O ser humano está a todo o momento se comunicando, o que pode acontecer da forma tradicional, por meio da fala, ou por meio dos sinais que estão além das palavras. O nosso corpo fala e sempre expressa sentimentos que estão contidos dentro de nós. 

A forma como um indivíduo cumprimenta outro, por exemplo, pode dizer muito sobre ele e as suas emoções no momento. Por isso, neste artigo, falaremos a respeito dos tipos de aperto de mão e como entender cada um deles. Continue a leitura e saiba mais sobre esse gesto tão corriqueiro, mas tão cheio de significados!

O significado do aperto de mão

Utilizamos o aperto de mão como uma forma de cumprimento, mas também para selar acordos. No Egito antigo, esse gesto simbolizava a passagem de poder de um deus para um ser humano. Entretanto, historiadores afirmam que essa forma de saudação já existia desde o início da humanidade e era utilizada entre as civilizações para selar a paz entre os membros de tribos rivais. Como eles costumavam andar armados, o ato de estender a mão vazia simbolizava a confiança de que não haveria ataques.

Atualmente, o aperto de mão não é utilizado apenas para colocar um fim em conflitos, mas também como uma forma de cumprimento entre pessoas que não têm tanta intimidade para se abraçarem, por exemplo. Pode-se dizer que é o tipo de saudação mais comum no universo corporativo e é usado em diversas situações. 

Uma curiosidade sobre o assunto é que, no dia 21 de junho, é comemorado o dia internacional do aperto de mão, uma data que tem como objetivo estreitar os laços de respeito e cordialidade entre as pessoas.

Tipos de aperto de mão e o que significam

Como citamos no início do artigo, o corpo fala, e nós podemos conhecer melhor outras pessoas observando a forma como elas se movimentam. Veja a seguir quais são os tipos mais comuns de aperto de mão e entenda os seus significados.

Com as palmas das mãos suadas

O suor nas mãos pode ocorrer por diversos motivos, incluindo um descontrole das glândulas sudoríparas, como em um dia quente. Entretanto, em muitos casos, o indivíduo com as mãos suadas está se sentindo nervoso com aquela situação. É bastante comum que esse tipo de aperto de mão aconteça com pessoas que são entrevistadas em um processo seletivo para um emprego ou que estão tensas e preocupadas com alguma situação.

Frouxo

PSC

Trata-se de um tipo de aperto de mão sem firmeza, em que o toque quase não é sentido pelo outro. Esse gesto pode ser sinônimo de baixa autoestima e insegurança. Também pode ser entendido como antipatia ou falta de interesse em entrar em contato com a outra pessoa.

Excessivamente Forte

Pessoas que apertam as mãos do outro com excesso de vigor e, em seguida, soltam de forma rápida, querem demonstrar que estão tentando controlar a situação. Elas podem estar nervosas ou ter um temperamento naturalmente controlador. É importante ficar cauteloso para não machucar o outro nesse tipo de cumprimento.

Com as duas mãos

Esse tipo de cumprimento, em que a mão esquerda também é utilizada, significa que se quer passar a sensação de aconchego, simpatia e confiança. Entretanto, existe um detalhe que deve ser observado: se a mão esquerda ficar sobre as outras mãos, trata-se de um aperto de mão sincero. No entanto, se a mão vai até o seu pulso, braços ou cotovelo, essa pessoa está tentando obter algo de você.

Com puxão

Nesse caso, você sente a sua mão sendo puxada ou fortemente guiada, o que pode ser em direção a uma cadeira ou outra área do local em que os envolvidos estiverem. As pessoas que fazem isso são controladoras e estão tentando dominar você. Esse puxão pode ser visto também como falta de respeito e excesso de emoção.

Com movimento horizontal

O aperto de mão em que a pessoa faz movimentos na horizontal, balançando as mãos, demonstra um grande entusiasmo ao encontrar a outra pessoa. Trata-se de um indivíduo amigável e que deseja compartilhar a sua energia positiva.

Nos dedos

Quando alguém segura apenas os seus dedos e não a sua mão inteira ao cumprimentá-lo, é sinal de que deseja mantê-lo distante, talvez por insegurança. Se essa pessoa apertar os seus dedos, pode ser um sinal de demonstração de poder, mas também com o objetivo de manter certa distância. Já aquele que oferece as pontas dos dedos para que você aperte demonstra que é um indivíduo despreocupado e que não gosta de estar no controle das situações.

“Esmagador de ossos”

Essa é uma forma de cumprimento utilizada para intimidar e demonstrar que se tem controle sobre a situação. Vai muito além de um aperto de mão firme tradicional e pode causar até mesmo dor com a força empregada. Entre amigos, pode ser uma brincadeira, mas, fora desse contexto, indica intimidação.

Rápido

Trata-se de um cumprimento que não dura mais do que alguns segundos. Quem age dessa forma demonstra que está apressado e que gosta de conversar objetivas e de ir direto ao ponto. Esse comportamento se estende à sua forma de ser, sempre com foco na ação.

Na horizontal

Nesse caso, ao invés de manter a mão em uma posição vertical, a pessoa segura a sua na horizontal, mantendo a dela por cima. Isso significa que ela se sente superior a você. Nos casos em que a mão é posicionada embaixo, pode ser um sinal de submissão.

Com o braço estendido

Enquanto essa pessoa aperta a sua mão, ela estende o braço para que você não chegue perto dela. Essa é uma demonstração de que ela precisa de espaço e prefere que você não se aproxime. Se quiser uma aproximação, dê o espaço físico e emocional que ela está pedindo. Pode indicar medo ou insegurança.

“Soquinho”

Por fim, essa é uma versão mais recente do aperto de mão, em que as duas pessoas fecham os punhos e dão um leve “soquinho”. Trata-se de uma saudação informal, que demonstra amizade e informalidade. Assim, ela é indicada apenas para ambientes descontraídos, quando se está entre amigos.

O aperto de mão ideal

Para transmitir uma boa impressão, existe uma forma ideal de cumprimentar. Ela consiste, basicamente, em estender o braço a uma distância razoável do corpo e apertar a mão da outra pessoa com firmeza, mas sem exagerar, durante cerca de pelo menos dois segundos. Enquanto isso, sorria, faça contato visual e verbalize um cumprimento. Agindo dessa forma, você comunicará uma imagem positiva e educada, sem se expor ou exagerar.

Como você pode ver, são muitas as informações que podemos perceber sobre outras pessoas por meio de um simples cumprimento, que é o aperto de mão. A nossa forma de apertar a mão do outro também diz muito sobre o nosso momento e o que pensamos do outro. 

Diante disso, saber ouvir e entender o que o corpo diz pode ser muito útil para agir de forma mais eficaz em cada situação. Além do mais, essas dicas também podem ajudá-lo a cumprimentar as pessoas de forma mais adequada, de acordo com o ambiente e com as suas intenções. Fica a dica!

E você, ser de luz, de que forma conduz os seus apertos de mão? Eles são diferentes na sua vida pessoal, em relação à vida profissional? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Copyright: 690657169 – https://www.shutterstock.com/pt/g/unikyluckk