Se eu te perguntasse quais são as cinco pessoas com as quais mais se preocupa, lembraria de citar a si mesmo? Se sim, ótimo, é sinal de que reconhece a importância que o autocuidado possui para uma vida equilibrada e feliz. Se não, é importante que reflita e reveja suas prioridades, pois negligenciar a sua saúde física e mental por se preocupar só com os outros pode fazer com que enfrente alguns tipos de problema a longo prazo.

Entenda por que você deve cuidar de si

Imagine uma pessoa que está o tempo todo preocupada com os seus entes queridos, ela os orienta a se alimentarem bem, cuidarem da saúde, ouve os desabafos deles, enfim, faz de tudo para que estejam sempre felizes. Como isso demanda tempo e energia, acaba deixando de lado os cuidados consigo mesma. Então, ao mesmo tempo em que faz de tudo para que seus familiares se mantenham saudáveis, sequer visita um médico quando percebe algo de errado em seu corpo.

Esse, que parece um exemplo exagerado, é mais comum do que se imagina, principalmente entre algumas mães, que querem tanto que seus filhos e todos que fazem parte do seu círculo mais próximo de convivência estejam bem, que se deixam de lado. Porém, com isso, se esquecem que, ao descuidar da própria saúde, estão também prejudicando seus entes queridos, que também querem vê-las bem e felizes. Por isso, quando uma pessoa se cuida, está cuidando, mesmo que de forma indireta, de todos aqueles que a amam e desejam desfrutar da sua companhia por muitos e muitos anos.

10 Dicas para cuidar de si e manter a saúde física e mental em dia

Se o autocuidado não era uma de suas prioridades até aqui, em vez de se julgar por isso, prefira mudar a sua postura e começar a agir de maneira diferente. O passado já foi e não pode mais ser alterado, mas o presente pode e está em suas mãos dar esse passo rumo a uma vida mais saudável, equilibrada e feliz, saiba como.

1 – Tenha uma dieta equilibrada

Quando se fala a respeito de alimentação, muitos logo associam ao corpo, mas a verdade é que esse cuidado também é necessário para a manutenção da saúde mental. A deficiência de ferro e vitamina B12, por exemplo é capaz de prejudicar o humor. Da mesma maneira que o excesso de substâncias estimulantes, como a cafeína, pode aumentar os níveis de estresse e ansiedade de quem já tem essa tendência. Portanto, se quer corpo e mente funcionando em equilíbrio, tenha uma dieta saudável e completa.

2 – Durma bem

O sono é mais um cuidado essencial que envolve tanto o corpo quanto a mente. Trata-se de uma etapa do dia em que as substâncias químicas do nosso cérebro, que possuem uma grande influência sobre o modo como processamos as emoções, são reguladas. É por isso que uma pessoa com um quadro prolongado de insônia tem a tendência de se sentir ansiosa e deprimida.

3 – Se hidrate

Muitas das reações químicas necessárias para o funcionamento do corpo humano precisam de água para acontecer. Por isso é tão importante se hidratar ao longo do dia, respeitando a quantidade recomendada, que é uma média de três litros. Para evitar se esquecer, carregue uma garrafa para onde for, assim, terá água sempre à mão e maior controle sobre a quantidade ingerida.

4 – Tome sol

PSC

O sol é mais um elemento essencial para o pleno funcionamento do corpo e da mente, é através dele que a vitamina D é metabolizada. Além de ajudar no fortalecimento dos ossos, ela ajuda a liberar substâncias, como endorfina e serotonina, que melhoram o humor. Para se ter uma ideia, existe uma doença chamada Transtorno Afetivo Sazonal (SAD), que costuma acometer pessoas no inverno exatamente por conta da falta de sol.

5 – Exercite-se

Os benefícios das atividades físicas para manter a forma e a saúde mental são muitos. Em primeiro lugar, através do movimento o corpo queima calorias e ajuda na manutenção do peso. Agora, em se tratando da mente, os exercícios auxiliam a melhorar o humor, gerenciar o estresse e a ansiedade, fortalecer a autoconfiança, além de estarem relacionados à longevidade.

6 – Faça atividades que goste

Evite que as obrigações ocupem todo o seu tempo, é importante fazer também coisas que goste e que te deixem feliz para evitar que se torne uma pessoa estressada e infeliz. Se você gosta de assistir determinado programa de tv, pintar, visitar um local específico ou qualquer outra coisa, faça isso regularmente e se dê esses momentos de bem-estar.

7 – Conecte-se com outras pessoas

Os relacionamentos são parte importante de uma vida equilibrada, tanto para desfrutar de bons momentos juntos com aqueles que ama, aprender e ensinar com o outro, quanto para ter com quem contar em situações delicadas. Cuide das suas relações com amigos e familiares, invista nelas, assim estará também cuidando da sua saúde.

8 – Ajude outras pessoas

Quando você ajuda uma pessoa não está fazendo bem apenas a ela, mas a você também. Isso porque esse tipo de gesto suscita o sentimento de utilidade, que é tão importante para a manutenção da autoestima. Se quiser intensificar esses benefícios, faça parte de ações sociais direcionadas às causas que acredita.

9 – Aprenda a lidar com o estresse

O estresse é um sentimento que não tem como ser evitado, mas que precisa ser gerenciado com sabedoria para evitar que comprometa a saúde mental. Para isso, adote o hábito de escrever as coisas que estão gerando preocupação, esse simples gesto lhe ajudará a se sentir melhor. Nos casos em que o estresse for oriundo de algo que já aconteceu, praticar algum tipo de atividade física pode ajudar.

10 – Peça ajuda quando precisar

Por último, evite totalmente ser uma pessoa do tipo que quer fazer tudo sozinha, porque essa sobrecarga pode gerar muitos problemas para sua saúde. Quando perceber que está precisando de ajuda, peça, não há mal algum nisso. Isso é ainda mais importante nos casos em que a sobrecarga é emocional, quanto antes reconhecer que precisa de apoio, menos danoso será o problema.

Como bem diz uma famosa citação latina: “mens sana in corpore sano”, que significa uma mente sã em um corpo são. Ambos estão conectados, isso é um fato, dê o seu melhor para se manter física e emocionalmente saudável, esse é o caminho para uma vida plena e feliz.

Aproveite para levar essas informações adiante, compartilhando este conteúdo em suas redes sociais!

 

Copyright: 558917821 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Eakachai%2BLeesin