A Índia possui uma cultura milenar riquíssima, com ensinamentos que são colocados em prática até os dias atuais por pessoas de todo o mundo. Um exemplo disso é a shantala para bebê, um tipo de massagem que, além de trazer muitos benefícios para a criança, fortalece a conexão entre ela e seus pais, o que é fantástico, principalmente para um ser que acabou de chegar ao mundo. Continue acompanhando para saber mais a respeito da técnica e suas indicações.
Contents
O Que é a Shantala Para Bebê?
Como disse anteriormente, shantala é um tipo de massagem para bebês que foi desenvolvido na Índia, há muitos anos, e que foi descoberta por um obstetra francês durante uma viagem ao país na década de 70, e se tornou o responsável por popularizar a técnica. Tudo começou quando o Dr. Frédérick Leboyer estava passeando pelas ruas de Calcutá quando viu uma cena que o tocou muito: uma mãe fazendo uma delicada massagem em seu bebê, uma grande amostra de ternura em meio ao caos das ruas de uma favela indiana.
Leboyer se aproximou e perguntou à mãe se poderia fotografar aquela cena. Ela autorizou e, então, o médico começou a fazer perguntas a ela, a fim de entender do que se tratavam aqueles movimentos. Esse contato durou por vários dias, pois ele quis obter o máximo de informações possível para levar isso para os seus pacientes. Uma informações interessante é que o nome da jovem mãe era Shantala e foi por isso que essa massagem passou a ser conhecida assim.
Todas as informações obtidas por Leboyer nessa viagem à Índia, além das fotografias feitas por ele dos movimentos realizados pela mãe para massagear o seu bebê, foram transformadas em um livro voltado para pais e mães interessados em vivenciar essa experiência com os seus filhos recém-nascidos. De lá para cá, a técnica se tornou cada vez mais difundida pelos países do ocidente por conta dos inúmeros benefícios que é capaz de proporcionar.
Conheça os Principais Benefícios da Shantala Para Bebês
Nos primeiros meses de vida, os bebês não conseguem entender o que os seus pais dizem, então, a principal forma de conexão nessa fase da vida se dá através do toque. Quando o bebê chora, por exemplo, encontra conforto no colo, em um gesto de carinho, e a shantala reúne tudo isso através de movimentos suaves e rítmicos feitos com as mãos sobre o pequeno ser. Confira, a seguir, os principais benefícios que essa técnica é capaz de oferecer.
- O bebê se sente mais calmo e relaxado;
- Os pais se sentem mais confiantes para cuidarem do bebê e reconhecerem suas necessidades, o que é ótimo para aqueles que tiveram o primeiro filho e ainda não têm experiência na arte de cuidar;
- Fortalecimento dos laços entre os pais e o bebê;
- Alivia o desconforto causado pela prisão de ventre, gases e cólicas;
- Fortalece o tônus muscular e melhora a circulação sanguínea;
- Ajuda o bebê a dormir melhor;
- Estimula o desenvolvimento do cérebro;
- Melhora a consciência sensorial.
Indicações da Shantala Para Bebê
Não existe uma regra sobre o tempo de vida do bebê ideal para começar a realizar a shantala. Embora o toque seja positivo desde o nascimento, alguns bebês podem estranhar os movimentos, então é interessante conversar com o pediatra da criança a respeito, tanto para que ele oriente em relação à época para começar quanto em relação à aplicação da técnica.
Em grande parte dos casos, os pais preferem esperar até cerca de seis semanas, para que seja possível conhecer melhor o bebê, seu comportamento e identificar previamente caso ele apresente algum problema em seu desenvolvimento ou estrutura corporal. De qualquer forma, o melhor a fazer é sempre buscar orientação médica, pois é a pessoa mais apta para definir se a massagem realmente será positiva, considerando as individualidades da criança.
5 Dicas Para Aplicar a Técnica da Shantala e Massagear o Seu Bebê
Após receber a liberação do médico para aplicar a técnica da shantala no seu bebê, é importante pensar em como a massagem será realizada, incluindo tanto a preparação do ambiente quanto os movimentos a serem feitos. Confira as dicas a seguir e saiba como tornar esse momento ainda mais especial para você e seu filho.
1 – Assista Vídeos ou Faça um Curso de Shantala
O primeiro passo para colocar a técnica em prática é conhecê-la, o que pode tanto ser feito através de vídeos quanto cursos. Inclusive, muitas instituições que oferecem cursos para pais e gestantes contam com módulos específicos sobre shantala, mostrando como cada movimento deve ser realizado. Portanto, certifique-se de conhecer a técnica antes de realizá-la no seu bebê.
2 – Escolha o Momento Certo Para Massagear o Bebê
Evite escolher um momento para massagear o bebê quando ele estiver com fome ou sono, prefira fazer quando ele se mostrar mais disposto. Afinal, quanto mais energia ele tiver para observar o que está acontecendo à sua volta, mais proveitosa será a experiência, já que a interação é muito importante para fortalecer os vínculos.
3 – Encontre um Lugar Confortável
É fundamental que tanto você quanto o seu bebê estejam confortáveis durante a aplicação da shantala, para que seja um momento especial para ambos. Dessa maneira, procure encontrar um lugar em que possa se sentar confortavelmente e posicionar o bebê à sua frente, o que pode ser na cama ou no sofá, por exemplo.
4 – Respeite o Tempo do Bebê
Nas primeiras vezes, pode ser que o bebê estranhe ser massageado, então, caso perceba que ele está desconfortável, pare e deixe para continuar outro dia. Caso aconteça de ele adormeça durante a massagem, respeite e deixe-o dormir tranquilo. Lembre-se sempre que a intenção é que seja agradável para você e ele.
5 – Coloque uma Música Agradável
Uma forma de tornar o momento da shantala ainda mais especial e relaxante é selecionar músicas tranquilas para tocar. Com uma rápida busca na internet é possível encontrar playlists específicas para shantala, com canções fantásticas e que certamente agradarão os seus ouvidos e do seu bebê.
Você já tinha ouvido falar a respeito da shantala? Tem alguma informação ou experiência a acrescentar ao assunto? Se sim, deixe sua contribuição nos comentários abaixo!
Copyright:653907100 – https://www.shutterstock.com/pt/g/trendsetter