Assim como uma criança comete erros comuns de pronúncia até aprender a falar as palavras corretamente, todos nós falhamos em algum momento da vida, porque, assim como os pequeninos, também somos aprendizes. Todo mundo erra porque é errando que se aprende e adquirir essa consciência é fundamental para que não julgue as outras pessoas e, principalmente, não se cobre demais. Obviamente, é importante ter sempre a intenção positiva de acertar, mas, também, a leveza de assumir quando falhar para aprender com a situação e seguir em frente.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

Por Que Todo Mundo Erra?

A vida humana acontece através de etapas, dessa forma, um embrião se desenvolve até se transformar em bebê, nascer, crescer, se desenvolver e chegar à maturidade. Cada uma dessas fases é marcada por aprendizados e descobertas, é como se vivêssemos várias vidas dentro de uma só. Para o bebê, por exemplo, tudo é novo, ele precisa descobrir o mundo, entender quem ele é, aprender a andar, falar, e, nesse percurso, certamente irá falhar e recomeçar até conseguir atingir seus objetivos.

Quando se tornam adolescentes, e depois adultos, muitos indivíduos se esquecem do que viveram na primeira infância e passam a ter aversão aos erros, fazendo deles motivos de vergonha. A verdade é que cada fase da vida é diferente uma da outra e, assim como os bebês, todos podemos levar tombos, mesmo que de forma metafórica, e isso não nos torna inferiores. Não há desenvolvimento sem erros e admiti-los é fundamental para se possa, de fato, aprender com eles e evoluir.

O Lado Positivo de Cometer Erros

Ter a intenção de acertar ao agir é essencial, contudo, saber enxergar o lado positivo dos erros te levará a ter uma visão mais construtiva em relação à vida e a si mesmo. Para te ajudar nessa missão, veja quais são os principais pontos positivos dos erros e reflita a respeito de cada um deles.

  • Poder enxergar a situação através de uma visão diferente;
  • Aprender mais a respeito do próprio comportamento e de outras pessoas;
  • Lembrar a importância de ter humildade para reconhecer que errou;
  • Identificar pontos do seu comportamento que podem ser aperfeiçoados;
  • Ser o início de uma mudança no comportamento e na vida de uma forma geral;
  • Repensar a respeito dos seus valores e prioridades;
  • Enxergar algo que insistia em não ver, mesmo que outras pessoas tenham tentado te alertar;
  • Recomeçar e seguir um novo caminho, descobrindo outras possibilidades;
  • Um aviso para que consiga agir a tempo de evitar problemas maiores;
  • Aprender a importância do perdão em relação a si e aos outros.

Atitudes Essenciais Para Aprender Com os Erros e Evoluir

Só porque você cometeu um erro ou tomou uma decisão de forma imprudente não significa que sua vida acabou. Aprender com os erros é uma das atitudes mais inteligentes que você pode tomar, pois essa é uma ótima maneira de ressignificar as experiências que, em um primeiro momento, podem ter sido ruins e transformá-las em algo construtivo. Confira, a seguir, as cinco atitudes essenciais para adotar essa postura e ir além!

1 – Assumir a Responsabilidade

PSC

Quando você comete erros, costuma assumir a sua responsabilidade ou tenta encontrar culpados? Entender que o único responsável pelas suas ações é você mesmo é fundamental para que consiga aprender com os erros e evitar que eles se transformem em sentimento de culpa. Nesse sentido, se você se deixou levar pela raiva em qualquer situação e fez algo do qual se arrependeu, assuma e peça desculpas. Usar como justificativa o fato de que alguém te tirou a paciência é o mesmo que se colocar como vítima e esse caminho não é o mesmo que irá te levar ao aprendizado.

2 – Pedir Perdão e Se Perdoar

O perdão é uma atitude poderosa que faz com que uma pessoa se livre de sentimentos ruins de mágoa e possa abrir espaço para emoções positivas e que agreguem em sua vida. Portanto, quando cometer um erro que possa ter prejudicado alguém, não hesite em pedir desculpas. Mas, além de pedir, é fundamental que também se perdoe e evite se culpar. Entenda a diferença entre responsabilidade e culpa, pois a primeira te leva a agir e tentar consertar o que aconteceu, enquanto a segunda te prende ao passado e não te leva a lugar algum.

3 – Repensar o Erro

Refletir a respeito do ocorrido é muito importante para aprender com aquela situação e evitar que ela se repita. Dessa forma, pense em quais foram às razões que te levaram a agir de tal maneira e quais eram as outras opções que tinha. Essa reflexão irá te trazer muitas respostas, mas, para que seja verdadeiramente eficaz, é fundamental que seja feita de forma racional, sem se culpar. Entenda que o passado não pode ser alterado e que sua única função é nos oferecer lições e aprendizado.

4 – Colocar o Aprendizado em Prática

Depois de refletir a respeito do erro cometido, chega o momento de colocar o aprendizado em prática, realizando as mudanças necessárias em seu comportamento ou pensamento para evitar que ele se repita. Nesse sentido, se foi tomado por um sentimento de raiva, como o exemplo dado no primeiro item, é importante que entenda as razões por ter se descontrolado e se esforce para aprender a agir de forma diferente. Através do autoconhecimento é possível descobrir todos os seus pontos de melhoria e, assim, se potencializar cada vez mais.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

5 – Entender Que é Humano

Por fim, a última atitude essencial para aprender com os erros é assumir a sua condição de ser humano que, por natureza, é falho. Adotar esse mindset não fará de você um fracassado, e sim te ajudará a evoluir para se tornar um grande vencedor. Acredite, as pessoas mais bem-sucedidas que você conhece já cometeram muitos erros, mas, ao invés de se sentirem inferiores, utilizaram cada experiência para aprender e recomeçar.

Ao invés de se cobrar perfeição e não querer errar jamais, escolha seguir por um caminho possível e que, realmente, irá te ajudar a amadurecer em diversos aspectos e evoluir como ser humano. Entender que os erros fazem parte do crescimento irá possibilitar que os utilize ao seu favor e não contra você. Portanto, deixe os julgamentos de lado e escolha o aprendizado e ouse ir além.

 

Copyright: 138833078 – https://www.shutterstock.com/pt/g/mybaitshop