Como parte da psicologia social, a Teoria de Atribuição explica as causas das pessoas atribuírem os comportamentos próprios ou de outras pessoas a fatores externos. O pensamento começou com Fritz Heider (1896-1988), considerado o pai da ideia. Porém, ao longo dos anos, outros profissionais europeus e norte americanos do ramo se juntaram à sua filosofia e continuaram os estudos. São eles: Harold Kelley (1921-2003), Edward E. Jones (1893-1982) e Lee Ross (nascido em 1971). 

Todos esses estudiosos se dedicaram a mostrar como o comportamento humano é motivado, principalmente, por dois fatores. Um, é o fator interno que remete a todas as atitudes executadas por meio da nossa própria vontade e controle. O outro é o fator externo, que representa a atitude estimulada ou incitada por alguém ou alguma determinada situação. Com isso em mente, a teoria explica que as causas e razões dos comportamentos tem base em três aspectos principais. Conheça mais sobre cada um deles: 

  • Distintividade: os indivíduos primeiro avaliam as atitudes para depois explicar se eles foram causados por fatores internos ou externos. 
  • Consenso: trata-se de um comportamento consensual, ou seja, a compreensão geral das atitudes comuns definidos como interno ou externo. Neste sentido, se todos tiveram uma atitude ou ação semelhante, o consenso diz que a motivação foi externa, já se somente um único indivíduo teve um determinado comportamento, diz-se que a motivação é interna. 
  • Consistência: este aspecto visa avaliar e analisar o comportamento dos indivíduos para verificar se são consistentes ou não. 

Para continuar aprendendo mais a respeito da Teoria da Atribuição é só continuar lendo o artigo! 

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Quais são as causas de atribuições 

Agora, que você já conhece mais sobre a Teoria de Atribuição, é hora de se aprofundar no estudo e entender quais são as causas das atribuições. Confira: 

  • Locus de controle: isso pode acontecer com fatores internos ou externos. Por exemplo, quando alguém só consegue dar responsabilidade às suas falhas na vida como um todo, às suas competências pessoais. 
  • Estabilidade: esse é o ponto em que as pessoas avaliam determinado comportamento por conta de certo período da vida. Por exemplo, quando alguém não consegue um salário maior, pois não consegue crescer na carreira. 
  • Controlabilidade: esse ponto acontece quando as pessoas atribuem o não cumprimento de algo por causa de um fator externo. Ou ainda quando, por conta da baixa autoestima, atribui a culpa a si mesmo. 

Teoria da atribuição na formação de líderes 

Segundo a Teoria da Atribuição, a classificação de uma determinada pessoa como gestor depende exclusivamente de uma equipe, um grupo de pessoas ou um time para que ele possa exercer tal cargo. Ou seja, não é um processo individual, pelo contrário, a imagem do líder deve, obrigatoriamente, ser aprovada por sua equipe. 

Quer um exemplo de como isso funciona na prática? No caso de uma democracia como a brasileira, a escolha de um presidente, por exemplo, deve passar pela votação e o consenso da maioria, que deve escolher entre diversas opções a imagem que melhor lhes representa enquanto líder de uma nação.  

PSC

Esse processo também acontece nas empresas, só que, na maioria dos casos, não há uma votação, e sim, um consenso da diretoria. Para que um líder exerça o seu papel, é necessário que os demais profissionais aprovem sua imagem e comportamentos assertivos e, ainda, aceitem a submissão deste profissional que será classificado como líder de um grupo. 

Neste sentido, o conjunto de percepções individuais e coletivas do grupo é que vai resultar no consenso geral de uma pessoa como líder. Isso significa que para que um indivíduo seja um gestor, por exemplo, ele precisa se colocar no lugar de seus subordinados para compreender o sistema e o ambiente sob a ótica de quem ele comandará. 

Assim, o colaborador com o novo cargo de gestão pode construir o seu papel com o aval e aprovação do grupo fortificando o seu laço com a equipe e exercendo sua gestão de forma participativa e coerente. 

Com a situação da vida real, ficou mais fácil de entender a Teoria de Atribuição? O interessante desse tipo de estudo é quando conseguimos aplicar ao nosso dia a dia, mesclando o teórico com a prática. Assim, você consegue evoluir o lado intelectual ao mesmo tempo em que também progride com a parte mecânica das atividades diárias.  

Como desempenha um bom papel na liderança 

Neste artigo você leu bastante sobre o exemplo do líder para a aplicação da Teoria da Atribuição. Agora, é essencial que você compreenda um pouco mais o papel da liderança. O profissional que está neste cargo tem o dever de zelar pela sua equipe, assim como pelos objetivos da empresa.  

Para chegar a esse nível, é preciso envolver diversos fatores, tais como: um bom recrutamento de colaboradores; um gerenciamento de tarefas organizado e bem planejado; uso contínuo de feedback; exercício de atividades que visem a saúde financeira da empresa; administração empática dos funcionários e assim por diante. Enfim, são características que se desenvolvem ao longo do tempo, de acordo com a necessidade.  

O coaching é um método que pode ajudar você que está buscando pelo amadurecimento profissional e transformação em líder. O método possui técnicas efetivas que ajudam você a buscar o seu potencial infinito e a usa-lo diariamente na execução das suas tarefas e até na deleção de atividades para os outros.  

Durante as sessões, você trabalha com questões relacionadas à sua confiança em si mesmo, assim como o autoconhecimento, autodesenvolvimento e a inteligência emocional. Ou seja, são pontos essenciais para que você seja um líder que inspira e ensina por meio de exemplos. Além disso, o método também ensina sobre identificação de comportamentos; tomada ágil de decisão, constante evolução e a capacidade de olhar para a mesma situação com mais de um ponto de vista.

Gostou deste artigo? Então se lembre de compartilhar estes poderosos conhecimentos em suas redes sociais. Assim, mais pessoas podem conferir o que você está aprendendo e se inspirarem para obter mais sabedoria como essa também!

Copyright:  https://www.shutterstock.com/