Empreendedores de sucesso já nasceram com esse dom. Aliás, geralmente vieram de famílias empreendedoras muito bem-sucedidas que apenas repassaram todos os conhecimentos necessários para empreender. Cresceram nesse meio, estudaram e jamais tiveram outro emprego que não fosse empreender. Nunca tiveram chefes, pois sempre souberam que nasceram para empreender.
Se você acreditou em ao menos uma das frases anteriores, pode rever seus conceitos. Esse tipo de crença é muito comum, mas a verdade é que muitos empreendedores de sucesso no Brasil tiveram origens bastante humildes e, ao poucos, deram forma às suas ideias. São trajetórias cheias de percalços que mostram que qualquer pessoa com um grande sonho é capaz de empreender.
Será que você reconhece os 5 empreendedores de sucesso no Brasil a seguir?
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O vendedor de capas para títulos de eleitor
Nascido na Lapa, começou a trabalhar como camelô na Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro. Vendia canetas e capas para títulos de eleitor. Foi paraquedista quando serviu o exército até conseguir empregos como locutor de rádio, nas emissoras Tupi e Continental. Criou um sistema de alto-falante nas barcas que ligavam Niterói ao Rio de Janeiro, onde fazia anúncios publicitários, tocava música e vendia cerveja.
Já em São Paulo, tornou-se locutor da Rádio Nacional, organizou shows de circos, criou um sistema de carnês conhecido como “Baú da Felicidade” e assumiu um programa de televisão na TV Paulista; passando também pela TV Globo, TV Tupi e TV Record, até conseguir seu próprio canal, o SBT, em 1981.
Obviamente, este é Sílvio Santos, uma mega empreendedor brasileiro, que hoje é dono do grupo empresarial que recebe seu nome e que contempla 38 empresas espalhadas pelos segmentos de televisão, hotelaria, cosméticos e títulos de capitalização.
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O repórter policial que amava as artes
Nosso segundo empreendedor nasceu no interior de São Paulo. Trabalhou em rádio e, para ajudar no orçamento da família, desenhava pôsteres e cartazes, além de ilustrações para jornais locais. Na capital paulista, trabalhou como repórter policial, mas a paixão pelas artes sempre falou mais alto.
Criou tiras em quadrinhos sobre a história do cão Bidu e de seu dono Franjinha, que foram oferecidas e aceitas pela Folha de São Paulo. Na década seguinte, desenvolveu dezenas de outros personagens e criou um serviço de redistribuição nacional que culminou na popularização das revistas da Turma da Mônica.
Este empreendedor é o sonhador Maurício de Sousa, cuja criação é conhecida internacionalmente; alcançando as revistas, as animações de televisão, o cinema e até mesmo parques temáticos.
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O menino que fugiu de casa
Nascido em Porto Alegre, este empreendedor teve infância difícil e fugiu de casa aos 8 anos para viver em São Paulo. Trabalhou como lavador de carros, vendedor de jornais, engraxate e chegou a dormir num albergue sob um viaduto. Desde cedo, tornou-se um exímio vendedor. No Rio de Janeiro, conheceu um guia turístico que lhe apresentou a um novo mundo, e começou a trabalhar numa famosa agência do ramo.
Da agência, partiu para companhias aéreas, passou por demissões, tornou-se representante de uma rede de hotéis e, da própria casa, criou uma pequena agência de turismo. Agregando outras companhias aéreas, seu pequeno projeto prosperou e hoje é líder em emissões de bilhetes aéreos na América Latina. Estamos falando de Eloi D’Avila, líder do grupo Flytour.
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O catador de latinhas milionário
Nosso quarto empreendedor de sucesso nasceu na periferia de São Paulo, onde pegava latinhas para conseguir algum dinheiro. Trabalhou como office boy, juntou dinheiro e conseguiu comprar Kombi e caminhões para ajudar os irmãos a fazerem carretos. Ironicamente, seus irmãos envolveram-se em um acidente que deu origem à sua próxima ideia empreendedora.
Criou uma empresa para reciclar veículos envolvidos em acidentes do tipo e comercializar legalmente suas peças. Teve problemas com os irmãos que não souberam administrar a empresa, endividou-se após uma parceria com empresários estrangeiros, mas conseguiu reestruturar a empresa, que hoje cresce 30% ao ano.
Esta é a trajetória de Geraldo Rufino, presidente da JR Diesel, a maior empresa do segmento de reciclagem de caminhões do Brasil.
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O vendedor que não sabia falar inglês
O quinto e último empreendedor da lista nasceu numa família humilde no subúrbio do Rio de Janeiro. Ótimo vendedor desde sempre, trabalhou na juventude obtendo matrículas para uma pequena escola de inglês. Com anos nesse emprego, adquiriu muito conhecimento, a ponto de pedir demissão para fundar seu próprio negócio.
Fez empréstimos, endividou-se, mas, aproveitando-se de sua leal carteira de clientes, fundou a escola de inglês Wise Up. Com um sistema de franquias, a escola se popularizou por todo o Brasil e também por outros países da América Latina. Estamos falando do empreendedor Flávio Augusto, que afirma que só aprendeu a falar inglês quando a rede já tinha mais de 100 unidades.
Hoje, ele é um dos maiores empreendedores de sucesso no Brasil. É dono do clube de futebol estadunidense Orlando City, autor e proprietário do portal de empreendedorismo Geração de Valor.
O que une esses cinco grandes empreendedores é, além de um início bastante humilde, a persistência. São pessoas que souberam identificar seus principais pontos fortes e tiveram coragem para dar forma aos seus sonhos.
Ninguém nasce apresentador de televisão, desenhista, empresário do turismo ou dono de clube de futebol. No entanto, quem sonha e planeja consegue alcançar o que deseja.
