As empresas, de modo geral, estão sempre em busca de formas de atrair e fidelizar clientes. Contudo, muitas se esquecem de um “detalhe”, que é realmente conhecer esse consumidor em potencial, entender suas necessidades, gostos, particularidades. É através dessas informações que se torna possível oferecer produtos e serviços que os encantem e conquistem. Continue a leitura para saber mais a respeito do assunto e descobrir como obter esses dados tão valiosos.
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Entenda a importância de conhecer seu cliente
Imagine um restaurante que fica localizado em uma área da cidade que conta com muitas empresas. O proprietário percebe que o salão está ficando cada vez mais vazio e não entende o motivo pelo qual isso está acontecendo, já que serve pratos de alto padrão. Então, ele resolve fazer uma pesquisa com os frequentadores da região e descobre que o problema é exatamente o que ele acha que é seu maior trufo: o tal alto padrão.
Pratos elaborados e preparados com os melhores ingredientes têm um custo, e é um preço que os funcionários das empresas próximas não estão dispostos a pagar para almoçar no dia a dia. Eles buscam estabelecimentos que ofereçam uma refeição balanceada, de qualidade, mas que custe menos, já que irão frequentar o local todos os dias. Perceba que havia uma falta de alinhamento entre o produto oferecido e o público, o que impacta diretamente nos resultados do negócio.
Após ouvir os clientes em potencial, o proprietário tem duas possibilidades: manter o mesmo padrão dos pratos e, talvez, cogitar mudar de endereço ou a abordagem do seu marketing ou oferecer opções que estejam de acordo com as necessidades e expectativas daquelas pessoas que transitam por aquela região diariamente. Trata-se de uma decisão que deve estar alinhada com a estratégia do negócio, mas veja o quanto é importante essa visão clara sobre o perfil do cliente.
Principais vantagens de conhecer o seu cliente
Os empreendedores que direcionam esforços para conhecer o seu cliente, saber para quem e para que estão trabalhando, têm acesso a uma série de vantagens, veja quais são elas.
Desenvolver produtos e serviços mais assertivos: quando você sabe exatamente o grupo de pessoas que precisa agradar, fica muito mais fácil criar soluções que estejam de acordo com suas necessidades. Isso poupa tempo, elimina custos e ajuda a evitar fracassos.
Adaptar a linguagem da comunicação da empresa: o modo com o qual uma companhia se comunica com seus clientes, seja através das campanhas, dos SAC e das redes sociais deve estar alinhado com o seu público. Empresas com uma clientela mais jovem, por exemplo, podem se valer de uma linguagem mais descontraída, algo que não funciona com um público mais formal.
Oferecer uma melhor experiência de compra: atualmente, além de produtos e serviços de qualidade, as pessoas valorizam a experiência de compra, o que vale tanto para lojas físicas quanto virtuais. Quando a empresa sabe quem é o seu cliente e quais são suas prioridades, consegue atender essas expectativas e, até mesmo, surpreender.
Aumentar as chances de fidelização: todo esse cuidado em oferecer produtos que estejam alinhados com as necessidades do cliente, o atendimento personalizado, a linguagem da comunicação, aumenta significativamente as chances de fidelização, que é tudo o que uma empresa deseja.
5 Formas de conhecer o seu cliente
Agora que já descobriu o quanto conhecer o cliente é importante para o seu negócio, confira cinco dicas práticas de como fazer isso e utilizar as informações obtidas para tomar decisões de forma muito mais assertiva.
1 – Realize pesquisas de opinião
As pesquisas de opinião continuam sendo uma boa maneira de saber o que o cliente pensa sobre a sua empresa e dos produtos que oferecem, além de abrir espaço para que deem sugestões. Hoje, com a internet, fica até mais fácil realizar essa pesquisa através de formulários virtuais. Uma maneira de incentivar as pessoas a responderem é oferecer vantagens, como um brinde ou cupom de desconto, por exemplo.
2 – Participe do atendimento ao cliente
Mesmo que tenha uma equipe de atendimento ao cliente, experimente acompanhar o trabalho dos colaboradores por alguns dias. Isso permitirá que descubra quais são as principais dores dos consumidores, identifique os problemas mais comuns e, claro, verifique se a equipe está oferecendo um atendimento que esteja realmente alinhado com os valores da companhia.
3 – Utilize os dados de cadastro e histórico de compras
Os dados são o novo petróleo, essa afirmação feita pelo especialista em ciência de dados Clive Humby deixa claro o quanto essas informações são valiosas. Você pode se valer delas analisando os cadastros de clientes e histórico de compras. Assim, conseguirá traçar um perfil do seu público, considerando média de idade, gênero, épocas do ano em que costumam comprar mais ou menos, produtos mais procurados. Ter conhecimento disso permitirá que tome decisões com mais segurança e tenha grandes chances de obter resultados positivos.
4 – Acolher as críticas feitas pelos clientes
Muitos clientes insatisfeitos costumam realmente colocar a boca no trombone e expressar sua insatisfação em ligações, mensagens e através das redes sociais. Em vez de bloquear essas pessoas e ignorá-las, ouça o que elas estão dizendo. Fazer isso irá facilitar a solução do problema, quem sabe, reverter a opinião dela sobre a empresa, e, melhor, evitar que aconteça novamente com outro cliente. Críticas nunca devem ser ignoradas e sim acolhidas com atenção.
5 – Segmente o público
Uma empresa costuma atingir vários segmentos diferentes de pessoas, considerando o perfil, as preferências, entre outras características. Alimentos veganos, por exemplo, também são consumidos por pessoas com alergia ou intolerância à lactose, por não terem leite entre seus ingredientes. Tornar-se consciente desses diferentes públicos alcançados é fundamental por muitos motivos, como criar várias versões de anúncios para redes sociais, definir embalagens, pontos de venda, parceiros e outros detalhes de grande importância para as vendas.
Para conquistar clientes e fidelizá-los é preciso saber quem são eles, o que procuram e precisam. Sendo assim, é essencial que as empresas se mantenham atentas sobre o perfil do público que atingem e gostariam de atingir, a fim de tomar decisões assertivas e com maiores chances de sucesso.
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