Para que uma empresa alcance os resultados extraordinários que almeja em sua trajetória, é preciso que ela conte com profissionais bem preparados, capazes de contribuir com seus conhecimentos e esforços, para a alta performance empresarial. 

Sem uma equipe unida, coesa, que trabalhe de forma integrada, em direção às metas e objetivos que a empresa lhes propõe a alcançar, dificilmente um negócio consegue se estabelecer no mercado e conquistar patamares cada vez mais elevados em seu segmento de atuação. 

Para ajudar neste processo é que surgiu o Coaching de Equipe, que tem como um de seus principais objetivos implementar essa cultura de coesão entre todos os profissionais que fazem parte dos grupos dentro da empresa, para que estes se unam em prol dos objetivos organizacionais. 

Mas, como todo processo, o Coaching de Equipe possui suas vantagens de desvantagens. Neste artigo vamos descobrir quais são elas e em que contexto esta metodologia pode se aplicar em sua empresa. 

Continue conosco nessa leitura e fique por dentro de tudo relacionado a este assunto! 

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia, acesse “Tudo Sobre Coaching”!

O que é Coaching de Equipe?

O Coaching de equipe é um processo realizado junto aos colaboradores, com o objetivo de alavancar o desempenho geral, a partir do alinhamento de competências, levantamento de perfis, tendências comportamentais dos integrantes, construção da identidade do grupo, bem como avaliação dos pontos de melhoria a serem desenvolvidos.

Após o mapeamento da situação atual, é criado um plano de ação, com metas e objetivos claros, que levarão a equipe ao estado desejado, com o acompanhamento do Coach profissional.

O objetivo é integralizar todos os componentes, promovendo uma visão compartilhada, comunicação eficaz e relacionamentos interpessoais produtivos, com foco em desenvolver um time de alta performance.

O investimento no desenvolvimento do capital humano gera retornos significativos e duradouros às empresas. Mas é preciso compreender, de forma clara, quais são as necessidades a serem trabalhadas, para investir de forma assertiva no treinamento adequado.

Principais vantagens e desvantagens do Coaching de Equipe

O Coaching de Equipe é uma ferramenta verdadeiramente poderosa, que empresas dos mais variados segmentos podem utilizar, para potencializar seus resultados. Mas, para aplicá-lo corretamente, é preciso entender quais são suas vantagens e desvantagens. 

Continue a leitura e confira cada um deles:

Vantagens

Ao realizar um programa de desenvolvimento em conjunto, a troca de experiências possibilita que todos se conheçam melhor, gerando maior conexão entre os participantes, além dos sentimentos de respeito, valorização e colaboração. 

Isso acontece, porque conhecer a história e essência do outro faz com que seja mais fácil compreendê-lo. Nesse sentido, a equipe passa a se desenvolver mutuamente, ajudando uns aos outros a serem melhores continuamente.

Além disso, por se tratar de um processo altamente poderoso, o Coaching de Equipes, mantém todos os profissionais preparados para lidarem com as mais variadas situações que surgirem em seu dia a dia. Ele trabalha com técnicas e ferramentas, que preparam o indivíduo, tanto para buscar a alta performance, quanto para lidar com os desafios da melhor maneira possível. 

Desvantagens

Um dos empecilhos na hora de fazer um programa de Coaching de equipe é a falta de espaço e tempo para trabalhar as particularidades de cada indivíduo mais a fundo. Isso pode fazer com que algum colaborador que precisa de atenção especial em seu aprimoramento acabe ficando sem o devido aparato para despertar todo o seu potencial.

Este ponto pode fazer com que a empresa, futuramente, veja a necessidade de investir em um processo de Coaching mais individualizado, ou seja, aquele voltado para o desenvolvimento e aprimoramento de performance de profissionais específicos.

Com isso, este processo individualizado, pode se tornar um custo a mais, que a organização pode não se disponibilizar a arcar em momentos futuros, uma vez que entenderá que já fez o investimento necessário, quanto implementou o Coaching de Equipes em sua cultura.

O que fazer?

Com certeza a pergunta que está rondando a sua mente nesse momento é essa: “E agora, o que eu devo fazer?”. E a primeira coisa que eu vou lhe dizer é: calma!. Não há necessidade de se desesperar ou se sentir confuso ou confusa. 

O que você deve fazer é analisar o contexto da sua empresa como um todo, para entender o que ela precisa mais: se é um processo que incentive o trabalho em equipe, ou se é um mais específico e direcionado para colaboradores específicos. 

Faça uma pesquisa ainda mais aprofundada sobre o Coaching de Equipes e também sobre as demais metodologias, porque isso lhe dará embasamento para fazer a escolha mais adequada e assertiva, não só para os seus negócios, mas também para os profissionais com quem você trabalha, de maneira geral.

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer, que independentemente da sua decisão, o que deve ficar é a intenção positiva que você está demonstrando, de levar melhorias para a vida pessoal, profissional e empresarial de todos. 

Em todas as especialidades de treinamentos, pode haver vantagens e desvantagens — tudo depende do que a empresa necessita e qual o objetivo buscado. Por isso, a importância de uma boa avaliação da situação atual para investir no programa mais efetivo.

Vale ressaltar que o maior ativo de uma organização são as pessoas que geram os resultados. Portanto, não deixe de investir em treinamentos e capacitações, seja em grupo ou individualmente.

E você, o que faz em sua empresa, para aumentar ainda mais a performance da sua equipe? Conte-nos nos comentários e lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos e familiares, para que eles também fiquem por dentro de tudo sobre o Coaching de Equipes!

Imagem: Por comzeal images