A interação entre colaboradores na empresa é inevitável e, por isso, é imprescindível saber como conviver com os colegas de trabalho. As pessoas são o que movem a instituição, e uma boa convivência propicia a produtividade e o bom andamento do expediente. Porém, alguns trabalhadores encontram dificuldades para desenvolver bem essa interação.
Para se relacionar bem com os demais integrantes da empresa, é necessário antes relacionar-se bem com você mesmo, uma vez que o autoconhecimento e a auto-reflexão podem ajudar a entender o que se passa por dentro de cada um e, conhecendo melhor a si mesmo, é possível enxergar o mundo externo de maneiras diferentes, lidando melhor com as pessoas ao redor.
Treinamentos que trabalham essa capacidade são muito bem-vindos nas organizações, pois desenvolver essas habilidades pode trazer inúmeros benefícios, não só para a empresa, mas também aos colaboradores, que passam a ser ainda mais valorizados pelo mercado, visto que aprendem a trabalhar em equipe com maestria.
Colaboradores convivendo em harmonia e desenvolvendo laços amigáveis favorecem o bom andamento dos processos de trabalho. E é por isso que hoje vou falar um pouco mais sobre a importância das empresas incentivarem os relacionamentos interpessoais de forma saudável, oferecendo aos profissionais cursos e treinamentos que trabalham nessa vertente. Confira:
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Vantagens do treinamento de relacionamento interpessoal na empresa
Estimular os colaboradores a se relacionarem bem e de forma harmônica com as pessoas ao redor, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho, vai trazer diversos benefícios ao desenvolvimento da empresa como um todo. Veja quais são eles, a seguir:
Redução de conflitos
Ao trabalhar o lado interpessoal dos colaboradores, os conflitos, estresses e desarmonias, que antes poderia ser algo corriqueiro, tende a diminuir bastante, uma vez que o colaborador passa a sempre entender que cada um também possui suas particularidades e que, se seus colegas o aceitam, ele também pode aceitar os colegas com suas características e pontos de vista diferenciados.
É claro que devemos sempre nos aprimorar quanto aos nossos pontos de melhoria, mas saber aceitar o próximo é um grande sinal de evolução.
Bom desempenho do trabalho em equipe
Uma equipe que se dá bem e consegue manter um convívio amigável tem maior propensão a se integrar, aumentando a produtividade e a qualidade do serviço. Além disso, é muito mais prazeroso e motivador trabalhar em meio a pessoas que você se dá bem, em vez de em um ambiente repleto de desavenças e problemas de convívio.
É importante enfatizar, que é quase impossível encontrar uma equipe que não passa por adversidades, mas ao trabalhar o relacionamento interpessoal dos colaboradores, elas acabam se tornando cada vez mais escassas ou sendo resolvidas com sabedoria, por todas as partes envolvidas, já que estes sabem que não podem e nem precisam perder tempo com situações e problemas desnecessários.
Maior engajamento
Ao se comunicar de maneira mais aberta, o colaborador se torna capaz de ouvir na essência, assim como falar de maneira clara para ser entendido. Junto a uma interação harmoniosa, a percepção do melhor nas pessoas e a redução das distâncias entre os colaboradores, o engajamento da equipe se elevará significativamente, tendo como resultado um trabalho cada vez mais assertivo e eficaz, que auxilia a empresa em seu crescimento, bem como os profissionais que dela fazem parte.
Como o Coaching pode auxiliar neste processo?
Agora que já conhecemos as vantagens que o incentivo a um bom relacionamento interpessoal pode trazer a todos que os membros que compõem uma empresa, é hora de entender de que forma as organizações podem agir para fazer com seus colaboradores trabalhem em harmonia e com respeitos uns aos outros.
E como estamos falando sobre treinamentos, acredito que neste contexto o Coaching se encaixe bem, pois oferece, tanto à empresa, quanto a seus membros, a oportunidade de aprenderem e crescerem juntos e continuamente. Veja, a seguir, em que pontos uma formação em Coaching, voltada para profissionais de alta performance, age, para que estes tenham o seu desempenho ainda mais potencializado no dia a dia e em suas carreiras.
