Querida pessoa, qual é a sua vida ideal? Existem infinitas possibilidades de resposta para esse questionamento, afinal de contas, os nossos sonhos e objetivos variam consideravelmente. O importante é que, ao pensar na sua vida ideal, você não a veja como um sonho distante, mas como algo que pode ser concretizado.

No processo de coaching, dizemos que é preciso transformar o estado atual no estado desejado, isto é, transformar a vida que você deseja em realidade. Isso é possível com alguns passos básicos, que você vai compreender melhor no artigo a seguir. Continue a leitura e saiba mais!

Inicie a sua jornada de transformação

Toda transformação é um processo, ou seja, um caminho que se percorre em etapas. Mudanças bruscas dificilmente se sustentam ou geram os resultados que realmente queremos. Por isso, seja paciente e siga os passos a seguir.

  • Visualize a sua vida ideal

Para começo de conversa, faça um exercício de visualização da sua vida ideal. Como está o seu corpo? A sua saúde? A sua família? O seu círculo de amizades? A sua carreira? A sua situação financeira? A sua espiritualidade? Faça uma reflexão completa e defina o que você espera em todos esses setores. Algumas pessoas até mesmo fazem murais com imagens para facilitar esse processo de visualização.

Entretanto, fique atento: imaginar a vida ideal não significa que a perfeição realmente exista. Isso deve servir apenas como um ponto de partida, de modo que você possa definir bons objetivos e motivar-se para alcançá-los. Contudo, lembre-se de ser realista. Não queira ser excelente do dia para a noite em algo que você nunca fez.

  • Conheça as suas metas e planos de ação

Depois de fazer esse exercício de visualização, é importante transformar sonhos em objetivos. Sonhos são visualizações distantes, enquanto objetivos são metas alcançáveis em que estamos dispostos a investir. Um bom objetivo tem 5 características essenciais: específico, mensurável, alcançável, relevante e com prazos de tempo aproximadamente definidos.

PSC

Para sair do estado atual e alcançar esses objetivos, ou seja, encontrar o estado desejado, é preciso criar um plano de ação. Defina as ações que precisam ser feitas e como você as fará. Especifique também quais recursos serão necessários e se você precisará da ajuda de alguém. A dica para essa etapa é desmembrar o seu grande projeto em etapas menores, que sejam mais fáceis de realizar e mensurar.

  • Adote hábitos saudáveis

Se você tiver as mesmas atitudes de sempre, terá os mesmos resultados de sempre. Isso significa que o alcance da sua vida ideal depende fundamentalmente da adoção de novos hábitos, que sejam saudáveis e mais compatíveis com a realidade que você deseja criar. Aqui estão algumas orientações fundamentais:

  • Tenha horários mais ou menos definidos para acordar, dormir, trabalhar e se divertir;
  • Tenha uma agenda para registrar e distribuir os seus compromissos;
  • Alimente-se de forma equilibrada e pratique atividades físicas com regularidade;
  • Procure ter uma boa convivência com as pessoas ao seu redor, mas não abra mão de defender os seus interesses e pontos de vista quando for necessário;
  • Consuma conteúdos edificantes — em leituras, vídeos, eventos etc.
  • Avalie o seu desempenho

Quando começar efetivamente a colocar em prática o seu plano de ação, avalie o seu desempenho. Verifique o quanto você já se distanciou do ponto de partida e o quanto ainda falta para chegar ao estado desejado. Ao fazer essa avaliação, você pode mensurar o seu próprio desempenho ou pedir para que outra pessoa o faça — alguém da sua confiança, como um coach, mentor, professor, amigo, familiar etc.

Se optar por um processo de autoavaliação, lembre-se de ser generoso consigo mesmo. É claro que você deverá reconhecer as suas falhas, mas faça isso com um propósito de obter melhorias contínuas, e não de gerar desânimo. Além disso, nunca se esqueça de celebrar as suas conquistas, mesmo as pequenas, pois todas elas contribuem com o seu progresso geral.

  • Mantenha-se motivado e adaptável

Transformar a sua vida ideal em realidade não é um caminho reto e rápido. É uma estrada sinuosa, em que às vezes encontramos obstáculos de diferentes tamanhos. É por isso que a sua motivação deve estar sempre “alimentada”. Assim, de tempos em tempos, lembre-se dos porquês que estão por trás dos objetivos que você quer alcançar. Pense sempre na qualidade de vida que você tem a ganhar e proporcionar a quem você ama.

Além da motivação, também não se descuide de outra característica importante: a adaptabilidade. É preciso adaptar-se às diferentes circunstâncias que encontramos no percurso. Objetivos são revistos, rotas são recalculadas, e estratégias são substituídas. Isso é muito natural. Ficar preso a um plano inicial de forma inflexível é algo que não se sustenta. Fique atento!

Confie no processo de coaching

Em todas as etapas acima descritas, há um profissional especializado: o coach. Ele é treinado exatamente para ser um facilitador do processo de transformação. Com sólidos conhecimentos em diferentes técnicas e metodologias do desenvolvimento humano, o coach ajuda as pessoas a organizarem e sistematizarem o processo de alcance das suas respectivas metas.

Sozinhas, as pessoas podem ficar confusas em todas as etapas, desde a definição clara dos objetivos até a adoção das ações necessárias ao seu alcance. Nesse sentido, o coach estimula o autoconhecimento e permite que a pessoa desenvolva diferentes características e habilidades para chegar aonde deseja. Em sessões semanais, ele também ajuda o indivíduo a monitorar a sua evolução e efetuar as correções necessárias.

Viu como é possível transformar a sua vida ideal em realidade? Não se trata de um processo fácil ou rápido, mas, com o coaching, certamente tudo fica mais tranquilo. Ainda mais em se tratando do IBC — Instituto Brasileiro de Coaching, a grande referência brasileira do setor. Entre em contato conosco e saiba mais!

E você, ser de luz, o que tem feito para transformar a sua vida ideal em realidade? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!O