Você já ouviu falar em visão sistêmica? Se você é um leitor mais assíduo aqui do blog, provavelmente já se deparou com essa expressão em alguns dos nossos artigos. O fato é que a visão sistêmica é uma característica da gestão empresarial. Na verdade, as empresas mais bem-sucedidas adotam esse princípio como uma das suas diretrizes de funcionamento.

Por esse motivo, é primordial compreender e desenvolver essa competência nos diferentes colaboradores de uma organização. Para saber mais sobre esse conceito e sobre como ele pode ser adotado no dia a dia das empresas, continue a leitura do artigo a seguir!

O que é visão sistêmica?

Ao longo do tempo, a divisão do trabalho tornou os profissionais cada vez mais especialistas em determinadas atividades. Isso é importante, afinal de contas, um indivíduo não pode dar conta de todos os processos de uma empresa, certo? Portanto, a especialização tornou o trabalho mais produtivo e com mais qualidade.

No entanto, mesmo que um profissional seja especialista na contabilidade da organização, por exemplo, ele não pode se fechar naquele universo e desconsiderar completamente as outras áreas da empresa em que trabalha. A contabilidade é uma área que impacta diretamente os recursos humanos, o marketing, as vendas, enfim, a empresa como um todo.

Ter visão sistêmica significa ter uma visão do todo, e não apenas de uma das partes que o compõem. Nas empresas, isso quer dizer que um funcionário, por mais que esteja envolvido e dedicado às suas atividades específicas, deve compreender como elas influenciam e são influenciadas pelas atividades dos demais colaboradores.

Em outras palavras, a visão sistêmica no mundo corporativo é a visão do todo de uma empresa. Ele envolve a compreensão de como as áreas relacionam-se entre si e como os processos fluem entre elas. Inclui também a compreensão da relação do ambiente interno com o ambiente externo, ou seja, da empresa com os demais públicos — clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes, governo, mídia etc. O funcionário que compreende esse “todo” tem visão sistêmica.

PSC

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

A visão sistêmica pode ser desenvolvida?

A visão sistêmica é uma propriedade a ser desenvolvida por todos numa organização. Para os líderes, ela permite que projetos eficazes sejam construídos para estimular o crescimento da empresa. Para os profissionais de recursos humanos, ela deve ser buscada e treinada em todos os indivíduos da organização. Para os funcionários em geral, ela permite que eles compreendam como o seu papel é fundamental na engrenagem da empresa, estimulando um espírito de responsabilidade e cooperação.

Sem visão sistêmica, cada um se preocuparia exclusivamente com a sua parte do negócio, favorecendo o individualismo. Quando os colaboradores não percebem como as suas tarefas interferem nas tarefas dos demais, deixam de cooperar e de dar o melhor de si. Portanto, é correto afirmar que a visão sistêmica estimula a produtividade e a união.

Nesse sentido, essa competência não só pode como deve ser desenvolvida por todos os funcionários. O ideal, portanto, é que a própria empresa, juntamente com o departamento de recursos humanos, ofereça apresentações, reuniões e treinamentos nesse sentido.

Apresentar a empresa e explicar o que cada departamento faz e como as atividades de um interferem nas atividades do outro é essencial para essa finalidade. Além disso, para os projetos que envolvem diferentes setores, é interessante integrar e reunir os colaboradores dessas áreas, de modo que troquem ideias e conhecimentos.

Quais estratégias podem ser adotadas?

Apresentar a empresa aos funcionários novos, mas também reforçando as informações aos colaboradores antigos, é uma boa estratégia. Faça um evento contando a história da empresa, a sua missão, a sua visão e os seus valores. Apresente aos colaboradores os produtos e serviços oferecidos e como eles fazem a diferença na sociedade.

Além disso, divulgue os departamentos da empresa, as suas funções e a estrutura hierárquica existente em cada um deles. Explique como o trabalho flui de uma área para a outra e como é importante que todas elas estejam em sintonia. Se todos os colaboradores da organização estiverem a par de todas essas informações, certamente a visão sistêmica terá cumprido o seu propósito, mantendo todos mais unidos e conscientes dos seus respectivos papéis.

Por fim, é importante lembrar que há processos de coaching empresarial específicos para compreender a realidade da empresa e promover treinamentos de desenvolvimento da visão sistêmica para os seus funcionários.

Os coaches são profissionais especialistas no tema e têm técnicas para integrar as equipes e estimular os indivíduos a colocarem-se uns nos lugares dos outros, desenvolvendo a visão sistêmica. Sabendo como é estar do outro lado, todos se dedicam com mais afinco às suas atividades profissionais.

Como esse princípio pode beneficiar os líderes?

Além de auxiliar o funcionário comum, é fato que a visão sistêmica também beneficia consideravelmente a atuação dos profissionais em posição de liderança. Na verdade, ela é uma obrigatoriedade nesses casos.

As decisões que um líder toma não envolvem apenas o seu departamento. Elas envolvem todos os demais, sem falar nos públicos externos à organização (clientes, concorrentes, fornecedores etc.). Dessa forma, um líder precisa da visão sistêmica para chegar a soluções que não prejudiquem ninguém nesse processo.

Enxergando a organização como um todo, os seus gestores serão capazes de:

  • Organizar os colaboradores e os processos internos;
  • Construir um bom relacionamento com diferentes públicos;
  • Intermediar pontos de vista conflitantes e administrar crises;
  • Determinar metas e objetivos interessantes a todos;
  • Correr riscos calculados;
  • Promover integração entre os diferentes funcionários e departamentos, de modo que haja ajuda mútua.

Como é possível perceber, não faltam motivos que justificam a importância da visão sistêmica na vida de um líder. Um gestor de marketing que não se preocupa com a questão financeira da empresa, por exemplo, é alguém sem visão sistêmica, que pode trazer prejuízos à organização.

Quais resultados a empresa pode esperar com a visão sistêmica?

Quando líderes e liderados se unem com visão sistêmica, cada indivíduo percebe como o seu bom desempenho pode facilitar a vida de todo mundo. Isso, por si só, estimula os profissionais a darem o melhor de si, com mais produtividade, empenho e atenção às suas atividades.

Além disso, essa visão do todo favorece a colaboração. Quando as pessoas percebem que o trabalho de um influencia o trabalho de todos, elas terão mais boa vontade para auxiliarem-se umas às outras, no dia a dia. Desse espírito de coletividade, surgem ideias inovadoras e são alcançados resultados de excelência, que provavelmente não ocorreriam se as pessoas mantivessem posturas individualistas e pouco integrativas.

Portanto, a visão sistêmica traduz o clássico princípio da Gestalt que diz que “o todo é maior do que a soma das partes que o compõem”. Ou, se preferir uma visão mais poética desse princípio, pode lembrar-se da música de Beto Guedes, que diz que “um mais um é sempre mais que dois”.

Você já conhecia o conceito de visão sistêmica? Tinha ideia da sua importância na vida das empresas? Então, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Leve estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas!

Imagem: Por metamorworks