A sinergia entre os colaboradores de uma organização é essencial para o seu resultado e, por isso, o conceito de visão compartilhada tem ganhado cada vez mais destaque quando se trata de gerir assertivamente o capital humano. A importância de estabelecer objetivos e metas comuns; que sobreponham aos pensamentos individuais; está no fato de que a organização se beneficia do trabalho coletivo e da integração de todos os seus profissionais e lideranças.

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O Conceito de Visão Compartilhada

O conceito de visão compartilhada vai muito além do estabelecimento de metas e objetivos comuns, trata-se da criação de um envolvimento real entre os colaboradores. Não é apenas saber o que se deve fazer em conjunto, mas querer realizar esse trabalho coletivo para chegar à visão de futuro da empresa. Para quem está com a impressão que se trata de um conceito abstrato, é possível torná-lo concreto através da resposta à seguinte questão – “O que nós estamos tentando criar?”.

A resposta dos colaboradores deve ser a mesma, pois eles estão empenhados em desenvolver um bom trabalho para atingir os resultados que a organização precisa. Deixa-se de lado a observação do trabalho individual para manter o foco no trabalho em conjunto. A partir da compreensão que a visão futura de uma pessoa traduz o que ela tem na mente e no coração, podemos entender que a visão compartilhada traduz o que está na mente e coração da empresa.

O Papel da Visão Compartilhada na Sinergia Empresarial

O senso de comunidade que é criado pela visão compartilhada torna o trabalho dos colaboradores mais sensato, direcionado, engajado e comprometido. O ímpeto de trabalhar para a conquista de algo maior é um importante motivador para que as pessoas sintam o desejo de empenhar mais esforços em suas atividades. O estabelecimento desse conceito consegue arrebatar o desejo dos funcionários de realizar esses objetivos que são, ao mesmo tempo, da organização e pessoais.

Para muitas pessoas, se sentir integradas a um todo é uma importante ferramenta para despertar o seu verdadeiro potencial, pois, com isso, se sentem verdadeiramente pertencentes. Assim, os profissionais sentem que todos têm um papel relevante para o resultado final. Dessa forma, fazer a sua parte é mais do que somente fazer seu trabalho, torna-se dar o suporte para que os demais possam, também, desenvolver as suas atividades.

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Num universo corporativo, que trabalha com a visão compartilhada, é mais fácil conseguir que as pessoas abram mão de crenças arraigadas, assim como se tornem mais propensas a ter e dividir ideias com os demais e a crescer juntos. Estabelecer metas grandiosas para a equipe é uma forma de deixar a mediocridade do lado de fora. Por isso, o trabalho com a visão compartilhada e conceito é a melhor maneira de tornar a sua equipe mais produtiva e confiante.

E para ajudar a conquistar esta sinergia, o Coaching é um processo poderoso e que traz muitos resultados positivos. Convido você a conhecer mais profundamente esta ferramenta e incorporá-la à cultura organizacional da sua empresa.