Os treinamentos empresariais ocorrem com certa frequência e tem como finalidade apresentar aos colaboradores o modo como se realiza uma atividade específica. São comumente empregados quando se contrata novos funcionários, em situações em que a empresa adota um novo sistema operacional que exige um treinamento de seu pessoal, ou, quando a empresa se une a outra, alterando significativamente seus fluxos de trabalho.
Acordar um treinamento implica no dispêndio considerável de valores e, por isso, líderes e equipes de RH devem trabalhar para que tal gasto não seja em vão, mensurando-os e analisando-os em função dos resultados alcançados, seja uma maior motivação ou um melhor desempenho.
Contents
Definindo o treinamento
Para definir o treinamento adequado ao desenvolvimento das empresas, deve-se seguir um procedimento antes da sua contratação e realização, a fim de assegurar que as questões necessárias para o melhor desempenho da organização sejam atendidas por completo. Veja abaixo:
Identificando as aptidões
A primeira etapa consiste na identificação das aptidões que necessitam ser trabalhadas no processo de treinamento. Em equipes pequenas essa é uma tarefa mais simples, visto que a chefia certamente é capaz de indicar, ao menos, parte dessas lacunas nas aptidões profissionais. Já em empresas grandes, o mais recomendado é realizar uma varredura na organização a fim de elencar as competências a serem trabalhadas e evitar a necessidade de realizar treinamentos recorrentes.
Programação
A programação consiste na definição dos métodos e ferramentas utilizadas para conseguir alcançar o desenvolvimento das aptidões anteriormente elencadas. Se no estudo realizado a empresa identificou a necessidade de desenvolver líderes, por exemplo, será buscado um treinamento com um conteúdo programático que contemple esse objetivo.
Implementação e execução
Etapa em que o treinamento ocorrerá. É importante destacar aos colaboradores que se trata de uma ótima oportunidade para se desenvolvem e, assim estarem mais capacitados. Deste modo, incentivará o empenho máximo no processo.
Avaliação de resultados
Após realizado o treinamento, a equipe de RH e os gestores vão verificar se as expectativas foram atendidas. Através de conversas com os participantes, busca-se a constatação de melhoras decorrentes do treinamento. Esse é um momento importante para a manutenção da qualidade das capacitações que são contratadas pelas empresas.
O treinamento é um procedimento de elevada importância às empresas, pois propicia a seus colaboradores a oportunidade de evoluir em pontos específicos e alcançar um melhor desempenho profissional, e também uma maior motivação e desenvolvimento pessoal. Através da transmissão de informações e dos conhecimentos necessários a suscitar o desenvolvimento de aptidões, as capacitações possuem objetivos claros: transformar ações em atitudes, desenvolvendo competências e levando o indivíduo a estar apto ao cumprimento de suas atividades de maneira excelente.
Como bem destacou Thomaz Berry, “O treinamento transforma as boas intenções em bons resultados”. E é esse o objetivo primordial das organizações: produzir resultados.
E você, gostou do meu artigo? Comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.