O ser humano tem a tendência de se aproximar de pessoas com as quais se identifique. Por isso, é comum vermos grupos de amigos com posicionamentos semelhantes. Contudo, devemos tomar cuidado para não desejar ter por perto apenas pessoas que pensam iguais a nós, porque a diversidade de ideias é importante. Você não precisa concordar com tudo o que o outro diz, basta que se permita entender o lado dele e, principalmente, respeitar.
Contents
Você não precisa concordar com tudo para ser aceito e respeitar os outros
Reconhecer que você não precisa concordar com tudo é importante por conta de dois aspectos diferentes. O primeiro está relacionado à necessidade de se encaixar, o que leva muitas pessoas a concordarem com todos ao seu redor com medo de discordar e serem rejeitadas. E a verdade é que essa postura não é nada saudável, pois é uma anulação dos próprios valores e posicionamentos.
Já o segundo aspecto diz respeito à total aversão a quem pensa diferente, o que também não é um comportamento saudável. Por mais que seja natural desejar ter por perto indivíduos com os quais tenha afinidade, não dá para querer ter apenas amigos com pensamentos iguais. As divergências são positivas porque enriquecem os diálogos e ajudam a promover o desenvolvimento.
Sendo assim, ninguém precisa concordar com tudo o que os outros dizem para ser aceito por um grupo ou manter amizades e relacionamentos cordiais. O que deve prevalecer sempre é o respeito, o diálogo e o entendimento de que cada indivíduo tem os seus motivos para pensar dessa ou daquela maneira. Assim, todos podemos nos expressar e, até mesmo, aprender uns com os outros.
7 Dicas para encontrar o equilíbrio entre se expressar e respeitar o outro
Se você deseja encontrar o equilíbrio entre se expressar livremente e se posicionar sempre que julgar necessário e, também respeitar esse direito do outro, comece colocando as dicas a seguir em prática. Elas te ajudarão a naturalizar o fato de que não precisa concordar com tudo para se encaixar ou provar o seu ponto. Vamos lá?
1 – Entenda que as pessoas gostam de você como é
Jamais tenha medo de expressar sua opinião por medo de que as pessoas que não concordem e se afastem. Lembre-se sempre que aqueles que gostam verdadeiramente de você saberão te respeitar e aqueles que não souberem, mostrarão que não valem a sua consideração.
2 – Reconheça que os outros têm o mesmo direito que você de se expressar
Existem pessoas que querem se expressar, mostrar que estão certas e ignoram o fato de que os outros possuem esse mesmo direito. Portanto, evite ter essa postura incoerente, porque acabará passando uma imagem de intransigência e desrespeito que pode trazer muitos problemas para sua vida pessoal e carreira.
A escritora britânica Ellen Beatrice Hall tem uma frase bastante significativa que expressa isso. Trata-se de uma biografia de Voltaire, em que ela apresentou pensamentos do filósofo. A citação diz: “Eu desaprovo o que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo”.
3 – Evite entrar em discussões desnecessárias
Nem sempre vale a pena entrar em uma discussão para provar um ponto, principalmente quando a outra parte se mostra irredutível e incapaz de manter um debate saudável e respeitoso. Isso pode ser percebido facilmente através da postura do outro, do seu tom de voz e das palavras que escolhe para expressar suas ideias. Prefira debater com indivíduos dispostos a falarem e, também, ouvirem o que você tem a dizer.
4 – Expresse seu ponto sem se exaltar
Muitas pessoas se perdem ao expressarem suas opiniões porque se exaltam e alteram a voz, criando um cenário perfeito para uma discussão. Procure se observar para identificar se costuma se comportar dessa maneira, se concluir que sim, comece a se policiar para evitar que essa exaltação se repita. Tenha em mente que é a sua confiança e firmeza ao compartilhar o que pensa que dará credibilidade ao que diz.
5 – Saiba ouvir quem pensa diferente
Em vez de se afastar logo que perceber que uma pessoa pensa diferente de você, se permita ouvi-la. Não tire conclusões precipitadas, já imaginando que não irá concordar em nenhum ponto. Ouça com atenção e acolha o que escutar, pode acontecer de realmente não concordar ou de abrir sua percepção para algum ponto que ainda não tinha considerado.
6 – Coloque-se no lugar das outras pessoas
Mais uma dica para manter diálogos pacífico e construtivos envolve o ato de se colocar no lugar das outras pessoas. Assim, poderá entender o motivo que a levou a pensar daquela maneira e isso é extremamente positivo para fortalecer relacionamentos e promover a convivência harmoniosa entre familiares, amigos, colegas de trabalho e a sociedade de modo geral.
7 – Deixe claro que respeita o outro mesmo sem concordar com ele
Sempre que estiver falando com alguém e um impasse surgir, deixe claro que respeita seu ponto de vista mesmo que não concorde. Essa demonstração de civilidade e compreensão aproxima as pessoas, promove o diálogo, o compartilhamento e o desenvolvimento, melhorando a convivência e as relações.
Para concluir, lembre-se sempre que não precisa concordar com tudo, por nenhum motivo. Seja sempre você, trate a todos com o mesmo respeito com o qual deseja ser tratado, ouça mesmo aqueles que pensem diferente, se expresse com tranquilidade para mostrar o seu lado e nunca tenha vergonha de mudar de ideia.
Como disse o matemático Blaise Pascal: “Não tenho vergonha de mudar de ideia porque não tenho vergonha de pensar.”. Se o mundo está em constante transformação, por que você não estaria? Ao mudar de opinião a respeito de algo você mostra que evoluiu, se permitiu enxergar através de outras perspectivas, se desenvolveu.
E você, acha que precisa mudar em que ponto: ter coragem de discordar dos outros ou baixar a guarda e evitar impor suas opiniões para quem não concorda com elas? Independentemente da resposta, saiba que sempre é tempo de repensar atitudes e mudar.
Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, para passar a reflexão adiante!