Estimula o autoconhecimento
Como eu disse no início deste conteúdo, muitas melhorias no convívio com as outras pessoas partem de um trabalho de autoconhecimento que realizamos com a gente mesmo. Assim, um dos pontos que são mais abordados em uma formação em Coaching é exatamente este, ou seja, o da necessidade de se conhecer melhor, para enxergar o mundo redor com muito mais paciência e muito menos julgamento.
Isso porque o autoconhecimento permite que tenhamos clareza sobre nossos pontos fortes, pontos de melhoria, que façamos uma avaliação mais detalhada sobre a nossa responsabilidade sobre as acontecimentos de nossa vida, entre outros fatores, que permitem que estejamos sempre mais abertos a compreender as pessoas em nossa volta, entendendo que cada um tem seu modo de agir e pensar.
Desenvolve a comunicação eficaz e assertiva
Para que se desenvolva a grande habilidade de mediar e até mesmo evitar conflitos com os outros colaboradores, é preciso desenvolver em conjunto uma comunicação eficaz e cada vez mais assertiva. Isso quer dizer que a forma como se aborda o outro precisa ser clara e objetiva, para que assim a compreensão por parte de quem ouve seja eficiente e traga os resultados esperados.
Dessa forma, o treinamento em Coaching oferece a seus participantes mecanismos para que se comuniquem com seus interlocutores com a clareza e objetividade, que são tão necessárias dentro de um ambiente organizacional, para que haja ainda mais fluidez nos processos e respeito entre todos os colaboradores.
Ensina como ouvir o outro na essência
Muitas vezes os conflitos acontecem, pois não se pára para ouvir o que o outro quer dizer. Isso acontece, devido ao fato de sempre vivermos na defensiva, ou seja, as pessoas mal têm a oportunidade de se manifestar, porque já temos sempre uma resposta pronta para dar e nos defendermos, como se estivessemos sendo acusados de algo.
Assim, dentro de uma formação em Coaching, o indivíduo é ensinado a ouvir as pessoas na essência, deixando que elas falem e se manifestem, para que, dessa maneira, sintam que suas queixas e até elas mesmas estão sendo acolhidas como merecem. Atitudes como estas fazem toda a diferença, já que mostram que, aquele que ouve está com a guarda baixa e disposto a resolver os problemas em conjunto, sem a necessidade de criar conflitos ou confusões com seus parceiros de trabalho.
Incentiva a autorresponsabilidade
É importante lembrar que neste processo não é só a empresa que tem papel fundamental para que os relacionamentos entre seus colaboradores sejam os melhores possíveis. Todos os profissionais que fazem parte dos negócios, e que ajudam este a crescer, também tem papel essencial para que as relações se estabeleçam de maneira harmônica e respeitosa.
Sabendo disso, ao sair de uma formação em Coaching voltada para o aprimoramento das relações interpessoais no trabalho, o profissional entende que ele também tem responsabilidade, em seu dia a dia, não por realizar um bom trabalho e ter um desempenho de qualidade, mas também por buscar resolver os problemas e conflitos com seus colegas com sabedoria, parcimônia e respeito, para que assim, todos tenham a oportunidade de crescerem juntos, realizando um trabalho em equipe que os beneficiem mutuamente.
Além destes pontos, existem muitos outros abordados pelo Coaching, que buscam melhorar ainda mais o ambiente de trabalho e a performance das empresas e colaboradores como um todo.
Se você ficou interessado e deseja saber mais sobre as maneiras como esta metodologia de desenvolvimento humano e empresarial pode transformar a realidade dos seus negócios, convido você a conhecer e levar para a sua empresa o curso de Coaching Corporativo.
Não deixe que os problemas, conflitos e adversidades atrapalhem a boa convivência e a produtividade da equipe! Aposte nos treinamentos de relacionamento interpessoal na empresa e obtenha cada vez mais resultados extraordinários através de seus colaboradores!
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