Você provavelmente já me ouviu dizer ou já leu em algum dos meus textos a seguinte frase: “A vida não é que acontece com você e sim o que você faz a partir do que acontece com você.”

Poderosa não é mesmo? Pense um pouco a respeito. O que quero lhe dizer com isso é que, por mais que possamos querer, não podemos controlar o que ocorre ao nosso redor.

Vivemos permeados de fatores e circunstâncias que fogem do nosso controle. Essas situações são inerentes à nossa vida, e não podemos fazer absolutamente nada para mudá-las.

Mas esse não é o verdadeiro foco da mensagem. Reflita, o que está realmente sob o seu controle? O que você pode fazer a partir dessas situações? Apesar de não podermos controlar os fatores externos podemos controlar as nossas atitudes perante o que nos ocorre.

Deixar de ser um passageiro, deixando que a vida nos guie para onde quer que ela queira para tomarmos o posto de responsáveis pelo nosso destino. De guiados pelas correntezas para guias, rumo ao propósito que nos convém. Seguindo nossas virtudes, desejos e aspirações.

Esse conceito está muito ligado ao estoicismo, uma filosofia que data de tempos anteriores ao nascimento de cristo e é sobre isso que quero lhe falar. Acompanhe-me nessa leitura extraordinária. 

Estoicismo – O que é?

Mas afinal, o que realmente é estoicismos? 

PSC

Trata-se de uma doutrina filosófica que surgiu aproximadamente no século IV a.C. Essa doutrina afirma que as virtudes devem ser fundamentadas com base nos comportamentos, não nas palavras. Mas o que isso quer dizer afinal?

Quer dizer que necessitamos viver com base nas nossas ações, na forma como agimos mediante às circunstâncias estabelecidas pelo universo. Não somos donos do tempo, não podemos controlá-lo, nem ao menos podemos controlar as circunstâncias que vida pode nos submeter, mas em contrapartida a tudo isso, podemos tomar atitudes, podemos agir diante tudo que está a nossa volta.

Essa filosofia nos evidencia que o mundo é imprevisível e cheio de surpresas. As coisas podem acontecer sem que possamos nos planejar, ocasionando possíveis mudanças radicais no rumo das nossas vidas

Nos faz pensar também no tempo, como já disse antes, ele não está sob o nosso controle. Entender todos esses conceitos é saber que precisamos tomar partido da nossa vida, e agir para que possamos aproveitá-la, antes que ela possa esvair-se por completo.

Em resumo, o Estoicismo está ligado a Ação, está ligado ao controle que temos sobre as nossas atitudes.

Você vai esperar que o mundo se molde e mude ou você vai agir?

Lembre-se, TODOS VAMOS MORRER! Lembre-se disso, pense sobre isso.

Portanto, não espere que a morte venha de braços cruzados. AJA.

Esse conceito faz parte um ensinamento estóico denominado Memento Mori – meditar sobre a morte.

Memento Mori – Pense sobre a sua morte

Vamos preparar nossas mentes como se tivéssemos chegado ao final da vida. Não vamos adiar nada. Vamos equilibrar os livros da vida todos os dias… Aquele que dá os toques finais em sua vida todos os dias nunca fica sem tempo ”

Esse trecho foi retirado da obra de Sêneca, um dos maiores intelectuais estóicos do império romano. Ele defendia que deveríamos não apenas pensar, mas também agir como estivéssemos no último dia de nossas vidas.

Isso pois estamos todos condicionados a um destino único e inevitável, a morte.

Não se equivoque, quando disse sobre viver como se hoje fosse o último dia de vida não estou lhe dizer para perder todas as inibições e desfrutar de coisas que possam lhe fazer algum mal.

O que eu quero dizer é, você fez tudo que estava ao seu alcance para atingir o seu propósito de vida? 

Viveu conforme suas virtudes, agindo de modo fiel àquilo que você propôs a viver, àquilo que te fazia feliz?

É com base nessa filosofia maravilhosa que te convido a refletir sobre a sua vida.

O que você tem feito para cumprir àquilo que definiu como o seu propósito maior de vida?

Quais foram as suas atitudes, você tem deixado o mundo guiar a sua vida ou tem sido o guia?

Pense e reflita sobre isso. 

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca jamais esquecer.

A vida não é o que acontece com você! 

É o que você faz a partir das coisas que acontecem com você!