Frederick Irving Herzberg nasceu em, 18 de abril, de 1923, na cidade de Lynn, nos Estados Unidos. Formado em Psicologia, tornou-se referência no universo da Gestão Empresarial, por desenvolver a teoria dos Fatores de Motivação (Dos Dois Fatores), que aborda os influenciadores, intrínsecos e extrínsecos, que impactam em nosso motivar.

Entretanto, não foi na universidade que o psicólogo começou seus estudos sobre motivação. Seu trabalho sobre a Teoria da Motivação teve início na Segunda Guerra Mundial, onde esteve em campos de concentração, teve contato com os soldados alemães e viveu experiências marcantes em sua vida.

Ao observar seus comportamentos, surgiu em Herzberg o questionamento sobre as reais motivações humanas. Por isso, neste artigo, vou apresentar suas principais contribuições e mostrar como elas foram e ainda são importantes para os profissionais e organizações. Leia e confira!

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Teoria dos Dois Fatores

Este princípio defende que, em seu ambiente de trabalho, o profissional para manter-se ativo, produtivo, engajado e motivado é influenciado por dois elementos que são respectivamente:

  1. Os Fatores Motivadores: Que dizem respeito à satisfação com o cargo ocupado, as funções e demandas atribuídas e aos desafios e estímulos que esse traz ao colaborador.
  2. Os Fatores Higiênicos – Quando o ambiente de trabalho tanto no que toca sua infraestrutura física e organizacional (local, salários e benefícios sociais) como humana (colegas e líderes) e o seu cargo e suas responsabilidades em si não satisfazem ou desafiam o profissional.

Entenda os Fatores Motivacionais e de Higiene

Os Fatores Motivacionais dizem respeito especificamente aos colaboradores e aos elementos que influenciam diretamente em sua motivação profissional. São exemplos: autodesenvolvimento, aprimoramento de suas habilidades técnicas emocionais e comportamentais, seu nível de desafio e responsabilidade, o sentimento de autorrealização e o reconhecimento ao seu desempenho e dedicação.

As descobertas de Herzberg revelaram que certas características de um trabalho estão consistentemente relacionadas à satisfação no trabalho, enquanto diferentes fatores estão associados à insatisfação no trabalho. Esses são:

  • Realização
  • Reconhecimento
  • O trabalho em si
  • Responsabilidade
  • Avanço
  • Crescimento
  • Políticas da empresa
  • Supervisão
  • Relacionamento com supervisor e colegas
  • Condições de trabalho
  • Salário
  • Status
  • Segurança

Estes elementos são considerados decisivos para a retenção dos profissionais na empresa. Por isso, os gestores e líderes devem estar sempre atentos, pois quando ausentes, eles representam insatisfação e desmotivação com o trabalho, o que pode levar a perda de bons colaboradores.

Quando tratamos dos Fatores de Higiene, que dizem respeito apenas à organização, segundo Herzberg, eles são importantes, mas não decisivos para um funcionário desejar sair de seu emprego. Porém, a qualidade do ambiente também pode influenciar, positiva ou negativamente, em sua motivação e, por isso, deve ser sempre monitorada pelas lideranças.

A Importância de Motivar Sua Equipe 

Muitos empresários não entenderam ainda o que seus colaboradores querem de seus empregos. Será que o que eles querem é somente um salário melhor? Ou desejam segurança, bons relacionamentos com colegas de trabalho, oportunidades de crescimento?

Esta é uma questão importante, porque está na raiz da motivação – a arte de se envolver com os membros de sua equipe de forma a dar o melhor desempenho possível.

O psicólogo Fredrick Herzberg fez a mesma pergunta nos anos 50 e 60 como meio de entender a satisfação dos funcionários. Para determinar o efeito da atitude sobre a motivação, ele pediu às pessoas que descrevessem situações em que elas se sentiam realmente bem, e muito mal, sobre seus empregos. O que ele descobriu foi que as pessoas que se sentiam bem em seus trabalhos deram respostas muito diferentes das pessoas que se sentiam mal.

Esses resultados formam a base da Teoria da Higiene e Motivação de Herzberg, publicado em seu famoso artigo, “Mais uma vez: como você motiva os funcionários”, as conclusões que ele desenhou foram extraordinariamente influentes e ainda formam a base da boa prática motivacional quase meio século depois.

Remediar as causas da insatisfação não criará satisfação. Nem adicionar os fatores de satisfação no trabalho elimina a insatisfação no trabalho. Se você tem um ambiente de trabalho hostil, dar a alguém uma promoção não o deixará satisfeito. Se você criar um ambiente de trabalho saudável, mas não fornecer aos membros da sua equipe nenhum dos fatores de satisfação, o trabalho que eles estão fazendo ainda não será satisfatório.

Segundo Herzberg, os fatores que levam à satisfação no trabalho são “separados e distintos daqueles que levam à insatisfação no trabalho”. Portanto, se você definir a eliminação de fatores de trabalho insatisfatórios, poderá criar paz, mas não necessariamente melhorar o desempenho. Isso ameniza sua força de trabalho em vez de realmente motivá-los a melhorar o desempenho.

As características associadas à insatisfação no trabalho são denominadas fatores de higiene. Quando estas tiverem sido adequadamente tratadas, as pessoas não ficarão insatisfeitas nem ficarão satisfeitas. Se você quer motivar sua equipe, então deve se concentrar em fatores de satisfação como realização, reconhecimento e responsabilidade.

Para aplicar a teoria, você precisa adotar um processo de duas etapas para motivar as pessoas. Em primeiro lugar, você precisa eliminar a insatisfação que eles estão experimentando e, em segundo lugar, você precisa ajudá-los a encontrar satisfação.

Primeiro passo: eliminar a insatisfação no trabalho

  • Corrigir políticas da empresa;
  • Fornecer supervisão eficaz (de apoio);
  • Criar e apoiar uma cultura de respeito e dignidade para todos os membros da equipe;
  • Assegure-se de que os salários sejam competitivos;
  • Forneça trabalho significativo para todas as posições e segurança no emprego.

Todas essas ações ajudam a eliminar a insatisfação no trabalho em sua organização. Fique atento, mesmo depois de ter feito essas ações! Lembre-se, só porque alguém não está insatisfeito, isso não significa que essa pessoa esteja satisfeita! 

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Segundo Passo: Crie Condições para Satisfação no Trabalho

  • Dar oportunidades para realização;
  • Reconhecer as contribuições das pessoas;
  • Criar um trabalho que seja gratificante e que corresponda às habilidades das pessoas.
  • Dar responsabilidade a cada membro da equipe quanto possível.
  • Proporcionar oportunidades para avançar na empresa por meio de promoções internas.
  • Oferecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento, para que as pessoas possam buscar as posições que desejam dentro da empresa.

Como podemos perceber muitas foram às contribuições do psicólogo Frederick Herzberg para a melhoria dos processos de gestão empresarial. Também podemos dar a ele parte do mérito sobre as melhorias atuais no tratamento dado aos colaboradores e ao seu ambiente de trabalho.

Assim, mesmo após a sua morte, em 19 de janeiro, de 2000, seu legado continua soberano e inspirando empresas e profissionais a irem sempre além. E você: o que mais te motiva e desmotiva no trabalho? Deixe seu comentário!

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