Como o nome sugere, o Transtorno do Estresse Pós-traumático é um distúrbio de ansiedade que pode acontecer após uma pessoa passar por uma situação que lhe cause um grande choque psicológico. É comum entre soldados que foram à guerra, indivíduos que testemunharam ou sobreviveram a acidentes, que sofreram abusos, entre outros. Por se tratarem de acontecimentos graves e inesperados, a pessoa tem dificuldade para assimilar tudo o que viveu, passando a apresentar diversos sintomas.

Clareie seus pensamentos com ajuda do “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

Entenda Como o Transtorno do Estresse Pós-traumático Se Manifesta

Não existe um padrão em relação ao tempo que leva para que os sintomas do TEPT (Transtorno do Estresse Pós-traumático) apareçam. Existem casos em que o indivíduo começa a apresentá-los cerca de um mês após o evento gerador, e outros em que surge após anos. Essa variação ocorre por conta do modo com o qual cada um processa essas lembranças e se recorda delas. São sintomas que interferem em toda a vida, incluindo o trabalho, os relacionamentos e a capacidade de realizar as tarefas diárias normais.

Os sintomas do TEPT são classificados de quatro maneiras diferentes, que são: memórias intrusivas, evitação, mudanças no pensamento e no humor, e nas reações físicas e emocionais. Os sintomas podem mudar com o tempo ou variar de pessoa para pessoa.

Memórias Intrusivas: incluem lembranças recorrentes do evento traumático, que podem ocorrer tanto quando o indivíduo está acordado quanto através de sonhos. São lembranças que o perturbam e o fazem reviver tudo o que sentiu na ocasião.

Evitação: como forma de se proteger do sofrimento, a pessoa começa a evitar tudo o que possa levá-la a recordar o acontecimento, como lugares, atividades e outras pessoas. Com isso, tende a se isolar, o que acaba agravando o problema.

PSC

Mudanças no Pensamento e no Humor: todas as emoções que as lembranças relacionadas ao evento traumático causam, levam o indivíduo a passar por mudanças na sua forma de pensar e agir, como: alimentar pensamentos negativos, expectativas ruins em relação ao futuro, lapsos de memória, problemas para se relacionar, falta de interesse por atividades que antes eram consideradas prazerosas, entre outras.

Mudanças nas Reações Físicas e Emocionais: em se tratando dessas reações, a pessoa que sofre de TEPT pode apresentar: estar sempre em alerta por conta de um perigo inexistente e que apenas ela consegue identificar, problemas para se concentrar, relaxar e dormir, irritabilidade durante grande parte do tempo e diversos outros comportamentos prejudiciais.

Os sintomas de TEPT podem variar em relação à intensidade ao longo do tempo. A pessoa pode ter mais sintomas quando estiver estressada ou quando se deparar com lembranças relacionadas à experiência vivida. É como se aquilo fosse um ferida, que às vezes se fecha, mas que basta um pequeno cutucão para que volte a doer novamente.

Como Se Chega a um Diagnóstico de Transtorno do Estresse Pós-traumático

Para que o diagnóstico do TEPT seja confirmado, é preciso que o indivíduo que passou por algum evento traumático ou seus familiares, ao notarem algo estranho em seu comportamento, procurem um médico, mesmo que o ocorrido tenha sido anos atrás. Então, o profissional irá avaliar os sintomas, entender a possível origem e, então, chegar a uma conclusão.

Nos casos em que essa confirmação acontece, é definido o tipo de tratamento mais adequado, que costuma contar com sessões de psicoterapia e, dependendo da intensidade dos sintomas apresentados, o uso de medicamentos. De qualquer maneira, é muito importante que todas as medidas definidas pelo médico sejam seguidas à risca, para que o paciente possa processar a experiência e voltar a viver com tranquilidade.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

5 Medidas Que Auxiliam no Tratamento do Transtorno do Estresse Pós-traumático

Além do tratamento sugerido pelo médico, existem medidas que podem auxiliar um indivíduo que esteja sofrendo de TEPT e vencer a doença. São atitudes simples mas que, juntas, podem trazer mais equilíbrio e qualidade de vida para quem está enfrentando uma situação delicada como essa.

1 – Praticar Mindfulness

O mindfulness é uma prática que tem se tornado cada vez mais conhecida por conta dos benefícios que é capaz de proporcionar para as pessoas, em especial para aquelas que sofrem de algum transtorno emocional. Consiste em se concentrar no presente, seja através do foco na respiração, em um objeto, em uma palavra ou qualquer outra coisa. É uma ótima maneira de tirar o foco dos pensamentos intrusivos, se conhecer melhor e aprender a lidar com as emoções.

2 – Manter Consigo um Objeto Que Remeta ao Presente

Aqueles que sofrem com o TEPT têm em comum o fato de que se sentem presos às lembranças de um evento passado. Uma forma de evitar que as lembranças resultem em crises é mantendo consigo algum objeto que remeta ao presente e que mostre que não existe mais perigo de que o ocorrido se repita. O ato de tocar ou visualizar esse item, que pode ser uma fotografia, um anel, um chaveiro ou qualquer outra coisa, já ajudará a desviar o foco da mente.

3 – Praticar Atividades Físicas

A prática de atividades físicas é extremamente benéfica para os seres humanos em geral, afinal, o movimento faz parte da nossa natureza. Em se tratando do ETPT, os exercícios atuam gerando bem-estar mental, autocuidado, distração, motivação e, claro, a manutenção da saúde do corpo.

4 – Registrar os Sentimentos em um Diário

Manter um diário para escrever o que sente em seu dia a dia, principalmente quando as lembranças do evento traumático vêm à tona, é extremamente benéfico para pessoas que sofrem de TEPT. Além de terem a possibilidade de colocar para fora o que estão sentindo, permite que identifiquem os padrões que geram tais lembranças. Dessa maneira, torna-se possível identificar quando elas estiverem prestes a aparecer.

5 – Dar um Tempo a Si Mesmo

Por último, é importante que o indivíduo que está sofrendo de Transtorno do Estresse Pós-traumático entenda que passou por algo delicado e que precisa de tempo para absorver tudo aquilo. Desse modo, é necessário que ele siga todas as orientações médicas e adote as medidas que possam ajudá-lo a sair desse quadro, mas sem exigir demais de si mesmo e querer que tudo seja superado de uma hora para outra. Então, com amor e paciência conseguirá vencer!

Você já sofreu de Transtorno do Estresse Pós-traumático ou conhece alguém que passou por isso? Compartilhe sua experiência nos comentários e ajude outras pessoas que possam estar enfrentando a mesma situação.

Copyright: 683169130 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc