Pensar em um possível treinamento para o sucesso é quase tão complexo quanto definir o que o sucesso pode significar para cada um. Esse conceito é tão relativo que aquilo que uma pessoa pode entender como algo de extrema realização pode simplesmente não ser uma prioridade para outra.

No entanto, por mais que os significados de sucesso variem tanto de uma pessoa para outra, há determinadas competências que todos nós precisamos treinar e desenvolver. Neste artigo, você vai conhecer um TOP 10 de competências fundamentais para tornar-se uma pessoa bem-sucedida onde você quiser. Confira!

Sucesso: uma questão relativa e subjetiva

Ter uma carreira ascendente em uma empresa, passar por diversas organizações, abrir um negócio próprio, encontrar um grande amor, ter filhos, ter dinheiro para viajar, trocar de carro sempre que quiser, encontrar um estilo de vida mais saudável, ter amigos com quem compartilhar bons momentos: essas são algumas das possíveis definições de sucesso que ouvimos quando perguntamos o que essa palavra significa.

A esse respeito, devemos compreender que as definições variam porque as pessoas são diferentes entre si — e, consequentemente, as prioridades delas também são distintas. As perspectivas individuais nos levam a entender que alguns priorizam a carreira e as finanças, enquanto outros dão mais atenção à família e às amizades.

Não se trata de estabelecer o certo e o errado, até porque esses termos absolutos dificilmente podem ser aplicados quando se fala no comportamento humano. As circunstâncias de cada um são muito subjetivas, lembrando ainda que as nossas prioridades podem mudar ao longo da vida.

Resumidamente, podemos entender que o que o sucesso representa para cada um é na verdade uma construção contínua, baseada em diversos fatores: opiniões pessoais, influências dos meios em que mais vivemos, conteúdos que consumimos, pessoas que tomamos como referência, valores que cultivamos, a cultura em que nascemos, e por aí vai.

Competências essenciais para o sucesso

Por mais que o seu sucesso possa ser completamente diferente do sucesso do outro, há competências que todos nós devemos desenvolver para que possamos alcançar as nossas metas. Confira-as!

  • Autoconhecimento

PSC

Para que você alcance o seu sucesso, você precisa, em primeiro lugar, entender o que essa palavra significa para você. Isso só é possível por meio do autoconhecimento, ou seja, do quanto você conhece as suas próprias prioridades, vontades, paixões e habilidades. Sem autoconhecimento, você acaba ficando mais suscetível às influências alheias e deixando de lutar pelo que deseja.

  • Resiliência

A resiliência também faz parte do rol de qualidades das pessoas bem-sucedidas. Ao longo do caminho, todo mundo cai, comete erros e sofre arrependimentos. O resiliente, porém, é aquele que tem uma resposta emocional ágil a esses momentos de adversidade, sendo capaz de reunir recursos intelectuais e psicológicos para reerguer-se e seguir em frente, recomeçando sempre que necessário.

  • Clareza de comunicação

O alcance das nossas metas fatalmente passa pelo contato com o outro. Dificilmente conseguiremos conquistar algo 100% sozinhos. Portanto, precisamos aprender a comunicar as nossas ideias com clareza, de uma forma que não deixe dúvidas em quem ouvi-las. Quanto mais uma pessoa se expressa de forma coesa e coerente, mais os outros conseguem compreendê-la, ajudá-la e reconhecê-la por seus méritos.

  • Pensamento crítico e resolução de problemas

Além de cuidarmos de todo o aspecto emocional, precisamos desenvolver o pensamento racional para que possamos alcançar o sonhado sucesso. Ser racional não significa ignorar as emoções, mas equilibrar esses dois lados. Para resolver problemas, é preciso avaliar as possibilidades, pesar os prós e contras de cada uma e, por fim, tomar a decisão mais sensata, avaliando todos os riscos encontrados.

  • Gerenciamento de tempo

O tempo é um recurso escasso e valioso. A forma como cada um utiliza as 24 horas de cada dia é muito determinante para o sucesso que a pessoa é capaz de alcançar. Por isso, equilibre essas horas entre os estudos, o trabalho, o descanso e o lazer. Sim, tudo isso é importante. Aprenda a definir prioridades e a dizer “não” quando necessário. Gerir o tempo é fazer o que faz sentido e descartar ou delegar o que não for prioritário.

  • Adaptabilidade e flexibilidade

Quando pensamos no sucesso, começamos a fazer planos estratégicos sobre como vamos agir. Isso é maravilhoso, mas a realidade apresentada nem sempre coincide com o que imaginamos ao fazer esse planejamento. Problemas aparecem, circunstâncias mudam, metas são revistas, opiniões são alteradas etc. Nesses casos, precisamos ter a flexibilidade de adaptar também os nossos objetivos e métodos de ação, nos adequando melhor aos novos momentos apresentados.

  • Colaboração e trabalho em equipe

Conforme citamos, é muito difícil, para não dizer impossível, que alguém se torne bem-sucedido sem o apoio de outras pessoas. Amigos, familiares, colegas de trabalho, mentores e até chefes podem ser grandes auxílios na nossa caminhada. Por isso, é importante estabelecermos com essas pessoas uma relação de troca de conhecimentos e experiências, o que enriquece o nosso repertório de ação.

  • Empreendedorismo e inovação

Para alcançar o sucesso, especialmente na carreira, precisamos compreender que há uma elevada competitividade no mercado. Isso vale para os profissionais e para as empresas. A saída desse empecilho é a inovação, ou seja, oferecer às pessoas um diferencial em relação aos nossos concorrentes. Essa é a tal da postura empreendedora, necessária mesmo que você não queira abrir um negócio próprio.

  • Noções de liderança

Ainda que você não tenha a pretensão de ser um líder em algo, há habilidades de liderança necessárias para que você se destaque e alcance as suas metas. Lidar bem com as pessoas, pedir ajuda quando necessário, compartilhar o que você sabe, delegar o que for possível e ser persuasivo em alguns momentos são atitudes necessárias. O seu poder de convencimento pode levá-lo aonde desejar.

  • Respeito e empatia

Por último, mas não menos importante, devemos compreender que assim como nós lutamos pelos nossos objetivos e pelo nosso sucesso, as outras pessoas estão fazendo a mesma coisa pelas metas delas. Portanto, respeite o espaço do outro e jamais passe por cima dele para atender aos seus interesses. Aja com respeito e empatia, sem abrir mão dos seus valores e sem ferir os valores de quem estiver ao seu redor.

As 10 competências acima são fundamentais para que o sucesso desejado se torne realidade para qualquer pessoa. É claro que há outras habilidades que podem e devem ser desenvolvidas, de acordo com aquilo que você deseja. Quaisquer que sejam os seus caminhos a percorrer, que você encontre o que procura, sempre com determinação e garra!

E você, ser de luz, qual competência acrescentaria à nossa lista? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!