Existe uma expressão bastante conhecida, dita pelo líder espiritual Chico Xavier que, independente da crença de cada um, faz muito sentido para a vida de uma forma geral. São apenas duas palavras que, juntas, são capazes de nos dizer muito: Tudo passa. Ter a consciência em relação a essa volatilidade do universo é essencial para saber lidar de forma saudável tanto em relação aos momentos bons, no sentido de valorizá-los e agradecer por eles, quanto nas fases mais delicadas, para se manter firme e resiliente perante os desafios.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

A Importância de Entender Que Tudo Passa

Entender que tudo passa é importante em qualquer situação da vida por dois motivos principais, que são valorizar e se fortalecer. Quando se está passando por um momento de dor, acreditar que aquela fase irá passar é fundamental para que se tenha força para seguir em frente. É essa a ideia que torna possível que um indivíduo se mantenha resiliente mesmo perante grandes desafios, pois faz com que ele tenha a crença positiva de que tudo aquilo irá passar.

Em se tratando dos momentos de alegria, saber que tudo passa também é importante, porque nos leva a dar mais valor ao que estamos vivendo e desfrutar de cada minuto na essência. Essas duas palavras tão simples têm muito a nos ensinar a respeito da natureza cíclica da vida, que está em constante transformação. Afinal, é esse movimento que nos permite aprender com cada fase que se inicia e tem fim, seja ela de alegria ou de tristeza.

Para entender definitivamente esse conceito de que tudo é passageiro, te convido a fazer uma reflexão a respeito de situações marcantes que viveu ao longo de sua trajetória até aqui. Pense nos momentos de felicidade e de satisfação e também naqueles mais delicados e dolorosos. Por mais que possa ter lembranças de cada um e ter aprendido lições valiosas, o que é muito positivo, todos eles passaram, não é mesmo? Por isso, aproveite e viva intensamente cada experiência para que esteja aberto para o próximo ciclo que irá se iniciar a seguir.

Atitudes Essenciais Para Aceitar Que Tudo Passa

O universo é dinâmico, o que faz com que nada seja permanente. Nós, por exemplo, quando nascemos somos ainda bebês e, com o tempo, vamos nos desenvolvendo até nos tornarmos adultos e, posteriormente, idosos. Se isso te assusta, saiba que envelhecer é uma dádiva, um sinal de que passou por diversas etapas e está evoluindo à medida que sua vida evolui também.

Assim acontece com tudo na vida, o trabalho, as ideias, as relações pessoais, profissionais, sociais, de amizade, os sentimentos: tudo se transforma, muda e ganha nova forma. Para te ajudar a lidar de forma positiva com todas essas informações, preparei uma lista com cinco atitudes essenciais para aceitar que tudo passa.

1 – Desfrutar de Cada Momento na Essência

PSC

Se tudo passa, é sinal de que devemos desfrutar de cada momento na essência, mantendo o foco no presente. A ideia não é a de que se sinta inseguro, com medo de que uma fase de felicidade e abundância chegue ao fim, mas sim que dê a ela o devido valor e saiba agradecer pelo que está vivendo. Até mesmo os momentos delicados devem ser valorizados e vividos na essência, afinal são eles os responsáveis por grande parte do conhecimento que adquirimos no decorrer de nossa história.

Manter o foco no presente é necessário para que elimine pensamentos ansiosos em relação ao futuro ou se culpe por alguma coisa que possa ter acontecido no passado. Para adquirir essa habilidade é necessário paciência e persistência, pois é algo que será conquistado aos poucos, dia após dia. Faça da expressão “tudo passa” um mantra e o repita em sua mente sempre, para que viva com sabedoria e aceite com serenidade as mudanças que acontecerem.

2 – Dar aos Problemas a Devida Importância

Os problemas fazem parte da vida e devem ser enfrentados, contudo, é necessário aprender a dar a cada um deles a devida importância. Existem situações do dia a dia que, por mais que possam incomodar, não são verdadeiramente relevantes. Uma resposta atravessada de um colega que está num dia ruim, alguém que te ofendeu no trânsito, não ter sido convidado para a festa de um conhecido; são exemplos de questões pequenas que não merecem a sua preocupação ou mesmo o seu desgaste emocional.

Escolha manter o foco em questões realmente importantes e que estejam ao seu alcance resolver ou, pelo menos, minimizar os impactos daquela situação. Se você perdeu o emprego, mantenha o foco em encontrar formas para buscar uma nova oportunidade e não em ficar remoendo situações que já passaram.

Caso um familiar esteja com um problema de saúde, ofereça o seu apoio para auxiliá-lo nesse momento. Assim, estará mantendo o foco em fases que são passageiras, como todas as outras, mas que têm relevância, evitando desperdiçar suas energias com coisas pequenas e colocando-a em coisas que realmente valem a pena e tem sentido para você.

3 – Valorizar a Jornada Tanto Quando a Chegada ao Destino

Um ponto importante a ser considerado é que se deve haver equilíbrio ao pensar que tudo é passageiro, para que não haja uma ânsia desmedida para que um ciclo se encerre. Se você está passando por um momento desafiador, apoie-se no fato de que tudo passa, mas tenha paciência para esperar, pois é ela que te dará a serenidade que precisa para se manter forte. Lembre-se que a jornada pode ter tanto a te ensinar quando a chegada ao destino final, portanto, saiba valorizá-la e apreciar cada paisagem.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

4 – Aprender Com as Lições Que Ficam

Todos os momentos passam, mas as experiências ficam e somam à bagagem que cada um já possui. Nesse sentido, procure sempre aprender com as lições que ficarem de tudo o que tiver a oportunidade de viver. Sempre, sem exceção, existe algo a ser aprendido, seja nos momentos de alegria ou de tristeza. Fazer uma reflexão a respeito da experiência em si e da forma como reagiu em relação a ela é essencial para que se desenvolva e evolua.

5 – Ter Fé

Embora a maioria das pessoas relacione a fé com alguma crença, à verdade é que se trata de um sentimento que independe de religião para existir. Ter fé é acreditar que, de alguma maneira, tudo irá dar certo e alimentar o otimismo, mesmo que não entenda imediatamente, um dia se dará conta de que tudo o que viveu tinha um propósito e uma lição para te ensinar.

Então, quando achar que suas forças estão se esgotando, reforce a sua fé, lembre-se de que tudo é passageiro e siga em frente. O melhor está por vir!

Entender e apreciar o dinamismo do universo irá te proporcionar uma nova visão a respeito das coisas e te levará a valorizar o que realmente importa. No final das contas irá perceber o quanto cada ciclo que viveu foi fundamental para te transformar em que é hoje e para construir-se enquanto pessoa, profissional e ser humano. Por isso, continue caminhando, construindo e honrando a sua história e, acima de tudo, lembre-se sempre que tudo sempre passa.

Copyright: 722839855 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gearstd