse sentido, são feitos esforços para administrar os custos, garantir o cumprimento dos prazos e organizar os estoques e a armazenagem, de modo que nenhum produto estrague ou seja danificado.

A visão mais comumente aceita é a de que a área de supply chain é maior do que a logística, abrigando-a dentro de si. Essa cadeia de suprimentos tem uma visão mais ampla, focando não apenas em orquestrar todos esses processos, mas planejando-os estrategicamente, de modo a beneficiar as finanças da empresa e a própria satisfação do cliente.

Resumidamente, a logística viabiliza um bom supply chain, que tem essa visão ampla, refletindo sobre as melhores maneiras de produzir, de transportar e de satisfazer o cliente, considerando também a saúde financeira da organização.

Como esse processo funciona?

Todo produto tem um ciclo de vida, de modo que todo lojista precisa compreendê-lo para ter um bom desempenho em vendas. Há épocas do ano em que esse produto é mais procurado? Quais são os melhores fornecedores de matéria-prima? Qual a melhor maneira de transportar esse produto? Ele é solicitado sob encomenda ou tem uma saída contínua?

Todos esses questionamentos revelam que cada produto é único, o que indica que a sua trajetória até o consumidor final também será. A missão do supply chain é justamente decifrar os melhores caminhos para garantir que o produto seja entregue em segurança e no prazo prometido ao cliente, dentro das possibilidades financeiras da organização.

Por isso, os funcionários dessa área precisam acompanhar adequadamente todo o caminho percorrido pelo produto, de modo a identificar possíveis falhas no trajeto e prontamente oferecer soluções. Trata-se de um processo de melhoramento contínuo para a satisfação total do cliente.

Esse trajeto pode variar, dependendo do porte, do modelo de negócios e do próprio segmento da organização. Contudo, o mais comum é que a área de supply chain contemple:

  • O estudo e a previsão de oferta e demanda para planejar as compras;
  • O orçamento junto aos fornecedores de produtos e matérias-primas;
  • A fabricação e a embalagem do produto;
  • O estoque e a armazenagem dos itens;
  • A distribuição aos lojistas, a venda e a entrega ao consumidor final;
  • O sistema de devolução e trocas, caso o cliente deseje e tenha direito;
  • A obtenção de feedbacks de todos os envolvidos, incluindo o consumidor final, para a promoção de melhorias contínuas.

Quais benefícios o supply chain oferece às empresas?

A adequada condução de todos os processos acima permite que a empresa satisfaça plenamente os seus consumidores. Além disso, possibilita que haja uma ótima relação com todos os seus stakeholders e que a organização administre com eficiência as suas finanças em cada etapa. Confira algumas das principais vantagens da cadeia de suprimentos às empresas.

1. Melhoria contínua na prestação de serviços

Quando o supply chain é conduzido com base na análise de dados e em previsões realistas, a empresa garante que os seus estoques estarão sempre abastecidos com quantidades apropriadas de cada produto, sem que venham a faltar, mas também sem que fiquem “encalhados”. Isso garante a satisfação do cliente e a entrega do produto solicitado dentro do prazo. Dessa forma, a empresa fica bem-vista por seus fornecedores e parceiros de negócios, bem como pelo público em geral.

2. Diminuição de custos

Outra vantagem fundamental da cadeia de suprimentos é o cuidado com o produto, desde a obtenção de matéria-prima junto a fornecedores responsáveis, passando pela armazenagem, embalagem e transporte dos produtos. Em todos esses processos, é preciso que haja segurança e planejamento estratégico, evitando, por exemplo, a ocupação de espaços desnecessários nos estoques e as perdas de produtos por avarias ou por terem ultrapassado a data de validade. Isso reduz muitos custos.

3. Aumento nos lucros

Se os objetivos do supply chain são satisfazer o consumidor, evitar o desperdício de materiais e conduzir cada etapa do processo pelo melhor custo-benefício, naturalmente haverá aquela consequência que qualquer empresário deseja: o lucro. Por isso, os colaboradores da área devem ser excelentes analistas e negociadores junto aos fornecedores e demais parceiros de negócios. Preços competitivos devem ser acompanhados de materiais de qualidade e respeito aos prazos, o que representa mais vendas e mais satisfação aos consumidores.

Como você perceber, a área de supply chain é extremamente importante, justamente porque atua no coração da empresa e porque conduz o relacionamento dos departamentos da organização e desta com os seus parceiros e fornecedores. Cuidar adequadamente dessa área significa investir na satisfação do público e na própria saúde financeira da empresa.

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