Sabe quando você chega ao fim do dia com a sensação de que não fez nem a metade do que deveria ter feito? Ou quando você planeja as tarefas diárias, mas sente que toda a sua energia vai embora logo na primeira delas? De fato, a produtividade é uma questão delicada e que atrai os interesses das pessoas desde muito tempo atrás.

Diversas técnicas de produtividade já foram desenvolvidas ao longo do tempo, e a técnica pomodoro é uma das mais vantajosas e conhecidas em todo o mundo. Por isso, para você que deseja ter dias mais produtivos, com energia e capacidade de dar conta de tudo aquilo que você precisa fazer, mas sem ficar física e emocionalmente esgotado, a técnica pomodoro pode ser de grande auxílio. Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o que é e como pode ser aplicada essa técnica!

O que é a Técnica Pomodoro?

Um jovem italiano chamado Francesco Cirillo sofria de uma grande falta de concentração sempre que precisava estudar. Um dia, ele pegou na cozinha da sua casa um temporizador em forma de tomate (tomate em italiano é “pomodoro”) para que pudesse contar os minutos em que conseguia dedicar-se aos estudos sem distrações. Assim nasceu a técnica pomodoro para produtividade!

Cirillo teve essa ideia em seus primeiros anos como universitário, na década de 1980. Apresentou-a a outras pessoas, de modo que ela começou a se popularizar. Hoje em dia, ela é bastante utilizada por profissionais e estudantes em vários lugares do mundo. Existem até mesmo aplicativos de celular e vídeos no YouTube que permitem que as pessoas façam uso do método pomodoro.

Como funciona essa técnica?

A técnica é bem simples e, hoje em dia, faz sucesso entre trabalhadores e estudantes. Basta que o indivíduo, com o auxílio de um cronômetro, alterne períodos de 25 minutos em que ele se dedica plenamente à sua atividade com 5 minutos de descanso. Ao final de quatro desses ciclos, ele pode fazer uma pausa maior, de 15 minutos, para recuperar as energias. A ideia é que o ato de intercalar as atividades com breves momentos de descanso favorece a produtividade.

Por exemplo, se você precisar redigir um extenso relatório, deve organizá-lo da seguinte maneira:

  • 8h às 8h25: trabalho
  • 8h25 às 8h30: pausa simples (5 minutos)
  • 8h30 às 8h55: trabalho
  • 8h55 às 9h: pausa simples (5 minutos)
  • 9h às 9h25: trabalho
  • 9h25 às 9h30: pausa simples (5 minutos)
  • 9h30 às 9h55: trabalho
  • 9h55 às 10h10: pausa prolongada (15 minutos).

Como agir no período produtivo e no período de descanso?

PSC

O período produtivo é aquele em que você deve dedicar-se totalmente àquilo que precisa fazer. Isso não inclui conversas paralelas, tomar café, ir ao banheiro (salvo em caso de emergência) ou checar as redes sociais. No exemplo acima, os períodos de 25 minutos são produtivos, ou seja, são os momentos em que o funcionário deve dedicar-se plenamente à redação do relatório.

Já durante as pausas, o trabalhador pode checar as redes sociais, acessar sites não relacionados ao trabalho, tomar um cafezinho, ir ao banheiro, enfim descansar a mente daquele período produtivo. Isso permite que ele recupere as energias e aumente a sua agilidade. Essas medidas de tempo são sugestões oferecidas pelo método tradicional, mas você pode analisar os intervalos de tempo que sejam mais benéficos para você e fazer algumas adaptações.

4 benefícios extraordinários da técnica pomodoro

Agora que você já compreende como essa técnica deve ser posta em prática, é hora de conhecer as vantagens que ela proporciona, não é mesmo? Confira as 4 principais delas na sequência!

1. Planejamento e organização

Antes de efetivamente iniciar a utilização do cronômetro, planeje o seu dia. Faça uma lista com todas as atividades que você precisa fazer e tente estimar o tempo que você precisará para concluí-las. A técnica pomodoro permitirá que você verifique se o planejamento que você faz é realista e eficaz.

Além disso, tendo em mente que você vai utilizar uma técnica de produtividade, você automaticamente assumirá um compromisso consigo mesmo, o que fará com que você se dedique com mais energia e se afaste de tudo aquilo que tem potencial para distraí-lo. O simples ato de empregar um método de produtividade atua como um fator motivacional.

2. Redução da ansiedade e da desconcentração

Uma das grandes vantagens da técnica pomodoro é definir períodos produtivos e períodos de descontração. Ao respeitar esses períodos, o indivíduo dificilmente vai cair na tentação de checar as notificações das suas redes sociais, interrompendo o trabalho que estava executando.

Ao saber que em alguns minutos ele terá uma pausa, isso o motivará a continuar focado no trabalho, sem interrompê-lo e sem se distrair com tanta facilidade. No entanto, quando ficamos muito tempo sem fazer pausas em nossas atividades, o corpo e a mente começam a ficar cansados — o que é um gatilho para a distração, que a técnica pomodoro afasta.

3. Administração eficaz do tempo e das prioridades

Em longo prazo, o uso da técnica pomodoro fará com que você identifique quanto tempo você costumava perder com distrações e atividades de pouca ou nenhuma importância. Além disso, a prática permitirá que você faça estimativas mais precisas quanto ao tempo que você leva para realizar as suas tarefas.

A identificação mais clara de distrações e interrupções possibilita que a pessoa entenda quais atividades são prioridades e quais devem ser deixadas para depois. O resultado de tudo isso é você chegando ao fim do dia mais feliz, pois deu conta do que tinha que fazer e ainda aproveitou adequadamente os períodos de descanso.

4. Combate ao esgotamento físico e mental

Por falar em períodos de descanso, uma das coisas que a técnica pomodoro nos ensina é que eles são tão fundamentais à produtividade das pessoas quanto o próprio período produtivo.

Existem estudantes e trabalhadores que afirmam que conseguem se dedicar continuamente por 10h ou 12h por dia a uma mesma tarefa. Talvez eles até consigam, mas será que isso é sustentável, ou seja, que esse estilo de trabalho poderá se estender por muito tempo? A verdade é que uma hora a conta chega, sendo que longos períodos produtivos sem pausas geram esgotamento físico e mental, o que é um problema de saúde grave. A técnica pomodoro evita que isso ocorra!

A técnica pomodoro, portanto, é uma popular e bem-avaliada técnica de gestão do tempo e de aumento da produtividade, podendo ser utilizada por qualquer pessoa em qualquer contexto de atividades importantes, como o trabalho e os estudos. Por meio dela, as pessoas conseguem fazer mais em menos tempo, sem esgotarem-se física e emocionalmente. A saúde agradece!

E você, querida pessoa, já conhecia a técnica pomodoro? O que pensa a respeito dela? Conhece algum outro método de administração do tempo e de gestão da produtividade? Então, deixe as respostas aqui embaixo. Estamos curiosos para lê-las! Além disso, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais, com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se beneficiar destas informações?