Estamos a todo o momento rodeado por cores, que estão presentes em nossas roupas, pele, olhos, cabelos, no ambiente em que vivemos, enfim, em tudo. Mais do que meros detalhes de pessoas, lugares e objetos, elas são capazes de oferecer influência sobre nós. Foi pensando nisso que Johann Wolfgang von Goethe publicou, em 1810, um livro que trata a respeito da psicologia das cores e que até hoje é considerado uma referência no assunto. Continue acompanhando e saiba mais a respeito desse tema tão interessante.

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O Que é a Psicologia das Cores?

A psicologia das cores se baseia nos efeitos mentais e emocionais que as mesmas são capazes de causar nos seres humanos. Nesse sentido, a cor das paredes de um ambiente, por exemplo, é capaz de influenciar a forma com a qual você se sente quando está dentro dele. Calma, irritação, tristeza e alegria são alguns exemplos de sensações que se pode experimentar através de cores. É importante ressaltar que existem alguns efeitos, digamos, padrão, enquanto outros podem ser subjetivos e variar de pessoa para pessoa.

Essas informações são bastante consideradas, principalmente nos âmbitos do marketing e da decoração de interiores, que têm como objetivo causar efeitos específicos nas pessoas. Um belo exemplo disso é a rede de lanchonetes McDonalds, que tem como cores principais o vermelho e o amarelo, uma combinação que chama a atenção, estimula o apetite e incentiva as pessoas a tomarem uma decisão rápida, algo bastante conveniente para uma empresa de fast food.

Os Efeitos Psicológicos das Cores

Existem quatro opções consideradas primárias dentro da psicologia das cores, que são o vermelho, o azul, o amarelo e o verde. Elas se relacionam respectivamente com o corpo, a mente, as emoções e o equilíbrio que deve haver entre os três primeiros elementos. Confira, a seguir, algumas das percepções que dez cores podem causar e veja como cada uma delas pode influenciar a forma como se sente.

Amarelo: felicidade, riso, alegria, calor, otimismo, fome, intensidade, frustração, raiva, atração de atenção.

Azul: calma, serenidade, frio, indiferença, sabedoria, fidelidade, verdade e foco.

Branco: pureza, inocência, limpeza, amplitude e neutralidade.

Cinza: falta de energia, neutralidade e praticidade.

Laranja: felicidade, energia, excitação, entusiasmo, calor, prosperidade, sofisticação, mudança e estímulo.

Marrom: confiabilidade, estabilidade, amizade, tristeza, calor, conforto, segurança e natureza.

Preto: autoridade, poder, força, inteligência e luto.

Rosa: romance, amor, gentileza, calma e agitação (quando em tons mais vivos e brilhantes, como o que chamamos de pink ou rosa choque).

Verde: natureza, dinheiro, saúde, tranquilidade, harmonia, calma e fertilidade.

Vermelho: paixão, calor, conforto, energia, excitação, intensidade e vida.

Perceba que uma mesma cor pode causar sensações bastante contraditórias, entretanto, é importante pensar que o contexto no qual ela está inserida faz toda a diferença, além de, claro, as percepções de cada indivíduo.

Propriedades Psicológicas das Cores Quentes e Frias

Além das cores propriamente ditas, é importante considerar que elas podem ser divididas em duas categorias, quentes e frias, que também podem influenciar o efeito que cada uma delas terá sobre as pessoas. As consideradas cores quentes são aquelas que possuem tons mais vibrantes, como é o caso do vermelho, laranja e amarelo, por exemplo. Já as cores frias envolvem tons mais sóbrios, como o azul, o verde e o roxo.

Cores Quentes

De uma forma geral, elas são capazes de fazer com que as pessoas se sintam mais animadas e alegres, levando a algum tipo de ação. Por esse motivo, campanhas de liquidação de lojas costumam utilizar a cor vermelha em seus anúncios, para chamar a atenção dos clientes e gerar neles um senso de urgência, para que se apressem ao tomar a decisão de compra, visto que as peças podem se esgotar a qualquer momento.

Por conta de todo esse poder, essas cores precisam ser usadas com cautela, principalmente em ambientes internos, porque tendem a cansar. Lembre-se que elas já possuem tonalidades intensas, por isso precisam ser usadas em pequenas doses, a menos, claro, nos casos em que o negócio pede esse senso de urgência, como no exemplo que citei do McDonalds.

Cores Frias

Ao contrário das cores quentes, as frias tendem a promover o relaxamento e a concentração. O roxo, por exemplo, é considerado um tom que ajuda a estimular a criatividade porque tem o poder de acionar sinapses cerebrais por conta de sua origem, que é a combinação do azul e do vermelho. Por essa razão, reúne características estimulantes e calmantes simultaneamente, promovendo a tranquilidade e a energia necessárias para se ter boas ideias.

Em se tratando de relaxamento, exclusivamente, o azul é uma cor bastante indicada para se usar em quartos, que é naturalmente um ambiente de descanso. Tem o poder de reduzir a pressão arterial e, assim, fazer com que a respiração se torne mais suave, o que é ótimo para baixar o ritmo e ajudar a pegar no sono. Além dele, tons claros de verde e violeta, conhecido como lilás, são conhecidos por suas propriedades relaxantes.

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A Importância da Psicologia das Cores no Seu Dia a Dia

Muitos acreditam que os significados das cores sejam apenas frutos de superstição, principalmente no réveillon, quando algumas pessoas se baseiam nos seus desejos para o próximo ano para escolherem a cor da roupa que irão usar. Amarelo para atrair dinheiro, branco para atrair paz, vermelho para atrair paixão e daí por diante. Embora o real efeito disso seja realmente questionável, se atentar para os significados das cores é importante em diversos aspectos do seu dia a dia.

Em primeiro lugar cito as roupas, afinal precisamos selecionar peças para vestir todos os dias e elas fazem parte de nossa identidade. De forma geral, quando se tem um evento formal de trabalho para ir, a maioria das pessoas costuma escolher algo mais sóbrio, enquanto que em dias descontraídos há uma maior liberdade para utilizar tons quentes e vibrantes. E isso já nos mostra o quanto as cores transmitem mensagens e são mais do que meros detalhes.

Outras situações que mostram o quanto é importante considerar a psicologia das cores no dia a dia se referem à escolha das paredes da sua casa ou do escritório e, também, da logomarca da sua empresa. Nos dois casos é fundamental que a escolha seja feita com cautela, para que os objetivos pretendidos tanto em relação aos ambientes quanto do negócio sejam alcançados com sucesso.

Gostou de saber mais a respeito da psicologia das cores? Tem alguma experiência para compartilhar comigo sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

 

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