10 características essenciais do empreendedor de sucesso
O empreendedorismo é muito mais do que um meio para que alguém enriqueça. Ideias empreendedoras que tomam a forma de negócios são, muitas vezes, responsáveis por levar progresso a uma localidade, gerando empregos, melhorando a qualidade de vida das pessoas e combatendo a pobreza.
Os empreendedores são pessoas que conduzem um negócio para comercializar soluções às pessoas. Para ser um empreendedor bem-sucedido, contudo, não basta sonhar, mas desenvolver diversas competências e habilidades.
O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas), conduziu um estudo que identificou as 10 características de um empreendedor de sucesso. Elas estão subdivididas em três categorias: “Realização”, “Planejamento” e “Poder”. Será que você possui algumas delas?
Categoria: Realização
- Iniciativa: o empreendedor não espera que as coisas aconteçam para decidir o que fazer. Ele é capaz de visualizar os cenários com antecedência e agir de forma planejada, antes mesmo de a concorrência iniciar. É isso que o faz identificar oportunidades onde e quando ninguém mais vê.
- Riscos calculados: não há como negar que empreender é correr riscos, já que há muito investimento a ser feito em ideias que não se sabe ao certo quando vão gerar lucros, nem qual será o tamanho deles. O empreendedor é ousado, mas nem por isso deixa de planejar seus atos. Ele tem o plano A, B, C, D, quantos se fizerem necessários, amenizando os riscos e avaliando as melhores possibilidades.
- Eficiência: tanto na fase de planejamento quanto quando a empresa já está em funcionamento, o empreendedor vai pensar sempre em seguir a estratégia que trará os melhores resultados possíveis; com a maior economia de dinheiro, tempo e esforços. Em outras palavras, ele estuda para obter o máximo possível de produtividade, eficiência e eficácia em cada ação que implementa. Cria métodos que comprovem suas ideias.
- Persistência: muitos obstáculos surgem na vida de qualquer empreendedor. É preciso vencer a concorrência, negociar com os fornecedores e convencer o cliente; o que quase nunca é fácil. Contudo, o empreendedor de sucesso não desiste. Pode até precisar de tempo para pensar, mas ele nunca deixa de se esforçar ao máximo para alcançar seus objetivos.
- Comprometimento: é preciso assumir a responsabilidade sobre suas próprias decisões, terminar o que começar, cumprir promessas e ajudar a quem precisar. Empreender significa dar conta de todas essas obrigações e honrar os compromissos assumidos.
Categoria: Planejamento
- Conhecimento: um empreendedor de verdade não toma nenhuma atitude sem antes adquirir muito conhecimento. É preciso estudar sobre liderança, administração, finanças, realidade do mercado, demandas da sociedade, concorrência, leis do segmento, além de estruturar a própria empresa. Para isso, deve sempre contar com profissionais que sejam fontes confiáveis de informação antes de agir.
- Objetivos: todo empreendimento precisa de objetivos que norteiem suas ações. Isso deve ser feito pensando em curto, médio e longo prazo. Além disso, objetivos precisam ser quantificados e ter prazos definidos, estando sempre associados à missão e aos valores da empresa, que representam o seu propósito de existir.
- Monitoramento constante: tendo estabelecido objetivos, é importante subdividi-los em metas menores, que possam ser cumpridas em determinados prazos. A partir disso, é preciso monitorar com frequência se as ações implementadas estão permitindo o alcance das metas. Caso contrário, será necessário recalcular a rota e definir uma nova estratégia.
Categoria: Poder
- Persuasão: o empreendedor precisa comunicar-se de forma muito persuasiva com seus funcionários, clientes e parceiros. Ele precisa convencer a todos que sua ideia não só é boa, como também é superior às ideias concorrentes. Para isso, ele precisa ser claro e objetivo, além de estar sempre munido de argumentos, sejam eles racionais ou emocionais. Sempre com empatia e ética, ele será capaz de construir e fortalecer uma rede de contatos essencial para seu sucesso nos negócios.
- Autoconfiança: por fim, o próprio empreendedor precisa acreditar naquilo que vende, e estar motivado para trabalhar, além de servir de inspiração para todos aqueles que estejam ao seu redor. Ele confia em suas opiniões e sabe agir de forma autônoma, fazendo escolhas assertivas, mesmo nos momentos de crises.
Como você pode perceber, empreender é algo bem complexo. Contudo, todas as características acima podem ser desenvolvidas e aprimoradas. Para te ajudar, confira o questionário a seguir. Ele serve como auxílio para orientar seus propósitos de empreendedorismo:
- Quais são os seus sonhos? Como transformá-los em objetivos?
- Você consegue planejar a realização desse sonho por meio de metas específicas e quantificáveis – em semanas, meses ou anos?
- Quais emoções você sente ao imaginar-se realizando seu sonho empreendedor?
- De que forma a realização desse empreendimento é benéfica para você? E para as pessoas ao seu redor?
- O que te impede de realizar esse sonho? Quais são as limitações que você tem enfrentado agora?
- Quais são as características empreendedoras que você acredita que possui? Quais são os pontos que você ainda precisa desenvolver mais? Qual é aquele em que você deve focar primeiro?
- Quais atitudes você poderia tomar agora para potencializar suas qualidades e para desenvolver essas características que você sente que ainda não são muito fortes em você?
- Defina objetivos, metas, prazos, estratégias, ações e recursos necessários para realizar seu sonho. Coloque todos no papel e comece a agir para alcançá-lo.
Se conseguir responder às perguntas acima, você já terá um ótimo planejamento de negócios. Depois, a dica é evitar a procrastinação e começar a agir o quanto antes.
Você pode ser um empreendedor de sucesso se reunir esforços rumo à realização de seu sonho!