O que é empreender? Qual o significado desta palavra para quem decide fazer isso? Empreender é algo fascinante, fonte de realização profissional e pessoal, algo que pode fazer a diferença na vida das pessoas, ajudando-as a resolver um problema, alcançar uma solução, contribuir e agregar positivamente com o mundo. Será que empreender pode ser uma opção interessante para quem busca por realização?

Quando as portas de uma carreira bem-sucedida parecem estar fechadas, empreender pode ser a chave que vai desbloquear oportunidades. Encontrar satisfação e felicidade no âmbito profissional é o desejo de muitas pessoas. Mas enquanto algumas buscam emprego, outras constroem uma carreira. E uma coisa é bem diferente da outra.

Emprego é uma atividade remunerada que nos dá o suficiente para sobrevivência. Pode ser um bom emprego, pode trazer satisfação a curto prazo, mas a carreira, essa sim é a fonte de realização. Carreira é o caminho profissional de uma vida, a resposta à nossa missão e à nossa paixão.

Trocar de emprego, buscar algo que esteja mais alinhado com nosso propósito de vida não significa necessariamente mudar de carreira. Nem mesmo empreender significa mudar de carreira, empreender pode ser exatamente nossa melhor opção de carreira.

Mas que fique claro: empreender não é abrir uma empresa. Isso é se tornar empresário. Empreender é construir um padrão de pensamento e uma atitude de ação, inovação e ousadia. Qualquer pessoa é capaz de empreender, onde quer que esteja, independente do trabalho que faça, inclusive dentro do próprio emprego.

Empreender está no nosso DNA. Há milhares de anos, nossos ancestrais, por necessidade, inquietude e curiosidade transformaram completamente a forma de viver. Há 1,8 milhões de anos, o homo erectus descobriu que se esfregasse uma pedra na outra, ele conseguiria fazer uma faísca, que colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo. Isso é empreender.

Hoje, estamos em outro nível de evolução e complexidade. Não precisamos mais inventar o fogo, mas precisamos nos reinventar constantemente. E para isso temos uma ferramenta e uma vantagem extraordinária: CONHECIMENTO! Além do desejo e comprometimento é preciso estar munido de conhecimento e informações. Empreender tem a ver, especialmente, com a construção de um novo padrão de pensamento.

PSC

A decisão e o desejo de empreender vem da vontade e determinação em realizar; usando as próprias competências e habilidades, assim como de outras pessoas que compartilham de um mesmo propósito, para criar algo novo. Empreender tem a ver com a busca da realização de sonhos e objetivos. Para isso é preciso muita dedicação, resiliência, esforço, aprender a lidar melhor com as incertezas e correr riscos.

Sim, os riscos existem, seja qual for a sua decisão de carreira. Mas se esse é realmente seu sonho, se acredita que pode fazer a diferença com suas ideias, criatividade e soluções e está preparado para os obstáculos inerentes a essa atividade, tudo no final valerá a pena.

Certamente sentir-se mais feliz com o trabalho e a carreira são fundamentais para uma vida mais prazerosa e completa. Não abrir as portas de uma carreira bem-sucedida pode ter um resultado desfavorável para outras áreas da vida, que acabam sendo impactadas.

Empreender é inovar, pensar em algo novo, tomar uma nova atitude. Mas também significa acordar de manhã disposto a começar mais um dia e cumprir todas as atividades com eficiência. Significa encontrar algo que possa mudar ou fazer diferente para encontrar mais satisfação e realização em vez de fazer sempre a mesma coisa e esperar que algo mude.

Encontrar a felicidade e satisfação no âmbito profissional é o desejo de muitos e uma necessidade, mas nem sempre é algo simples. Isso porque estar realmente satisfeito e feliz com sua carreira não tem a ver somente com dinheiro, com uma boa remuneração ou mesmo o reconhecimento social, de outras pessoas, sobre sua profissão. Esses são fatores interessantes e relevantes, mas quando falta paixão por aquilo que se faz é como se nada fizesse sentido.

É comum ver pessoas cada vez mais estressadas com sua vida profissional, trabalhando muito, mas não recebendo o reconhecimento financeiro e o sucesso esperados e merecidos. O esgotamento, a frustração, podem atrapalhar que tenhamos mais foco e motivação para encontrar as soluções, administrar melhor as emoções, lidar com os problemas e pressões, gerenciar melhor o tempo, as demandas e prioridades. Isso compromete a alta performance.

Talvez a porta do sucesso no trabalho e no encaminhamento da carreira esteja em uma mudança de atitude, em conseguir gerir todos esses aspectos com mais assertividade e qualidade. Depende também da reflexão daquilo que realmente se deseja fazer, de buscar um novo propósito, motivação e inspiração.

Pare por um momento e reflita: você se sente feliz com suas escolhas profissionais? Há propósito nas pequenas atividades do dia a dia? Sua rotina é maçante ou estressante? Vale a pena continuar fazendo o que faz ou é hora de mudar? Como você pode fazer para melhorar a situação: aprender novas habilidades? Se especializar no que faz ou mudar de carreira? Empreender dentro do local de trabalho ou buscar outra oportunidade no mercado?

Muitas vezes reclamamos de falta de oportunidade, mas na verdade, investimos tempo, dinheiro e energia na oportunidade errada, que não tem conexão com nosso propósito e nenhum significado profundo. As oportunidades certas estão nas nossas paixões.

As respostas estão dentro de você. Conhecendo a si mesmo, se comprometendo com a ação, com organização e planejamento; sabendo e se inspirando no que te motiva, trabalhando com paixão e agarrando as oportunidades certas você muda até os cenários mais desfavoráveis a seu favor.

A terceira chave para uma vida nova trata-se disso, de desbloquear a oportunidade certa, o que é preciso para empreender e ter mais sucesso. Abre a porta para os melhores caminhos, para uma carreira repleta de êxitos, para o conhecimento, reflexões, teorias, ferramentas e metodologias que se propõe a nos desafiar, dar respaldo para a carreira, nos fazer pensar sobre nossas ações e contribuir para nossa evolução e, principalmente, reinvenção.

Nada depende da sorte; todo sucesso requer muito trabalho e determinação. O que estou te oferecendo é a chave para destrancar sua mente e permitir que os desejos se tornem realidade. Basta que esteja preparado, animado e curioso para receber e virar a chave, empreender e transformar sua carreira.

A terceira chave – Empreender e ter uma carreira de sucesso é a proposta de identificação do que está comprometendo e impedindo seu avanço nessa área fundamental; vai abrir as portas e mostrar os padrões mentais, escolhas e falta de conhecimentos que estão bloqueando as oportunidades de crescimento e evolução para quem quer empreender.

Se comprometer verdadeiramente e gire a chave para uma mudança de mentalidade, de atitudes e comportamentos para construir uma vida profissional muito mais satisfatória, feliz e repleta de propósito, para te ajudar a alcançar seus sonhos e a vida que deseja e merece.